Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Perceber #BlackLivesMatter

Todos estamos bem cientes do que está a ocorrer no mundo neste momento, com o nascimento do movimento Black Lives Matter para alertar e lutar contra as injustiças raciais que infelizmente, ainda hoje existem. 

 

Penso que uma das melhores maneiras de ajudar a causa neste momento é falar sobre o assunto. Falar com os vossos familiares, amigos, colegas e em social media, porque ao falarmos abertamente e partilharmos o que sabemos sobre o assunto ajuda a que todos o percebam melhor. Ajuda a perceberem o porquê deste movimento apesar de estarmos no meio de uma pandemia, e porque é que é tão urgente ocorrer agora. 

 

blacklivesmatter.JPG

O que temos visto pela história muitas e muitas vezes, é que são movimentos como este que levam à acção por parte dos governos e das sociedades, tais como o movimento das sufragettes no início do século passado, que também levou a muitos protestos, muitos deles de forma violenta; levando ao resultado que as mulheres hoje em dia têm direito ao voto. 

 

Tenho andado a ver e ler imenso sobre o assunto e devo dizer que fiquei espantada por algumas coisas que encontrei mas que demonstram a evidência deste racismo inerente à nossa sociedade:

  • Vejam este exemplo em que uma jornalista chamou a polícia para lidar com os protestantes que tinham assaltado uma loja, e a polícia prendeu os donos que eram negros.
  • Ou este exemplo em que uma jornalista descreve o acto em que uma mulher branca está a aproveitar os protestos para assaltar uma loja, com a desculpa de que talvez a mulher trabalhe na loja (ela nunca diria isso se a côr da pele da mulher fosse diferente). 

Em baixo vou deixar um dos vídeos que achei que explicavam melhor a corrente situação, que foi criado pelo comediante Sul Africano Trevor Noah, apresentador do the Daily Show, se bem que neste caso o vídeo não pretende ser humoristico.  Vou deixar-vos com ele:

 

8 comentários

  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 19.06.2020

    É uma situação extremamente complicada, porque claro que nos dias de hoje, nunca deveríamos ter que recorrer à violência para sermos ouvidos e não estou a defender a violência de forma nenhuma, mas também percebo que, infelizmente, os cidadãos só conseguem ser ouvidos quando tomam medidas mais extremas (um exemplo recente foram os protestos da Extinction Rebellion durante o ano passado em que fecharam acesso a muitas ruas de Londres. Não houve violência, o que é o ideal, mas tiveram que fazer actos mais extremos para conseguir fazer com que o governo anuncia-se que o tema do aquecimento global tinha entrado em estado de emergência para a agenda do governo). Mas enfim, é outro exemplo completamente diferente. Pela temática do movimento BLM ser tão complicado e por eu ter achado que o Trevor Noah explicou a situação tão bem no vídeo, que decidi colocá-lo em cima, até porque acho importante perceber pelo ponto de vista de alguém que seja de origem africana o que este movimento representa para eles e o porquê dos protestos, o porquê agora. Se ainda não tiveres visto o vídeo aconselhava.
  • Eu já tinha visto este bom comentário de "Anónimo", mas aguardava uma resposta. Infelizmente alguns autores permitem comentários e depois marimbam-se para eles em desrespeito por quem comenta e espera contribuir para o assunto. Eles podem sempre desativar os comentários!

    O problema é que não é 'Black Lives Matter' mas 'All Lives Matter', assim começaram mal. Também deviam deixar as estátuas em paz. Eu posso não saber tudo, mas para mim também foi um assassinato e começou porque ele terá usado uma nota falsa. Há excesso de força por parte da policia dos EUA mas também com os brancos. Agora qualquer coisa que façam a um negro é racismo.

    Cá no aeroporto foi morto um ucraniano supostamente pelo SEF, tenho isso no meu blog.

    A última frase do comentário de "Anónimo" é boa e devemos reflectir sobre ela. Ele também fala em "bimbos mimados sem cultura" e em "sociedade ingénua", mas não comentou isto.

    Os movimentos dos defensores ferrenhos do ambiente e dos animais, mas não das pessoas, são preocupantes. Há também o chamado "comportamento de manada".

    Falou no aquecimento global. Mas afinal qual o problema do aquecimento global? Alguns falam porque está na moda, mas no fundo não sabem. Mesmo cá um Portugal a maior parte do ano está frio, aí será pior! Aqui está um bom artigo que deve ler: https://observador.pt/opiniao/querida-greta-esta-e-a-minha-mensagem-para-ti, que tem link para um doc onde cerca de 500 cientistas NÃO anónimos afirmam "There is no climate emergency." Eu li e entendo ser credível.

    Emergência é agora este novo coronavírus! Mesmo a haver algum problema, as suas consequências serão daqui a centenas de anos. Não há problema graves actualmente que são prioritários? Claro que há, mas também há manobras de diversão!

    Falou na dificuldade dos cidadãos serem ouvidos, eu sei bem o que é isso. Mas são os próprios cidadãos que não querem ouvir! Criei o blog há um ano para revelar factos importantes e criticar abusos. Mas há muita dificuldade, não interessa que sejam conhecidos, muitos interessam-se por "circo". Os media filtram e assim manipulam, mas muitos não pensam nisto que é grave. Se ficam à espera do que sai nos media para depois falarem, só falam no que eles querem! Interessa que o centro das atenções sejam assuntos insignificantes, fúteis e divertidos. A estupidificação da sociedade é um problema grave! E o pior cego é aquele que não quer ver!
  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 28.06.2020

    Eu não ignoro os comentários que são feitos no blog, mas posso é não responder imediatamente e demorar alguns dias a fazê-lo. Agradeço os comentários e aprecio que os leitores dêem as suas opiniões.

    Claro que todas as vidas importam, mas são as vidas negras que estão em questão neste momento, porque são elas que estão em risco mais frequentemente devido aos estereótipos associados com pessoas de origem africana de que são mais perigosas. Assassinaram o George Floyd porque suspeitaram que ele tinha usado uma nota falsa. Nem essa era uma razão para matar ninguém, nem o fizeram em defesa própria visto que o homem não estava a atacar a polícia. Mataram outro rapaz negro que estava a correr na rua como exercício porque assumiram que ele estava a fugir de algo. E como esses há muitos mais casos de assassinato ou mal trato de pessoas de origem africana porque a polícia assumiu muitas vezes que eles eram culpados sem lhes prestar um julgamento justo. Estamos no ano 2020. Isto não pode acontecer hoje em dia. E poderá dizer que a polícia assume que eles sejam culpados porque as estatísticas nos EUA indicam que existem mais casos de crime e violência por parte da comunidade de origem africana do que por parte da comunidade de origem branca. Mas o que se tem que perceber é o porquê de haver maior número de criminalidade por parte da comunidade de origem negra. E vai-se aperceber que isso está relacionado com o facto de terem menos oportunidades de educação, o que leva a menores oportunidades de emprego, o que leva a maior nível de pobreza, o que leva a que os pais tenham que ter vários empregos para conseguir pagar as despesas, o que leva que os filhos se sintam rejeitados pelos pais e que se voltem para os gangs do bairro que lhes proporcionam a oportunidade de ganhar mais dinheiro através de redes de crime, o que leva à violência, o que leva a que sejam rejeitados pelo resto da populacão, o que leva a que vão parar à prisão ou que sejam assassinados, o que leva a que os seus filhos não tenham possibilidade de ter educação, o que leva a menores oportunidades de emprego, etc etc. É um ciclo vicioso do qual custa muito sair, e enquanto não houver mais justiça na sociedade, um nível de educação semelhante e maiores oportunidades para todos, vai ser muito complicado sair-se desse ciclo.

    Quanto ao aquecimento global, pode ler este artigo onde 11,000 cientistas afirmam que existe uma emergência ao nível do clima: https://www.theguardian.com/environment/2019/nov/05/climate-crisis-11000-scientists-warn-of-untold-suffering Existem sempre opiniões para lodos opostos mas como disse e bem, os media muitas vezes filtram a informação que pretendem passar para o público e, por isso mesmo é importante não nos seguirmos pelo que lemos numa publicação, mas fazermos a nossa própria pesquisa sobre os assuntos que queremos conhecer mais, em vários tipos de publicações fidedignas para podermos tirar as nossas próprias conclusões. Não existe uma emergência ao nível do clima, dizem eles? Então e o buraco da camada de ozono que só está a aumentar; e os fogos da Australia no início do ano que nunca tinham sido tão fortes; e o gelo da antártica se tem visto a derreter nos últimos anos; e as temperaturas reduzidas extremas que surgiram nos EUA no inverno passado; e as temperaturas altas extremas que surgiram na Sibéria este verão; As alterações climatéricas são factos e as repercussões em causa já estão a ter resultados muito negativos para as pessoas e os habitats que estão a sofrer com essas alterações. São factos que estão a acontecer neste momento. Não é preciso ler sobre as opiniões de cientistas quando podemos aperceber-nos da realidade que está em frente dos nossos olhos. E afinal, como disse e bem, o pior cego é aquele que não quer ver.
  • (Continuação)
    Eu fui ver o artigo e verifiquei que há um doc pdf que tem os nomes e países dos cientistas, mas o link que indiquei também tem. E como eu já disse no meu blog e pode confirmar, a determinada altura isto não pode ser avaliado pelo numero de cientistas. O que isto quer dizer é que eles não se entendem. No link que indiquei os cientistas apenas admitem que há aquecimento global, mas dizem isso ser normal uma vez que antes houve uma "Idade do gelo" e dizem que em relação a isto o homem pouco pode fazer. Dizem também que não está demonstrado que o aquecimento global provoque um aumento de fenómenos atmosféricos extremos, e concluem que não existe emergência climática.

    Ou seja alguns estão preocupados com possíveis fenómenos atmosféricos extremos, eles sempre houveram. Subida lenta do mar, não vamos morrer afogados! Os usos vão ficar sem casa, cá os sem abrigo também não têm.

    Uma vez que os cientistas não se entendem e que há atualmente situações a requerem a nossa atenção, é nelas que nos devemos concentrar até porque a solução para elas é bem mais fácil. Esta frase mostra o problema: "Quem se preocupa com o fim do mundo é o rico. Pobre preocupa-se com o fim do mês". Querem construir uma casa pelo telhado!

    Mais aqui: "Mas o que realmente me preocupa são os seres humanos: que no século XXI haja milhões de crianças sem assistência médica, sem vacinação e sem acesso à escola".
    https://rr.sapo.pt/2019/10/01/cristina-sa-carvalho/querida-greta/artigo/166587/

    E o problema está bem explicado no meu blog e também esta relacionado com a pergunta, Mas como se garante que há julgamentos justos? Outro problema são os media que censuram o que não querem que seja visto e assim manipulam, distorcem a realidade, deixam o mais fracos à mercê dos mais fortes. Mas quem não sabe pensar fica preocupado com "fake news", quando essas nós vemos.

    Não querer ver não é para mim até por vim ver o seu e outros blogs. Eu não gosto de prioridades invertidas nem de manobras de diversão para desviar a atenção do essencial.
  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 30.06.2020

    Quanto ao tipo de artigos colocados na net tipo 'Maria vai com as outras', só porque um assunto de interesse global ou nacional é discutido muito, não significa que já tenha sido discutido demais. Até ao assunto estar resolvido, é preciso continuar a falar-se nele, é preciso que muitos milhares de pessoas se apercebam do problema para que eventualmente se efectuem mudanças. Por isso é normal haver tantas pessoas a falarem sobre o movimento #blacklivesmatter, tantas pessoas a falar sobre a emergência climática, tantas pessoas a falar do movimento #metoo, etc. Olhando para a história, têm havido muitos problemas fundamentais a nível social, político etc., que vão continuando a ser problemas durante muito tempo, e lá de vez em quando, surgem certos momentos na história em que as pessoas se sentem tão desanimadas, chateadas, zangadas com o que está a acontecer, que começam a fazer movimentos para ajudar a combater essas injustiças ou problemas que temos tido na sociedade. Claro que nem todas as pessoas concordam com aquilo com que se está a lutar, mas para quem concorda, é importante que apoie o movimento porque só a força de 'muitas marias' juntas é que fazem a diferença. E isso não é dizer que outros assuntos não são importantes. Há tantos, tantos assuntos tão importantes que 'as marias todas' deveriam apoiar e lutar para a mudança também, portanto é bom que existem pessoas dispostas a começar as lutas sobre os assuntos que acham importantes e que acham que devem mudar.

    Em termos de justiça, no caso do Black Lives Matter, referia-me a tratamento igual na forma como a justiça é imposta. Se alguém comete um crime ou é suspeito de cometer um crime, deve ser submetido exactamente ao mesmo processo de investigação e de julgamento independentemente das origens dessa pessoa, sejam essas origens relativas à raça, ao estado social, ao cargo que ocupa etc etc; e o mesmo comportamento de igualdade deveria ser dado em casos de oportunidades profissionais, na forma como uma pessoa é tratada em locais do dia-a-dia tais como um restaurante, uma loja etc etc. Referia-me à justiça como a expressão de tratamento equivalente a qualquer pessoa exposta à mesma situação. E para isso ser possível é necessário que exista uma mudança fundamental a nível do comportamento da sociedade, mas como os actos de racismo e descriminação estão tão engrenhados na nossa sociedade, será difícil que sejam completamente mudados na nossa geração, mas ao actuarmos na nossa geração e começarmos a educar as crianças de forma diferente, e mais inclusiva, estaremos a caminhar na boa direcção para que essa igualdade venha a ser possível.

    E quanto à alteração climática, vamos ter que concordar a discordar. Já há anos que leio sobre o assunto e toda a evidência que tenho visto é que efectivamente têm havido pequenas alterações no planeta ao longo dos anos que se têm vindo a acentuar cada vez mais e que, se continuarem a progredir ao mesmo nível, o nosso planeta vai deixar de ser o planeta agradável para viver como o conhecemos agora. Claro que há sempre pessoas que discordam incluíndo cientistas, e existem os teoristas da conspiração que adoram contrariar tudo aquilo em que 'as marias' acreditam, e há os indivíduos que, a partir da informação que têm encontrado decidem acreditar nessa informação que é contrária à opinião da maioria porque talvez achem essas fontes de informação mais fidedignas por qualquer razão (talvez o seu caso). Mas felizmente não é necessário que todas as pessoas concordem. Desde que a maioria concorde, é possível fazer a mudança.
  • Como não comentou o artigo que indiquei no Observador e que estava resumido de modo a falar no essencial, deduzo que não o viu e indicou outro artigo. O artigo diz por exemplo:
    Em 1884 já se falava num calor “tão intenso em Portugal que tinha danificado a vegetação”, bem como da “falta de água” em 1919.

    Eu agora tive mais tempo e fui ver novamente o artigo no Theguardian, é "uma mão cheia de nada", pois não diz nada de concreto. Tem um foto dos fogos na Califórnia, mas fogos sempre houveram e tirando casos raros de trovoada seca, eles não começam sozinhos, começam devido à acção humana. Lá diz “We declare clearly and unequivocally that planet Earth is facing a climate emergency,” mas nunca poderia ser uma emergência pois emergência é o que não pode esperar dias como por vezes ir ao médico ou apagar fogos, ou seja é para impressionar! Depois eles dizem "clearly and unequivocally", o que me fez lembrar uma grande frase que está no meu blog "O problema é que os sábios estão cheios de dúvidas e os ignorantes estão cheios de certezas". Dizem também "increase in extreme weather, surface temperature rise, rising sea levels". Mas até você falou no frio nos EUA, e eu acrescento também na Europa:
    Tubarões congelam devido a vaga de frio nos EUA
    https://sol.sapo.pt/artigo/594805
    http://rr.sapo.pt/noticia/106930/sobe-para-47-numero-de-mortos-devido-a-vaga-de-frio-na-europa
    https://rr.sapo.pt/noticia/139469/chicago-anonimo-paga-hotel-a-70-pessoas-sem-abrigo-para-se-protegerem-do-frio
    https://rr.sapo.pt/especial/139453/as-imagens-da-vaga-de-frio-historica-que-ja-matou-21-pessoas-nos-estados-unidos

    Além disso você disse: "anuncia-se que o tema do aquecimento global tinha entrado em estado de emergência", olhe este aquecimento global!

    Você disse: "Então e o buraco da camada de ozono que só está a aumentar", aqui diz: Buraco na camada de ozono está a ficar mais pequeno https://pplware.sapo.pt/ciencia/buraco-do-ozono-esta-a-fechar/

    Portanto o que eles dizem não se verifica, nem dizem qual o problema da subida do mar. Podem ficar descansados que não vamos morrer afogados! Você disse "Claro que há sempre pessoas que discordam incluindo cientistas", mas esses cientistas ao discordarem põem em causa o que outros dizem. Juntando tudo, o artigo no Observador e que que os 500 cientistas dizem tem mais credibilidade.

    Você disse: "As alterações climatéricas são factos e as repercussões em causa já estão a ter resultados muito negativos para as pessoas", mas não disse quais são esses resultados muito NEGATIVOS para as pessoas?
    O que tem mesmo resultados muito negativos para as pessoas é este novo coronavírus!

    E ignorou: "Mas o que realmente me preocupa são os seres humanos: que no século XXI haja milhões de crianças sem assistência médica, sem vacinação e sem acesso à escola".
    E ignorou: "Quem se preocupa com o fim do mundo é o rico. Pobre preocupa-se com o fim do mês".
    As pessoas no seu dia-a-dia têm já vários problemas e esses estão mesmo a acontecer e agora.

    Em relação aos julgamentos justos, o que você disse não garante isso, e uma vez que os cientistas falaram em "untold suffering" e que você está no UK, veja isto:
    https://expresso.pt/actualidade/video-portugues-acusado-de-matar-namorada-libertado-em-londres=f505426
    Condenado a prisão perpétua em 2007, com 14 anos de prisão efectiva, o português esteve preso durante dois ano e meio RTP
    https://www.rtp.pt/noticias/pais/libertado-portugues-acusado-de-homicidio-no-reino-unido_n232457
    https://www.rtp.pt/noticias/mundo/nicolas-bento-revoltado-com-justica-inglesa-por-ter-passado-dois-anos-na-prisao_n231457
    https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ministerio-publico-vai-abandonar-acusacao-de-homicidio-contra-portugues-nicolas-bento_n231445

    Quem deve ter tido um sofrimento incalculável é o Nicolas e a família, principalmente a mãe. E não há responsáveis! O que é preciso mesmo mudar é isto! O mundo está longe de ser quase perfeito!

    Você não quer perceber que havendo problemas actualmente, dificilmente eventuais problemas futuros (quando?) poderão serão grandes problemas. Quer inverter as prioridades.

    E eu como vou ver, estive a ver cerca de 2 anos do seu blog e não encontrei outros posts sobre causas, encontrei vários "O que fazer em Londres".
  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 04.07.2020

    Ao enviar esses links a provar que têm existido muitas situações de temperaturas extremas frias parece estar a querer contrariar a existência do 'aquecimento global'. Pois posso então informá-lo que o aquecimento global se refere ao aquecimento da terra, e que este tem como consequência o surgimento de temperaturas extremas que podem ser tanto quentes como frias, portanto só me está a dar razão ao enviar mais exemplos de casos extremos de temperaturas frias.

    E como pôde ver no meu blog, de facto eu escrevo maioritariamente sobre temas relaxados como 'o que fazer em londres', o dia-a-dia de Londres, eventos britânicos, etc. Ocasionalmente escrevo sobre outros tópicos que também me interessam e sobre os quais quero transmitir a minha opinião como o Black Lives Matter, mas falar sobre causas não é o principal objectivo deste blog. Portanto se quiser discutir opiniões sobre várias causas acho que vai poder encontrar outros bloguistas que lhe vão poder dedicar mais atenção do que eu.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.