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Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

O post negativo ao aeroporto de Lisboa

Eu até nem costumo andar a dizer mal disto e daquilo e até é mais habitual achar que poderá haver uma boa razão para quando as coisas correm mal. Essa minha opinião positiva também passava pelo serviço prestado pelo aeroporto de Lisboa (ou mais precisamente pela companhia Groundforce que é responsável pelas operações de terra relacionadas com a entrega das bagagens do avião para os passageiros. Isto porque ora uma vez era um bocado demorado, mas "ah e tal, é Agosto, eles têm muitos aviões a chegar e devem ter falta de pessoal que está de férias com a família no Algarve"; vai a segunda vez bastante demorado, mas "ah e tal, é Natal, o aeroporto deve estar demasiado cheio de aviões a chegar e os responsáveis das bagagens devem estar sobrecarregados de trabalho"; vem a terceira; vem a quarta; vem a quinta; ah, espera lá, à sexta vez o serviço até foi rápido; vem à sétima novamente demorado;... até que chega um ponto em que não há paciência para isto!

 

Pela minha experiência de esperar por malas em aeroportos, posso concluir que na minha opinião, sem dúvida que o sistema relacionado com a recolha e entrega de bagagens no aeroporto de Lisboa é simplesmente muito desorganisado! É que é sempre a mesma coisa! Mais de meia hora à espera da bagagem de todas as vezes que é coisa que apenas ocasionalmente me acontece noutros aeroportos.

 

Comparando com um aeroporto tipo o de Gatwick em Londres, por exemplo, o de Lisboa é um aeroporto mais pequeno, teoricamente mais fácil de gerir (em termos da logística das bagagens pelo menos), até está localizado num país com uma temperatura amena por isso desculpas do género "está tanto frio ou chuva que os empregados não conseguem trabalhar ao ritmo normal". Se é assim em Lisboa, então porque raio é que as malas demoram sempre tanto tempo a chegar e o mesmo não acontece em Gatwick por exemplo? Apenas pode ser uma desorganização do sistema. Mais nada. Nós podemos ter todas as técnicas que os aeroportos de outros países tiverem, podemos ter as maquinarias que facilitem o retirar das malas mais rapidamente como noutros países caso tais existem, recebemos um número de passageiros em quantidades manejáveis. Então porque é que não conseguimos ter um bom sistema em práctica??

 

Ontem quando cheguei à zona das malas, fiquei espantada ao ver que todas as passadeiras rolantes estavam já cheias de malas com a passadeira parada. Foi fácil perceber que na nossa passadeira, aquelas malas que lá estavam não eram do nosso voo, mas sim de um voo vindo do aeroporto Charles de Gaulle em Paris no dia 17 de Dezembro (portanto à dois dias atrás)! E ali estavam todas paradas no tapete. No tapete rolante!! Nem sequer tinham sido colocadas de lado na zona dos perdidos e achados. Mas será que não havia nenhum empregado capaz de tirar aquelas malas dali e colocá-las na zona de perdidos e achados? Até porque é perigoso deixar ali aquelas malas que alguém mal intencionado poderia sempre levar  fingindo que fosse sua sem ninguém dar por nada.

 

Passado uns 10 minutos começaram a sair as nossas malas. Sairam umas dez. Depois das dez malas iniciais a passadeira rolante parou novamente e tivemos que esperar meia hora até que novamente voltassem a sair mais malas. Desta vez sairam muitas de uma vez só. Tantas que me deu a ideia que eram mesmo todas as que restavam. De qualquer forma os tais 30minutos de espera não se justificam porque se noutros aeroportos conseguem tirar todas as malas antes que esse tempo passe, no de Lisboa também deviam conseguir.

Essa ronda de muitas malas acabou mas a minha mala ainda não tinha saído. Nem a minha nem a de mais umas 10 pessoas que ali também ainda estavam à espera. Continuamos nervosamente a esperar durante mais uns 20 minutos, até desistirmos da ideia e simplesmente ir preencher a papelada para que eventualmente consigam encontrar a mala e trazê-la a nossa casa.

 

OK, esta parte da perca da mala já não considero que tenha sido culpa do aeroporto de Lisboa mas sim da Iberia que foi a companhia com a qual viajei e, que supostamente devia estar responsável por transportar a mala até Lisboa apesar da minha escala em Madrid mas não o fez. Haviam lá muitas mais pessoas, no entanto a chegarem no mesmo voo que eu e que também tinha originalmente vindo ou de Londres, Roma, Zurique ou outras cidades, tendo feitos todos escala em Madrid e muitos deles terem recebido a sua mala. Por isso o problema também não é só da escala. Mas porra!! Logo a mim? Outra vez!! Já é a quarta vez que me perdem a bagagem e duas dessas vezes foram em Lisboa. Ainda por cima a maioria dos meus presentes para a família e amigos, e algumas das minhas peças de roupa favoritas estavam naquela mala, para não falar em carregadores de telemóveis, etc., etc.

 

Passei o dia de hoje em casa para poder abrir a porta no caso de me virem entregar a mala, mas qual quê? Primeiro só me enviaram o número de referência para o telemóvel pelas 16h (só a partir do momento em que enviam o número de referência significa que o caso foi inserido no sistema e que posso contar com o facto de que estão à procura da minha mala) e quando tinha para lá telefonado antes a inquirir sobre o assunto responderam-me que pode demorar muito tempo a entrar no sistema porque têm-se perdido muitas malas e estão a entrar cada processo no computador à mão um a um  Se há aparelhos para scannar os dados de um cartão de visita automaticamente para uma folha de excel sem estar a entrar os dados manualmente, de certeza que também se poderia arranjar um aparelho para scannar automaticamente a informação dos processos de forma a tornar o sistema muito mais rápido.

 

Resultado, continuo sem mala, sem a maioria dos presentes, sem a maioria da roupa, a bateria do meu telemóvel está-se a ir e entrega prevista da mala nem vê-la.

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