Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Estou aprovada como cidadã Britânica

Isto demorou-me cerca de um ano a tratar, mas finalmente está resolvido! - Quando voltei a casa das férias do Natal em Portugal, deparei-me com a carta que confirmava que tinha efectuado a minha aplicação para a cidadania Britânica, com sucesso! 

 

fullsizeoutput_2d5b.jpeg

E pronto, em finais de Janeiro lá irei fazer o juramento de que aceito ser fiel à rainha de Inglaterra e aos seus subdítos para poder receber o meu comprovativo de cidadania. 

 

De facto, eu demorei um ano a preparar a papelada porque também fui um bocado preguiçosa e não fiz tudo de seguida. Um amigo meu, vai ter a cerimónia no mesmo dia que eu e ele só começou a tratar da aplicação por volta de Outubro. 

 

Como a papelada era um bocado confusa, eu fui tomando nota dos passos que tinha a tomar, caso possa ajudar alguém que ainda esteja a tentar efectuar a aplicação para ser cidadão Britânico antes do Brexit (ainda o devem poder fazer depois, mas talvez os requesitos alterem). 

 

  1. É necessário tirarem o documento da permanencia de residência (se ainda não fizeram isto, talvez seja melhor esperar para o Brexit entrar em vigor em Março porque, aparentemente, os requesitos para efectuarem o novo 'Settled Status' vai ser simplificado). Se quiserem ler sobre a chatisse que foi tirar este documento, podem ler sobre isso aqui, aqui e aqui
  2. Passado um ano de terem tirado esse documento, ou imediatamente, caso tenham provado que vivem no Reino Unido há mais de 5 anos, é que começam o processo de aplicação para a cidadania Britânica. Eu comecei por fazer o teste Life in the UK. Podem ler sobre a minha experiência e testar os vossos conhecimentos aqui, aqui, aqui e aqui
  3. Depois fui fazer o teste de Inglês GESE Grade 5 no Trinity College que basicamente consistiu em 10 minutos de conversa básica com o examinador e sabe-se o resultado na hora.
  4. A partir daí, é começar a preencher a papelada chata. Se quiserem ir tirar fotocópias de todos os documentos oficiais a uma entidade autorizada para não terem que ficar sem o vosso passaporte durante os meses, então devem efectuar a aplicação online. que a encontram aqui: https://www.gov.uk/government/collections/citizenship-application-forms#apply-to-register-as-a-british-national
  5. Como um cidadão da União Europeia, devem utilizar a forma 'Apply to become a british citizen by naturalisation (form AN) https://www.gov.uk/government/publications/application-to-naturalise-as-a-british-citizen-form-an Convém abrirem ao mesmo tempo, o 'guide for applicants' que explica o que colocar em cada questão do formulário, em caso de dúvidas.
  6. Custos indicados aqui: https://www.gov.uk/government/publications/fees-for-citizenship-applications
  7. Mais informação sobre o document return service aqui: https://www.gov.uk/government/collections/nationality-document-return-service . A lista de autoridades locais de Londres onde podem utilizar o 'document return service' encontram-se listadas aqui https://www.gov.uk/government/publications/nationality-document-return-service-greater-london - podem ir a outros concelhos que não o vosso local para utilizar este serviço. 
  8. Para efectuar a aplicação para um passaporte Britânico ao mesmo tempo que a aplicação para a cidadania é necessário ir pedir o respectivo formulário ao posto dos correios
 
Outras considerações necessárias para o preenchimento do formulário de aplicação:
  • Vão precisar de ter dois cidadãos Britânicos dispostos a servir como referências. Estes dois cidadaos têm que vos conhecer por pelo menos 3 anos e estar dispostos a ser contactados pelo Home office para responder a questões sobre o conhecimento que têm de vocês. Não podem ser familiares, parceiros ou pessoas que vos prestem um serviço, tal como o vosso advogado.
  • Vão ter que enviar os vossos dados biométricos, mas a informação e documentos para fazerem isso apenas vão aparecer depois de já terem submetido o formulário da aplicação. Isso será fácil porque basta irem aos correios fazer isso e levar a papelada que vos pedem. 
  • Tenham em atenção que ao se aplicarem para o passaporte ao mesmo tempo que a cidadania, têm que enviar 4 fotos tipo passe no total e todas elas devem ser idênticas.
  • Durante a vossa aplicação também vos é providenciada uma check list com todos os documentos que devem apresentar ou enviar com a vossa aplicação. 

 

Em resumo, isto tudo dá trabalho e é confuso, mas com paciência vai lá. 

 

3 comentários

Comentar post