Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Gripe A em Londres

É impressão minha ou em Portugal não se fala noutra coisa senão na gripe A neste momento?

Sim, é verdade que o Reino Unido tem actualmente o maior número de casos da gripe suína da Europa, mas também é verdade que é um dos mais populados. O Reino Unido tem até ao momento 9718 casos de gripe suína confirmados enquanto que Portugal só tem 120. Mas ao mesmo tempo o Reino Unido tem 61,000,000 de habitantes enquanto Portugal não chega a ter 11,000,000. Claro que o Reino Unido continua a apresentar um maior número de casos por 1000 pessoas, mas mesmo assim, não se podem comparar os números relativos como parece que a maior parte das pessoas está a fazer.

Claro que os números são preocupantes, no entanto, não existe nenhum pânico gerado à cerca da situação por cá, não há locais de interesse turístico fechados devido à gripe (como alguns de vós já me perguntaram), também não se vêm pessoas com máscaras na rua salvo raras excepções (acho que ainda só vi dois casos do género) e também não se tem visto nenhuma diminuição do número de pessoas a frequentar o metro por causa disso. As precauções cá são as mesmas que possivelmente existem noutros países, relativos a alertas para que as pessoas não levem as mãos à cara depois de terem tocado em algo num sítio público sem antes lavarem as mãos, etc. Existem também vários alertas relativos aos sintomas para que, assim que as pessoas os detectem, consultem de imediato o médico e não se deixem aproximar de outras pessoas para evitar o contágio. Para além destas medidas de precaução, já foram encomendadas 60,000,000 de doses de vacinas para que pelo menos 30,000,000 dos habitantes do Reino Unido (visto que serão necessárias duas doses por pessoa) fiquem vacionados contra a gripe A. Estas vacinas só irão estar disponíveis para meados de Novembro pelo que até lá ainda se espera que o número de contagiados aumente ainda mais, no entanto, esta gripe apesar de poder ser mortal, também é curável e já foram muitas as pessoas diagnosticadas com a doença que, entretanto recuperaram. Aliás, enquanto escrevia o início deste post, um amigo meu acabou de postar no seu perfil do Facebook que também foi diagnosticado com a doença. Não é no entanto motivo para alarme porque é mais provável que ele se restabeleça do que o contrário.

O grande problema deste pânico todo que se está a criar em torno da situação são mesmo os Media que pelos vistos não falam de outra coisa em Portugal já que nos últimos dias só tenho recebido mails sobre o assunto e cada vez que falo ao telefone com os meus pais esse é logo o primeiro motivo de conversa. Por cá os jornais não têm falado tanto no assunto. Claro que existem várias notícias relativas ao mesmo mas nada em demasia. Penso que o Governo terá tido alguma influência neste assunto de forma a controlar as notícias exageradas sobre a gripe para evitar causar o pânico na população. E se foi esse o caso, fizeram eles muito bem porque neste momento todos estão cientes da gravidade da propagação rápida da doença, e bem informados sobre o assunto sem, no entanto, estarem a entrar em pânico nem nada que se pareça. A vida continua normal em Londres e na eventualidade de se apanhar a gripe há que se tratar de imediato, ir ao médico e evitar contacto com outras pessoas para nao contagiar outros.

Todos os anos morrem no México, país originário deste surto da doença, mais de 20,000 pessoas com gripe normal e nada se menciona nos jornais sobre o assunto, o que indica que é mesmo esta comunicação exagerada nas notícias sobre o assunto que faz com que este medo geral tenha surgido.

Deixarem de vir a Londres com medo de apanharem a doença, considero uma atitude um pouco extrema. A possibilidade de se contrair a doença agora é quase igualmente provável em qualquer país que se vá no momento e inclusívie em Portugal. Mas a vida afinal deve continuar e não podemos deixar que todas as nossas decisões e atitudes estejam influenciadas em torno da gripe H1N1.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 17.07.2009

    Claro que é uma ameaca e claro que se deve de ter os cuidados possíveis para se evitar tanto de apanhar a doenca como de contagiar outros quando se a tiver, no entanto, os comentarios que as pessoas me tem feito levaram-me a aperceber que estao a considerar cancelar viagens que tinham planeadas para Londres por causa da gripe e acho que nao é caso para isso. As pessoas falam de Londres como se já estivesse tudo contagiado tal como se da peste se tratasse e isso nao é o caso.
  • Sem imagem de perfil

    vic 22.07.2009

    Tenho marcado para setembro uma viagem a Londres com dois filhos menores e tenho estado a recolher opiniões sobre a situação da Gripe A , motivado por toda a informação que corre estou com duvidas se irei cancelar esta viagem, unicamente por estrem envolvidos os meus filhos ( coisa de Pai) , porque pela minha forma de ser não a cancelaria , mas ...... gostaria que o Tuga me desse o seu ponto de vista
  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 23.07.2009

    O que disse neste post mantem-se. De facto nao acho que seja motivo para alarmes e acho que nao e razao para pessoas cancelarem uma viagem porque afinal também podem apanhar a gripe em Portugal. E a Gripe A, apesar de ser mais perigosa que outras gripes, nao e a peste. Existe cura e a grande maioria das pessoas tem conseguido curar-se depois de ter ficado com a gripe. Nao quero dizer que devem vir e ignorar a gripe porque tambem nao me quero sentir responsavel caso os seus filhos efectivamente contraem a gripe, mas o facto e que a vida corre normalmente cá por Londres sem alaridos sobre oassunto. No outro dia comentei com uns amigos que varias pessoas portuguesas me estavam a dizer que estavam a pensar cancelar viagens para londres por causa da gripe e esses amigos ficaram chocados porque nao faziam ideia que nos outros paises tem-se falado assim tao mal de Londres que as pessoas ficam ate com medo de vir. Bem, mas de qq forma, é melhor fazer aquilo que achar mais correcto e se fica mais descansado se cancelar a viagem é uma opiniao pessoal justificada.
  • Sem imagem de perfil

    Vic 23.07.2009

    Obrigado Tuga já decidi vou mesmo a Londres com os meus filhos, com o seu comentário e a recolha de opiniões que ontem realizei,conclui que estamos perante mais um empolar de situação , lembram-se da febre das galinhas e das vacas .... o alarmismo que foi com previsão também de grandes mortes , mas felizmente não passou de uma mínima percentagem mundial de casos. Obviamente que temos de tomar em consideração estas pandemias , mas tendo noção da real proporção e da real probabilidade de constarmos nas estatísticas.Realmente os media alteram-nos o raciocínio se não estivermos atentos e se não tivermos uma atitude racional nas nossas decisões. Vou realmente a Londres com os meus filhos com toda a vontade e alegria .....se existir gripe no regresso ou durante ( probabilidade de zero virgula zero e qualquer coisa ),só temos de ir para a cama esperar que passe e continuar esta linda vida. um abraço Tuga
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.