Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Cerimónia da Naturalização Britânica

A minha cerimónia de naturalização Britânica decorreu na semana passada. Partilhei um bocadinho da experiência nas Instagram Stories, mas aqui fica um pouco mais sobre a cerimónia em si:

 

  • Decorreu no edifício da Junta de Freguesia onde vivo e contou com cerca de 30 pessoas a fazer a sua naturalização em simultâneo.
  • Primeiro pediram-nos para fazermos a jura, dizendo cada um dos nossos nomes individualmente, e depois dizendo em conjunto cada uma das frases relacionadas com a nossa promessa a ser fiéis à monarquia Britânica, e à justiça do Reino Unido. 
  • O grupo de pessoas que fez o juramento religioso, começou, e depois foram os restantes. 
  • Ao terminarmos o juramento em conjunto, a representante de Estado que nos estava a guiar a cerimónia declarou-nos oficialmente Britânicos. 
  • Depois disso cantámos o Hino Nacional Britânico em conjunto, e terminámos a cerimónia ao irmos cada um ao centro para receber o nosso certificado de naturalização e tirar uma fotografia com as bandeiras da nossa freguesia, do Reino Unido e da União Europeia (é uma tristeza que a bandeira da UE não vá manter-se em cerimónias de Naturalização de muitas mais pessoas).

 

Ao contrário do que estava à espera, a maioria das pessoas que ali estavam não eram já Europeias, mas mesmo assim, uma grande parte delas eram. Talvez 30-40% das pessoas fossem de origem Europeia. Mas foi interessante, que apesar de estarmos ali 30 pessoas, 29 delas eram de países diferentes, e pareceu-me que eu era a única Portuguesa. 

 

De forma geral foi uma experiência interessante e gostei de ver a emoção que muitas pessoas claramente tinham ao receber aquele certificado. Principalmente para pessoas que estejam cá com Visas e que tenham receio de voltar para o país de origem, deve ser uma sensação muito boa de saberem que podem continuar com as suas vidas cá com segurança. 

 

a7ab9602-ec59-41af-8702-cb16202f4e6c.jpg

 

 

3 comentários

Comentar post