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Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Dry, sugarless veganuary

Já há vários anos que faço o que chamo do meu mês de 'detox', sobre o qual já falei antes no blog aqui e aqui e onde expliquei porque o faço, quais os benefícios e dificuldades. Este vai ser o primeiro ano que efectivamente adiciono ao mix (de não consumir álcool, cafeína ou açúcar) a alimentação vegana. Cheguei a experimentar um outro ano mas desisti a meio do veganismo que estava mesmo muito fraca, o que é exactamente o resultado oposto pretendido com todas estas restrições alimentares. Mas nesse ano também o meu veganismo consistia em comer saladas e sopas, por isso não admira que tenha ficado fraca por não estar a tomar atenção aos valores nutricionais. 

 

Este ano vai ser diferente. Tenho andado a ler informação no website do veganuary sobre valores nutricionais e estou a contar os nutrientes que consumo através do app myfitnesspal que indica o valor nutricional diário que vos falta ao adicionarem as primeiras refeições do dia. Acho que é quase impossível acertar em todos os nutrientes a 100% da quantidade diária certa, mas dá uma boa indicação dos nutrientes que estão mais em falta. 

 

Optei por também fazer o veganismo este ano principalmente por motivos de saúde, mas também para apoiar a indústria vegana a crescer, e consequentemente reduzir o consumo das indústrias animais e de todo o seu impacto a nível das emissões de carbono e afins que todos conhecemos tão bem. Não tenho intenções de tornar-me vegana, mas quero que este mês me ajude a conhecer novas receitas e ideias de comida veganas para me ajudar a reduzir mais o meu consumo semanal de carne e peixe - é bom para a saúde, bom para o ambiente, bom para a terra, bom para os animais, bom para todos. 

 

Hoje por exemplo fiz um Thai Red curry que estava excelente e foi super fácil. Para os interessados em experimentar, basta refogar 3 colheres de um thai curry paste (eu usei de compra) numa colher de azeite; depois de 5 minutos adicionar uma lata de leite de coco e refogar mais 5 minutos; depois adicionar batatas em cubinhos e deixar cozer durante 10 min; adicionar o milho pequeno e pimentos cortados e cozer mais 10min; adicionar o mangetout e os espinafres e cozer mais 2 minutos. Adicionar um pouco de molho de soja para temperar e servir com arroz e salsa. E voilá, fica o resultado:

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Agora o meu verdadeiro desafio este mês vai ser manter este veganismo sem alcóol nem açucares quando fôr a Portugal no final do mês para um casamento, seguido de uma semana em Berlim com o trabalho. Não vai ser nada fácil 

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