Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Conversas contraditórias com amigos

No outro dia houve uma discussão num dos meus grupos de amigas no WhatsApp. Duas das minhas amigas têm opiniões divergentes sobre a vacinação contra o Covid e, quando uma menciona sobre a temática relativamente aos efeitos negativos da vacina, a outra manteve-se sempre calada sobre o assunto apesar de não se sentir confortável com o tema. Mas no outro dia, depois de mais um comentário negativo, a outra amiga rebentou e enviou uma longa mensagem para o grupo sobre como não concordava com a opinião da primeira dando-lhe quase uma lição de moral sobre o assunto e a pedir para não falarmos de assuntos contraditórios no grupo. Resultado, a recipiente da mensagem saiu imediatamente do grupo por se sentir ofendida e sem perceber como é que os seus comentários podem ter chateado tanto a outra. Um dos problemas nesta situação refere-se à falta de comunicação porque, se a segunda amiga tivesse pedido para evitarmos falar sobre o assunto, a outra provavelmente nunca teria continuado a enviar mensagens sobre o mesmo e, como tal, não íamos chegar ao ponto em que chegámos. 

 

Claro que a situação foi um choque para o grupo e alterou um pouco as nossas conversas habituais porque tínhamos menos um membro no grupo e não sabíamos bem como rectificar a situação ou se alguma vez se vai conseguir rectificar. 

 

Assuntos relacionados com o Covid, Brexit e política, têm sido provavelmente dos mais contraditórios dos últimos anos e o facto é que, apesar de assumirmos que a maioria das pessoas que consideramos nossas amigas têm opiniões semelhantes às nossas, isso nem sempre é verdade. E o que temos que perceber é que não há certo ou errado. OK, algumas pessoas podem estar melhor informadas do que outras, mas cada pessoa é diferente, tem um ponto de vista diferente, e como tal as opiniões têm que ser respeitadas. Mas é também importante aperceber-nos da sensibilidade de cada um para certos assuntos e por vezes é preciso colocar um filtro naquilo que dizemos para não magoar outras pessoas. 

 

Acho importante discutir assuntos importantes como esses mencionados com amigos e ouvir a lógica que cada um tem acerca das suas opiniões mas quando noto que as nossas opiniões divergem bastante prefiro parar a conversa e concordarmos em discordarmos. Afinal, amizades são formadas por variadas razões e haver desacordo num específico tema nem sempre significa que já não existe base para uma amizade. 

 

É triste termos chegado a esta situação, mas experiência ensina que nada como ser cuidadoso com temáticas contraditórias. 

4 comentários

Comentar post