Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Mudar de nome após o casamento - os detalhes

Passados 5 meses desde a nossa data de casamento que finalmente tenha o meu novo nome de casada oficial. Pelo menos está oficial nos passaportes e no Cartão de Cidadão. Ainda falta uma quantidade de outros sítios, mas vou-me focar naqueles que forem mesmo mais importantes e o resto deixo estar.

 

Para quem também quiser vir a mudar o nome ao casar, aqui ficam as informações essenciais que eu adorava ter tido antes de começar o processo para me poupar muita dor de cabeça e custos. 

 

Primeiro fica a questão importante - que nomes podem mudar no Reino unido e em Portugal? Apesar do que possam ler nos sites oficiais, podem fazer as mudanças que quiserem ao vosso último nome, uma vez que casados tanto em Portugal como no Reino Unido, sem precisarem absolutamente de mais nada para além do certificado de casamento. Essas mudanças de nome podem ser:

  • substituir completamente o último nome pelo vosso nome de casados.
  • adicionar o novo nome no fim do vosso actual.
  • se tiverem mais do que um sobrenome podem substituir todos ou só os que quiserem com o novo sobrenome.
  • retirar um dos vossos sobrenomes do meio e adicionar o novo nome no fim ou no meio.
  • podem adicionar ambos os vossos nomes com um hífen, por exemplo Martins-Smith. 

E mesmo no Consulado Português podem tratar disso tudo sem ter que fazer tradução oficial nenhuma do certificado de casamento, apesar do que o site oficial do Consulado tem lá escrito, que me fizeram gastar um dinheirão e perder tempo para nada! 

 

Quanto à ordem das mudanças:

  • Primeiro têm que tirar o Cartão de Cidadão, só depois podem mudar o passaporte Português e, só quando tiverem o passaporte Português poderão alterar no passaporte Britânico, se o tiverem.
  • Depois vêm todos os outros locais oficiais como o vosso banco, o HMRC e o Land Registry, caso já tenham comprado uma casa.
  • Convém também mudarem o nome com as companhias da água, luz e afins porque podem precisar de provas de residência para qualquer outro efeito, e geralmente são as cartas destes fornecedores que podem utilizar como prova da vossa residência, pelo que será necessário que o nome seja equivalente ao do passaporte.
  • Convém também mudarem no vosso registo de eleitor, mas geralmente a vossa câmara local envia-vos uma carta para casa a perguntar se há mudanças nos vossos detalhes de contacto antes de cada eleição.
  • Depois vêm os outros detalhes como mudar o nome no vosso email, nas redes sociais e afins que são menos importantes e se não mudarem não faz muito mal aparte do facto que podem deixar muita pessoa confusa

 

 

3 comentários

Comentar post