Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Perceber #BlackLivesMatter

Todos estamos bem cientes do que está a ocorrer no mundo neste momento, com o nascimento do movimento Black Lives Matter para alertar e lutar contra as injustiças raciais que infelizmente, ainda hoje existem. 

 

Penso que uma das melhores maneiras de ajudar a causa neste momento é falar sobre o assunto. Falar com os vossos familiares, amigos, colegas e em social media, porque ao falarmos abertamente e partilharmos o que sabemos sobre o assunto ajuda a que todos o percebam melhor. Ajuda a perceberem o porquê deste movimento apesar de estarmos no meio de uma pandemia, e porque é que é tão urgente ocorrer agora. 

 

blacklivesmatter.JPG

O que temos visto pela história muitas e muitas vezes, é que são movimentos como este que levam à acção por parte dos governos e das sociedades, tais como o movimento das sufragettes no início do século passado, que também levou a muitos protestos, muitos deles de forma violenta; levando ao resultado que as mulheres hoje em dia têm direito ao voto. 

 

Tenho andado a ver e ler imenso sobre o assunto e devo dizer que fiquei espantada por algumas coisas que encontrei mas que demonstram a evidência deste racismo inerente à nossa sociedade:

  • Vejam este exemplo em que uma jornalista chamou a polícia para lidar com os protestantes que tinham assaltado uma loja, e a polícia prendeu os donos que eram negros.
  • Ou este exemplo em que uma jornalista descreve o acto em que uma mulher branca está a aproveitar os protestos para assaltar uma loja, com a desculpa de que talvez a mulher trabalhe na loja (ela nunca diria isso se a côr da pele da mulher fosse diferente). 

Em baixo vou deixar um dos vídeos que achei que explicavam melhor a corrente situação, que foi criado pelo comediante Sul Africano Trevor Noah, apresentador do the Daily Show, se bem que neste caso o vídeo não pretende ser humoristico.  Vou deixar-vos com ele:

 

14 comentários

Comentar post