Agora com a nova casa, precisa-se dar personalidade ás 4 paredes que nos rodeiam. Assim sendo, eu e o meu flatmate decidimos comecar por uma visita ao Mercado de Camden Town para encontrar algo para a decoracao da sala.
O resultado foram duas telas impressas do Banksy que, eu pessoalmente adoro, e o meu flatmate ainda nao conhecia mas que também ficou impressionado com o trabalho deste artista.
Para quem nao conhece, Banksy é um artista de graffiti Ingles que, apesar de se manter no anónimato, sem nunca se ter visto uma foto dele, é um dos artistas mediáticos da actualidade. Ele é conhecido pelas suas pinturas em animais vivos, por colocar o seu trabalho ‘as escondidas em famosas galerias de arte ou pelas suas pinturas associadas ‘a critica social ou política encontradas do dia para a noite em vários locais espalhados por diferentes locais do mundo.
Acredita-se que tenha nascido em 1974, mas existem grandes incertezas públicas relativamente ‘a sua biografia inclusívie o seu verdadeiro nome e localizacao.
Banksy combina nas suas técnicas de street art, o graffiti com stencilling (aplicacao de spray com o auxílio de um molde ou template, de forma a que certos elementos sejam sempre identicos de pintura para pintura. De facto, hoje em dia as pinturas de Banksy sao facilmente identificaveis para quem já conhece um pouco do seu trabalho dada a técnica distintiva utilizada. As suas imagens, quer sejam na rua, em murais interiors ou através de desenho no papel tem geralmente um character humorístico e por vezes sao combinadas com slogans alusivos. As mensagens transmitidas sao maioritariamente anti-guerra, anti-capitalistas ou anti-constituicao. Faz parte também das suas imagens (ou esculturas) aproveitar certos objectos ja existentes no local utilizando-os como parte da própria imagem ou estrutura de arte.
A sua popularidade tem vindo a aumentar ao longo dos anos com alguns dos seus trabalhos a venderem por mais de £100,000. Grande parte da sua fama está relacionada mesmo com o seu anonimato, sendo o mistério que o envolve, parte da razao pela qual o seu trabalho está a ser tao cobicado.
Entre alguns dos seus trabalhos mais mediáticos, destacam-se:
O elefante vivo aqui representa a pobreza do mundo.
Pintado num edifício residencial em Bristol onde a comunidade da cidade votou para que a camara municipal permitisse que esta pintura permanecesse no local.
A figura do rato e um dos elementos característicos de Banksy.
Banksy em Pulp Fiction (esta imagem foi posteriormente apagada por uma empresa de limpeza de graffitis)
Esta imagem foi leiloada ao preco record de £102,000. Após o leilao, no website do Banksy encontrava-se um sketch de uma sala de leiloes com a seguinte mensagem escrita na tela “I can’t believe you morons actually buy this shit.”
Pintura na barreira de seguranca de Israel.
Pintura na barreira de seguranca de Israel.
Talvez uma das imagens mais conhecidas de Banksy.
E aqui ficam mais algumas de que gosto bastante:
publicado às 17:54
13 comentários
flaviana 13.06.2008
Ana realmente sao maravilhosas essas pinturas, com certeza voce tem muito bom gosto, colocaria este pintor, artista e genio , sao lindas.
Já visitaste o tunel aqui em Waterloo na Leek Street!? Fantástico! Recomendo vivamente. Fui também ver uma vez uma exposição no "The Hospital" nas imediações de Covent Garden de Banksy vs Warhol do outro mundo mesmo! Salvaguardando as devidas diferenças, acho Banksy um Warhol dos tempos modernos, ambos iniciaram, ou deram protagonismo a um grande movimento cultural com um talento e técnicas simples que ao mesmo tempo parecem tão "refinadas". Já agora, quais foram as telas que puseste lá na sala?
Ainda nao vi esse túnel nao. Esse nao era aquele com uma exposicao apenas temporária? Ou tem lá pinturas permanentes? Se for tenho que passar por lá. Quanto ás que coloquei lá em casa foram as telas do Pulp Fiction e da empregada: http://bluemediademodvds.com/Banksy/BanksyMaid.png
Sim, era suposto ser uma exposição temporária, mas acabaram por deixar lá ficar os graffitis nas paredes (pelo menos passei lá durante a semana passada e ainda lá estavam). Para além de Banksy tem imensos trabalhos de outros artistas, é mesmo muito bom! :)
Parabéns pela aquisição! Mesmo eu não sabendo quais imagens você comprou, sem dúvidas são boas, Banksy é sempre genial! Com uma arte crítica e ácida. Em vários sites uso o esse stencil do flower chucker como avatar. Só fica no ar essa questão de comercializarem a arte alheia, pois claro que o Banksy não pode aparecer para cobrar por elas, que na mesma hora iria preso com tantas pessoas querendo sua cabeça
O máximo mesmo seria ter um stencil desse na sala feito pelo próprio, mas imagino que seja algo impossível.
Há também o americano Shepard Fairey. Criador da campanha Obey the Giant e o qual dizem ser o precursor dessa onda sticker e street-art. Também há elementos em seus trabalhos que os tornam inconfundíveis, menos ácido que os do Banksy e com muita influencia de Pop-art, o que o tornou o queridinho dos marqueteiros americanos. Fairey já fez vários trabalhos para o mundo da moda, arte para capa de disco, um de seus últimos trabalhos foi na campanha presidencial do Barack Obama.
gostos nao se discutem, mas não pude deixar de dar uma gargalhada quando não queres comparar as telas que compraste na lojeca de Camden com as telas em serie do IKEA... mas tu achas que essas telas que compraste não são tambem feitas em serie?
E deixo aqui uma dica bastante interessante, de quem desde 1985 segue o grafiiti nacional e internacional: o Banksy deve chorar de tanto rir com as pessoas todas que compram essas "telas" e levam para casa um "bocado de Banksy". Ele não ganha nada com a venda, obviamente (até porque fotos tiradas na rua não teem direitos de autor a não ser do fotografo e podem ser comercializadas), mas toda a "hype" que foi gerada com o aparecimento dessas obras em todo o lado só fizeram com que o nome dele chegasse a toda a gente e criasse o mercado para as suas verdadeiras obras, que de outra forma nunca teria saido das paredes urbanas.
PS - eu por mim prefiro muito mais ampliar e emoldurar a minha foto do Pulp Fiction do Banksy do que dar dinheiro a quem vende algo que se chama "STREET art"...
PS 2 - se quiseres saber mais sobre esse tal Shepherd Fairey que este rapaz brasileiro recomenda, vai visitar o meu blog uns meses atrás e vê as fotos que tirei quando ele cá esteve numa exposição enorme... e até te deixo levares as fotos ao Snappy Snaps e imprimires numas telas!!