Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Será que dá para nos divertirmos sem álcool?

Ainda não tinha aqui mencionado mas, este ano, pela primeira vez, estou a fazer a Quaresma. Correcção, não estou a fazer a Quaresma porque não advém de nenhuma razão religiosa, mas estou a fazê-la no sentido que estou a aproveitar estes 40 dias em que muitas pessoas abdicam de várias coisas, o que me dá força para conseguir fazê-lo também, e fazer um "detox" (ou desintoxicação). Ou seja, durante este período de tempo decidi abdicar de tudo aquilo que não seja saudável para ver se no final deste período de tempo de facto consigo ver mudanças a nível físico, tais como uma pele mais saudável, ter mais energia, etc. Isto portanto significa, nada de doces, nada de carnes vermelhas, nada de fritos, nada de molhos, nada de comidas gordurentas, nada de produtos com preservantes ou outros ingredientes pouco naturais, nada de café e nada de álcool (eu sei, sem todo este tipo de comida, a minha alimentação no momento é uma "seca" do caraças!). No que respeita ao álcool comprometi-me a mim mesma que poderia beber ocasionalmente um copo de vinho tinto durante este período caso me estivesse mesmo a apetecer já que afinal um copo de vinho tinto, segundo os médicos, até é saudável.

A coisa até que me está a correr melhor do que pensava, no sentido de que não está a ser difícil nem tenho tido grande vontade de quebrar o meu "detox", no entanto, apesar de não estar a ser muito difícil para mim parece que está a ser difícil para as outras pessoas no sentido em que me pressionam para consumir álcool. Mas que raio é isto?? Nunca tinha sequer reparado que o facto de se beber álcool numa saída à noite é assim tão socialmente importante. Os primeiros sinais de desconforto começam quando as pessoas reparam que o que tenho dentro do meu copo não se parece com uma cerveja nem com vinho nem com vodka limonada e perguntam-me o que estou a beber. 

- Sumo, respondo-lhes. 

Eles - Sumo?! Mas porquê? 

Eu - Estou a fazer um detox.

Eles - Detox? Mas estás doida. Deixa-te mas é disso que eu pago-te uma bebida como deve de ser. 

Eu - Obrigada mas eu não quero.

Eles - Claro que queres. Não podes sair à noite sem uma bebida.

Eu - Claro que posso. Eu estou bem com o meu sumo, não preciso de mais nada.

Eles - Então só um shot que é pequenino.

Eu - Um shot ainda quero menos.

Eles - Então bebes o sumo mas adicionas só um bocadinho de Vodka.

Eu - Chiça!! Mas qual é o problema de eu não beber álcool?

Eles - É sábado à noite. Assim não te divertes.

Eu - Mas eu divirto-me sempre de qualquer maneira. Não preciso de álcool para estar bem disposta.

....

(e a conversa continua)

  

Tive cenas destas hoje, ontem e de todas as outras vezes que tenho ido sair à noite desde que comecei com este "detox". Parece impressionante como as pessoas à minha volta se sentem tão afectadas com a minha falta de consumo de álcool. Mas porquê?!? Eu estou igual, divirto-me à mesma. Mas sinto que à minha volta as pessoas estão desconfortáveis. Sinto mesmo uma certa pressão social para consumir álcool quando estou numa saída à noite. Mas porquê? Uma pessoa já não pode beber aquilo que quizer e bem lhe apetece? Será que o álcool é um elemento assim tão fundamental numa saída à noite? Será que as pessoas que não gostam de álcool e nunca o consomem também têm que houvir conversas destas todas as vezes que saem à noite? Porque é que as outras pessoas se sentem afectadas com o facto de eu não estar a consumir álcool??

15 comentários

Comentar post