Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Passear por Londres sem nunca lá ter estado

A ideia foi fenomenal e, sinceramente, já nem sei como vivi tantos anos sem acesso a uma tecnologia destas – o Google Street View. É excelente! Desde que foi lancado, tenho acedido facilmente a todas as localizacoes que quero encontrar.

Para quem ainda nao conhece, o Google Street View permite visualizar a rua/estrada que se pretende e zona envolta com vista a 360graus, permitindo avancar pela estrada e continuar por outras tal como se estivessemos a passear na zona. Ao contrário de outros sites que apenas permitem a visao aerea da zona, o Google Street View de facto permite visualizar a zona ao nível do chao o que, de facto, nos permite ficar a conhecer a rua, as lojas, as casas e as paisagens.

Os gráficos apresentam-se de forma a que dum lado nos permita visualizar o mapa e do outro a rua tal e qual como ela é na realidade (talvez com a desactualizacao de 1 ou 2 anos). Acabaram-se percas de tempo a olhar para os mapas ou andar na direccao contrária do que é suposto porque ao aceder antecipadamente ao Street View posso ver exactamente onde fica localizada a morada que pretendo e, uma vez estando fisicamente nessa rua facilmente identifico esse mesmo local. 
Agora que penso nisso, o Street View teria-me dado muito jeito quando andava ‘a procura de casa no ano passado, caso já existisse. É que assim evitava ter que andar o caminho todo para chegar ‘a zona onde a casa era localizada apenas para constatar que nem pensar eu ir morar num bairro daqueles. Antecipadamente podia ir ao Street View e ter uma ideia de como a rua e a casa sao por fora o que, mais ou menos, me iria ajudar a ter uma melhor percepcao se de facto valia a pena ir visitar aquela casa ou nao e concentrava-me apenas naquelas que realmente deixavam boa impressao. Bem, mas para a próxima vez que necessitar de procurar casa já lhe vou dar uso.
De qualquer forma, esta tecnologia nao só é útil na procura de casa como também para localizar a morada de amigos, uma loja, uma empresa, um parque, um hotel ou apenas para “passear” nas ruas de uma cidade desconhecida. Já visitei Los Angeles, passei pela Ocean’s Boulevard, dirigi-me seguidamente para Nova York e ainda dei uma pequena passagem pelo Lago di Como em Italia, tudo isto no espaco de minutos, sem de facto nunca ter lá ido. Fez-me também lembrar de como o Google Street View vai ser-me útil quando quizer planear uma viagem. Infelizmente a cidade de Praga, que vai ser o meu próximo destino, ainda nao está acessível através do Street View, mas para os locais que tiverem em próximas viagens, concerteza vou tirar partido disso. Podem verificar todos os locais acessíveis através do Street View através deste link.
Algumas pessoas discordam com a existencia do Google Street View porque dizem ser uma invasao de privacidade e que pode ser utilizada como ferramenta para os ladroes escolherem as suas próximas casas “vítimas” de assalto, por exemplo. Eu nao podia discordar mais com esse ponto de vista. É que para já as imagens nao sao em tempo real, logo um grande carro que esteja estacionado ‘a porta de certa casa no Street View nao significa propriamente que ainda lá esteja na actualidade, nem sequer significa que alguma vez tenha pertencido aos donos da casa em questao. Estive, por exemplo, a ver a rua onde moro no Street View e reparei que a imagem da rua foi retirada á cerca de 1 ano atrás já que ainda estava em frente ‘a casa colocada a placa com a inscricao “Para alugar”. Além do mais os potenciais assaltantes nao ficam a saber mais informacao sobre uma casa ou loja ao ve-la no Street View do que ao ve-la ao passarem fisicamente pela rua, pelo que esse argumento da inseguranca nao me faz muito sentido nesse aspecto.
De momento ainda nao temos ruas de Portugal visívies através do Google Street View, mas quem estiver interessado na visao aérea das ruas Portuguesas podem contar com as imagens do site Portugalio. Se preferirem "dar um passeio" pelas ruas de Londres, ver a rua do hotel onde vao ficar instalados, etc., podem faze-lo a partir daqui.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.