Férias em Portugal vistas pelos olhos de uma Tuga Londrina
Já aterrei muitas vezes em Lisboa, mas de todas as vezes fico deliciada com a vista sobre a cidade já próximo da aterragem. Desta vez até tirei fotografias. Parecia eu uma turista que nunca tinha vindo a Lisboa antes, mas enfim, quero lá saber o que os outros pensam. Queria era ter uma lembrança da vista linda lá do alto. Eu bem tentei tirar uma foto do ISCTE, já que passei a licenciatura sempre a ouvir e ver os aviões a sobrevoarem a universidade, mas infelizmente, desta vez, parece que o avião passou mesmo mesmo por cima do ISCTE porque consegui ver a zona central da Cidade Universitária onde está a reitoria e, até cheguei a ver a faculdade de farmácia (que fica mesmo junto ao ISCTE), mas ao ISCTE que era o que queria mesmo ver, lá lhe passei por cima sem ter dado para dar uma olhadela.
Já cheguei à 4 dias e parece que ainda fiz tão pouca coisa. mas até ao final destes 10 diazinhos de férias ainda deve dar para tudo.
Não sei se é sabido mas para os Ingleses, todos os países do sul da Europa têm "Olive skin people" ou, por outras palavras, "pele côr de azeitona". Eu sempre pensei para mim mesma que isso era um estereotipo, mas que a maioria dos Portugueses têm a pele clara (não tão clara tipo Inglês lixívia claro) mas quando chego cá reparo que toda a gente anda super bronzeada. Vou no metro todos com alto bronze, nota-se marcas de bikinis por todos os pescoços, mesmo côr de azeitona como eles dizem. Ou seja, está explicado, como os Ingleses vêm cá no verão, claro que está toda a gente bronzeada (o que diga-se de passsagem eles morrem de inveja) e daí o esterotipo da côr de azeitona.
Enquanto vou fazendo as coisas que quero fazer aqui em portugal, ver as pessoas que quero ver, etc. apercebo-me do prazer que tenho na viagem de uns locais para outros. Já andei de comboio a fazer a linha de Sintra que tinha feito tantas e tantas vezes durante anos. Na altura já tava farta de esperar pelo comboio e ir muito apertada na hora de ponta para lá e para cá, mas desta vez até que tive aquele prazer em fazer a linha de Sintra até Entrecampos novamente. Sim, porque claro que linha de Sintra até ao Rossio é mentira! Passam-se anos e anos e aquilo nunca mais acabam com as obras. É preciso virem mais umas eleições para eles andarem com os trabalhos um bocado mais depressa novamente.
Bem, lá ir de comboio é interessante e tal, mas isso é uma vez e chega. Conduzir novamente é que é uma sensação espectacular. Sim, porque conduzir em Londres é mentira. Quer dizer já lá conduzi, mas não é algo que faço frequentemente até porque é preciso ter em consideração que para se entrar na zona centro de Londres com o carro tem que se pagar uma taxa de £8 ao dia!!! Para além de que o trânsito é infernal, quase tão mé como a IC19 antes das das obras, e nunca mais se chega a lado nenhum. por isso tem mesmo que se utilizar trasnportes públicos em Londres. Mas agora vir cá e conduzir ao longo da marginal de Cascais como fiz hoje é uma sensação espectacular! Adoro conduzir e adoro conduzir ao longo da marginal. Até apetece ir mais devagar a apreciar a paisagem, mas lá vêm o carro atrás com um miúdo apressado que tem a mania que é esperto a apitar e, enfim, lá tenho eu que carregar mais no acelarador. Afinal estou em Portugal e os sinais são evidentes, principalmente na estrada.