Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Decorei a minha sala com Banksy

Agora com a nova casa, precisa-se dar personalidade ás 4 paredes que nos rodeiam. Assim sendo, eu e o meu flatmate decidimos comecar por uma visita ao Mercado de Camden Town para encontrar algo para a decoracao da sala.

O resultado foram duas telas impressas do Banksy que, eu pessoalmente adoro, e o meu flatmate ainda nao conhecia mas que também ficou impressionado com o trabalho deste artista.
Para quem nao conhece, Banksy é um artista de graffiti Ingles que, apesar de se manter no anónimato, sem nunca se ter visto uma foto dele, é um dos artistas mediáticos da actualidade. Ele é conhecido pelas suas pinturas em animais vivos, por colocar o seu trabalho ‘as escondidas em famosas galerias de arte ou pelas suas pinturas associadas ‘a critica social ou política encontradas do dia para a noite em vários locais espalhados por diferentes locais do mundo.
Acredita-se que tenha nascido em 1974, mas existem grandes incertezas públicas relativamente ‘a sua biografia inclusívie o seu verdadeiro nome e localizacao.
Banksy combina nas suas técnicas de street art, o graffiti com stencilling (aplicacao de spray com o auxílio de um molde ou template, de forma a que certos elementos sejam sempre identicos de pintura para pintura. De facto, hoje em dia as pinturas de Banksy sao facilmente identificaveis para quem já conhece um pouco do seu trabalho dada a técnica distintiva utilizada. As suas imagens, quer sejam na rua, em murais interiors ou através de desenho no papel tem geralmente um character humorístico e por vezes sao combinadas com slogans alusivos. As mensagens transmitidas sao maioritariamente anti-guerra, anti-capitalistas ou anti-constituicao. Faz parte também das suas imagens (ou esculturas) aproveitar certos objectos ja existentes no local utilizando-os como parte da própria imagem ou estrutura de arte.
A sua popularidade tem vindo a aumentar ao longo dos anos com alguns dos seus trabalhos a venderem por mais de £100,000. Grande parte da sua fama está relacionada mesmo com o seu anonimato, sendo o mistério que o envolve, parte da razao pela qual o seu trabalho está a ser tao cobicado.
Entre alguns dos seus trabalhos mais mediáticos, destacam-se:

 

                                        O elefante vivo aqui representa a pobreza do mundo.

 

Pintado num edifício residencial em Bristol onde a comunidade da cidade votou para que a camara municipal permitisse que esta pintura permanecesse no local.

 

A figura do rato e um dos elementos característicos de Banksy.

 

 

 

Banksy em Pulp Fiction (esta imagem foi posteriormente apagada por uma empresa de limpeza de graffitis)

 

Esta imagem foi leiloada ao preco record de £102,000. Após o leilao, no website do Banksy encontrava-se um sketch de uma sala de leiloes com a seguinte mensagem escrita na tela “I can’t believe you morons actually buy this shit.”

 

 

  Pintura na barreira de seguranca de Israel. 

      

Pintura na barreira de seguranca de Israel.         

       

Talvez uma das imagens mais conhecidas de Banksy.

 

E aqui ficam mais algumas de que gosto bastante:

   

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.