Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Uma experiência falhada no Secret Cinema

Secret Cinema é uma das noites populares que já decorre em Londres há vários anos e que combina ver um filme com a experiência teatral em volta desse filme. Ao início, lembro-me que as pessoas não sabiam que filme iam ver até ao momento do evento. Os bilhetes já era um pouco caros nessa altura a cerca de £40. Hoje em dia os bilhetes já são mais que £70. Ao longo dos anos o conceito tem mudado e hoje em dia, todo o espectáculo de teatro em volta do filme está maior e melhor, mas os filmes já não são um mistério. O filme em questão é altamente publicitado e os organizadores criam imenso interesse e expectação antes do lançamento de um novo filme. 

 

Praticamente toda as pessoas que conheço por cá já foram pelo menos a um Secret Cinema, mas eu ainda nunca tinha ido. Tentei pela primeira vez no ano passado quando estavam a apresentar o filme Moulin Rouge. Uma amiga tinha conseguido bilhetes super descontados a £20 cada para um dos últimos shows, por isso marcámos. Em cada filme, os espectadores fazem parte do ambiente do cenário do filme, por isso, a cada espectador é dada informação sobre o personagem que têm que representar no dia, e são dadas indicações sobre o que devem vestir, acessórios a trazer e informação que ofereça de guia inicial para o que os espectadores podem esperar do seu envolvimento com o teatro. Nessa altura quando tive os bilhetes para o Moulin Rouge, a personagem que eu ia ter que representar ia ser a de um criminoso corcunda com uma cicatriz na cara  Eu lá estava disposta e curiosa por representar a minha personagem, mas apesar de toda a expectação, nesse dia fiquei doente de cama, por isso não houve qualquer hipótese para eu conseguir ir.

 

As minhas amigas foram e tomaram parte na parte inicial do teatro, mas a certo ponto, houve um corte de luz, por isso o evento teve que ser cancelado antes de poderem começar o filme. Assim sendo, deram-nos bilhetes para outro Secret Cinema em compensação. Isso foi bom para mim, porque ao menos o preço que paguei pelo bilhete não tinha sido em vão. Deixámos passar o Blade Runner (não porque não queríamos ver esse filme, mas apenas porque não calhou com as datas). Tentámos marcar para ver o Romeu e Julieta, mas umas semanas antes da data que tínhamos marcado, uma das nossas amigas diz que ia ter que viajar com o trabalho nessa data, por isso tivemos que mudar para outra data. Acontece, que nessa data em que tínhamos marcado o Romeu e Julieta inicialmente, choveu torrencialmente, e tiveram que cancelar o filme, por isso, até que calhou bem termos mudado. A nova data foi agora nesta sexta-feira que passou. O meu personagem desta vez era uma das raparigas da família dos Montague's (a família de Romeu). Foi engraçado preparar-me para o evento, aprender a coreografia dos Montague's e umas frases que tinha a dizer para fazer as pazes com os Capulents.

 

Quando chegámos, ainda era cedo, por isso decidimos ir comer antes de nos envolvermos com a peça. Foi fila para a comida, fila para o bar, e quando finalmente estávamos prestes a envolver-nos com a peça, já todos tinham entrado no recinto e, como tal, não haviam os artistas iniciais a guiar os grupos de pessoas, logo, não sabíamos muito bem por onde começar. Juntámos-nos a um grupo, mas eles estavam a acabar aquilo que tinham dito. Como o recinto do Romeu e Julieta decorreu ao ar-livre com ar de festival, todos os grupos estavam muit separados. Segundo o que ouvi dizer, geralmente não acontece assim, e é mais fácil de seguir o grupo devido à estrutura habitual dos shows, mas este, sendo verão, tinha todo o espaço ao ar-livre e era muito maior do que é normal. 

 

Enquanto tentámos descobrir por onde devemos ir, começa a chover. Vamos esconder-nos dentro de um dos bares, onde nos envolvemos com um pequeno sketch de teatro numa zona do bar. Entretanto como a chuva continua com força, grande parte dos espectadores também decide vir resguardar-se no bar. Ou seja, ali estávamos, bem apertadas, enquanto esperávamos pela chuva passar. Até pensámos que fossem cancelar o show, mas não cancelaram. Quando a chuva começou a passar, vimos que o filme estava a começar, mas já não nos podíamos sentar no chão que, a nossa manta estava encharcada e o chão, cheio de lama. 

 

Resultado, com imensa chuva e frio, nem nós, nem a maioria das pessoas que ali estava, lhes apeteceu ficar a ver o filme ali em pé, por isso saímos e fomos para o pub. 

 

Não temos sido lá muito sortudas com o Secret Cinema. Com isto tudo, mal cheguei a ter a experiência. A questão é, se tento voltar a ir outra vez mais tarde, ou se simplesmente desisto da ideia? Dicas que posso aconselhar sabendo da minha experiência é, tentarem verificar se o Secret Cinema vai decorrer ao ar-livre ou se não. caso vá, convém levarem mais resguardo, pelo sim pelo não. E evitem pagar o bilhete com o preço total, porque existem sempre locais a oferecer descontos. É só uma questão de pesquisar um pouco por ofertas e competições onde possam ganhar bilhetes. 

 

romeu-juliet2.PNG

Imagem retirada: O2 Priority