Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Os primeiros passos para comprar casa em Londres

Como indiquei neste post, o lockdown fez-nos aperceber o quanto é importante vivermos num local com mais espaço do que o nosso pequeno apartamento, e como tal, decidimos que era tempo de fazer um upgrade ao local onde vivemos. Desde o momento em que tomamos essa decisão, temos dedicado todos os sábados a visitar casas, e em 7 semanas, desde que começamos este processo, já vimos 24 casas e fizemos 1 oferta. 

 

Mas não, não tenho novidades para dar, porque essa oferta parece ter sido posta de parte já que a casa em questão teve várias outras ofertas e nem sequer tivemos mais notícias do agente. Até percebia o seu desdem se tivessemos feito uma oferta a um preço abaixo do pedido, mas fizemos a oferta ao preço pedido. Imagino que devem ter havido várias outras ofertas ao preço acima do pedido. Na noite em que fiz a oferta mal consegui dormir com a excitação da possibilidade de morar lá, mas com o passar dos dias, sem notícias, cheguei à conclusão que não tinhamos sido os compradores escolhidos. 

 

Este é um dos problemas que estou a notar que se tem por Londres. Ou existe qualquer coisa de errado com a casa/apartamento que torna difícil encontrar um comprador, e a propriedade fica semanas ou até meses à procura de comprador, ou é vendida de imediato, logo na primeira semana em que tem visitas, e algumas vezes até é vendida sem ter chegado a ser publicitada. 

 

Um facto em que também reparei durante estas semanas em que temos andado à procura, é que chega ao fim-de-semana, e noto que já vi todos os anúncios de todas as casas possíveis em todos os sites e todas as agências que cobrem a nossa área de procura, mas por volta de terça-feira da semana seguinte, são lançadas sempre novas casas nos websites, pelo que é o melhor dia para fazer nova pesquisa, para conseguir marcar logo a visita para o sábado seguinte, antes que a dita propriedade e os agentes tenham o calendário completamente lotado de visitas. 

 

Nesta altura, está a haver um certo boom de compra e venda de propriedade porque o governo eliminou temporariamente até Março do próximo ano, o imposto do Stamp Duty que se paga sempre que se compra uma casa. Mas de momento, e até Março, quem comprar casa está isento de pagar esse imposto caso a casa em questão tenha um valor inferior a £500,000 ou o comprador recebe um desconto no imposto se o valor da casa for superior a esse valor. O governo tomou essa decisão para ajudar a fomentar o mercado imobiliário que como tantas outras industrias também foi afectado com a pandemia. E tem estado a resultar porque de repente tem havido uma emergência de muitas pessoas para aproveitar este período para comprar casa. O mercado está cheio de compradores e vendedores, e como tal os agentes nem se dão ao trabalho de dar notícias aos compradores sobre o estado da sua oferta, visto que têm tantos outros como potenciais clientes 

 

Apesar de ser uma procura mais ou menos constante todas as semanas, até que tenho achado a experiência interessante porque adoro ver casas e ver diferentes estilos de decoração e tenho achado interessante descobrir o interior de tantas casas, apartamentos, maisonettes, lojas convertidas em casas,... Temos visto de todo o tipo de propriedades, e quanto mais vemos, mais nos conseguimos aperceber daquilo que definitivamente não gostamos (por exemplo ser localizada numa rua com muito trânsito), e daquilo que definitivamente não queremos deixar de ter (por exemplo um espaço exterior maior que a nossa varanda actual). Mas sabemos que vamos ter que provavelmente fazer alguns compromissos porque simplesmente há sempre qualquer coisa que não é ideal em todas as propriedades que temos visto. Mas também temos acordado que só fazemos uma oferta quando ambos nos sentimos entusiasmados e que um não deve tentar influenciar o outro, para não haver arrependimentos. Isso também pode significar que nos vai demorar bastante tempo para encontrar o local certo, mas é melhor demorar mais tempo e estarmos ambos mesmo contentes com a nossa decisão, do que a situação oposta. A saga continua...

cambridge-heath-flat.jpg

Gostei muito da enorme parede cheia de quadros deste apartamento que visitei

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.