Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

O Mac e o PC

Quando fui assaltada e fiquei sem o meu portátil, lembrei-me de que, ao menos, estava para ter outro em breve que tinha comprado através da empresa. Ao fim de 3 anos a empresa substitui os Mac por outros novos, e esses mais velhos como na maioria ainda estão em boas condições, são vendidos a preços mais baixos que o valor de mercado aos empregados. Ora, sendo que tinha a oportunidade de comprar um Mac mais barato e sabendo como estes computadores são populares, comprei um a pensar em vendê-lo. 

 

Agora como estou sem o meu portátil, deu-me jeito ter comprado este Mac, mas desde que o recebi na semana passada que a minha intenção continua a ser vendê-lo para poder comprar um PC. Pois, é verdade, ao contrário do que alguns leitores disseram aqui nos comentários, quando mencionei que na minha nova empresa tinha passado a usar um Mac, ainda não estou fã. Sem dúvida que o Mac tem vantagens em comparação com um portátil com Microsoft. O touch-screen com o 'scrolling' é talvez das coisas que gosto mais em termos de usabilidade. Mas é também em termos da usabilidade que ainda continuo a preferir PC. Por exemplo:

- prefiro fazer copy+paste a partir de qualquer lado em vez de ter que estar sempre a carregar para inserir imagens

- não gosto que os screen shots tirados, tipo 'snipping tool' sejam automaticamente gravados no desktop. Dá mais trabalho depois ter que ir passá-los para ficheiros do que gravá-los directamente. 

- não gosto quando tento fazer downloads de certos programas e não me ser permitido porque não é um produto aprovado pela Apple

- não gosto de ter que estar a re-aprender a usar o Excel novamente já que há tantas diferenças entre o local dos botões para o Excel do PC

 

Com tudo isto e mais algumas coisas simplesmente me faz ter vontade de continuar a ter um portátil instalado com Microsoft para o meu uso pessoal. Como tal, decidi colocar este Mac que aqui tenho à venda no ebay. Como quero vender rapidamente coloquei à venda um pouco abaixo do valor de mercado a £490. 7 minutos após ter colocado o anúncio, já estava vendido. Wow! - pensei. Foi mesmo mais fácil do que esperava. 

 

O comprador pede-me que lhe envie os meus detalhes de pagamento o mais rapidamente possível visto que ele quer oferecer o Mac de presente para o aniversário do primo. Pareceu-me tudo bem e comecei a pensar em como enviar o portátil, já que ainda nunca tinha vendido nada na ebay, e foi aí que reparei que ele vivia nos Estados Unidos. Achei estranho ter conseguido comprar visto que eu tinha indicado que apenas aceitava compradores no Reino Unido (segundo o que li posteriormente é a opção mais segura). 

 

Ainda pensei em ir para a frente com a venda de qualquer forma e por isso não lhe respondi logo e esperei para ir aos correios pela hora de almoço para ver de custos. Ficava a cerca de £60. Claro que o comprador teria que aceitar esse custo e ía contactá-lo sobre o assunto, mas depois como tinha mais algumas dúvidas sobre compras na ebay, perguntei no Facebook por alguém que já tivesse experiência em vendas na ebay para me responder a umas dúvidas. Foi a minha sorte! 

 

O amigo que me respondeu alertou-me para as falcratuas e para os sinais de como esse comprador parecia que também estava a tentar fazer uma dessas. É que uma das falcatruas mais frequentes é efectuarem o pagamento pela paypal. O vendedor envia o item, e quando este chega ao comprador, o comprador indica que recebeu um tijolo em vez de um computador e pede o dinheiro de volta à Paypal. Como não existe forma da paypal verificar se isso é ou não verdade, vai devolver o dinheiro. Ou seja o vendedor fica sem computador e sem o dinheiro, e sendo que o comprador está a milhares de quilómetros de distância não há muito que ele possa fazer para recuperar o dinheiro. 

 

Reportei o comprador como suspeito e comecei a fazer o processo de cancelamento do item para tentar recuperar o dinheiro das taxas cobradas pela ebay (já me tinham cobrado £49 pela venda). Hoje recebo um email deles a indicar que me devolveram todo o dinheiro porque descobriram que o meu comprador andava a fazer falcatruas e portanto foi removido. Uff! Ainda bem que falei com esse tal meu amigo naquela altura porque não tinha tido qualquer suspeita até então. 

 

Bem, entretanto ainda aqui tenho um Mac para vender. Já não quero vender na ebay, por isso tentei no Gumtree, mas as listagens passam tão rápido que já ninguém vê o anúncio. A ver como resolvo isto. Se entretanto algum dos leitores estiver interessado ou souber de alguém que esteja interessado em comprar um Apple MacBook Pro 13.3" Laptop 2.3 GHz i5 com 4GB esteja à vontade para me contactar. 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 12.06.2014

    Obrigada.
    Quanto ao snipping tool, quando fiz cmd+shift+4+ctrl de facto a imagem nao vai para o desktop, mas o que queres dizer pela area de transferencia? Os downloads? Para mim isso fica no mesmo que no desktop. Vou ter que mudar de sitio na mesma.

    Quanto ao copy+paste, simplesmente por vezes nao resulta. Por exemplo, quero colocar uma imagem no PPT. Se fizer copy a partir de um ficheiro no finder e depois for para o PPT fazer paste, nao resulta. Tenho que fazer insert da imagem.
  • Sem imagem de perfil

    Jose Mendonca 12.06.2014

    Ola.
    A area de transferencia e o mesmo que usares a tecla PrtScreen no windows.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.