Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

O travelcard compensa mesmo?

Estou de férias! OK, aparte da troca de emails que ainda vou ter que fazer hoje de manha relacionados com umas newsletters que estão para sair, estou quase de férias. O resto deste mês vai ser praticamente todo de férias o que nao é nada mau :-) Hoje vou para Como na Itália para o Swing Crash, um festival de dança swing dos anos 30-50 que já tinha mencionado 'a uns posts atrás. Depois volto, trabalho 2 dias e vou novamente de férias para o Festival de Glastonbury.

 

Como sabia que ía ficar meio do mês sem estar em Londres, decidi optar por nao tirar o meu habitual passe mensal dos transportes públicos de Londres e, em vez disso, tirei dois passes semanais e a partir de sexta-feira passada carreguei o meu Oyster com £20 na esperança que aguentasse até eu me ir embora. Nao chegou.

 

Tinha apenas 5 dias e meio pela frente, sendo que dois deles eram fim-de-semana quando geralmente ando de bicicleta. Tentei restringir as minhas viagens de transportes públicos ao mínimo essencial, mas mesmo assim via o dinheiro a sair-me do cartão a uma velocidade abismal. É que só na viagem de metro em hora de ponta (das 6:30-9:30 e das 16:00-19:00) facilmente se gastam £2.80 viajando entre a zona 1 e 2. Geralmente faz-se uma viagem para cá e para lá, talvez se tenha que apanhar algum autocarro,... enfim, ontem voltei a ter que carregar o cartão com mais dinheiro. No total acho que vou gastar £25 por estes 5 dias e meio em que tive atenção 'as vezes que andava de transporte. Se tivesse tirado o passe (travelcard) semanal teria-me ficado em 30.40 e podia ter andado em qualquer transporte nas zonas 1 e 2 sem restrições. Assim sendo, principalmente para aquelas pessoas que costumam vir para Londres visitar por mais de 4 dias acho que sem dúvida que vale a pena comprar o passe semanal mesmo que não fiquem a semana inteira.

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    LondonCalling 22.06.2013

    Olá jose. Olha, se te disser que vou estudar no rossio e te perguntar qual a melhor opção de passe o que é que respondes? "Depende."
    Por isso se queres estar em Holborn depende de onde partes. Mas suspeito que estejas na zona 1. Se estiveres num raio de 3km aconselho a fazer a pé. É provavel que o faças mais rapido do que de metro.

    Se estiveres um pouco mais longe depende se tens paxorra para andar no para arranca dos autocarros (holborn fica mesmo mt caotica durante as horas de ponta, eu ando mais rapido que o autocarro...) ou se preferes a certeza do metro. Claro que metro vai ficar-te mais caro.
    preços autocarro:
    http://www.tfl.gov.uk/tickets/14415.aspx
    preços metro:
    http://www.tfl.gov.uk/tickets/14416.aspx

    Eu já fiz algumas vezes semanas só com top up do oyster card (que fica mais barato do que comprar bilhetes individuais) e se fizer apenas 5 dias por semana (sem fds) e sem andar a fazer atalhos apanhando autocarros multiplas vezes, fica a compensar o topup em relação ao passem semanal (com oyster card tb). Tal como a tuga disse...para turistas que ficam 4 ou mais dias mais vale comprar semanal e ficar descansado. para 3 dias acho que topup fica na pior das hip o mesmo que a semana. se fizeres varias viagens por dia ha um limite diario (que nao sei qual é) sobre o qual não descontam mais. tens é de ter atençao em touch out sempre nas estações...ou eles assumem que saíste na estação mais longe (ou o valor max diario, ja n sei) e o guito desaparece todo.

    se é para conhecer londres em 3 dias acho que deve de ser por cima. autocarro ou a pe é o melhor. andar de tube é que ficas a ver sempre o mesmo...

    Quanto ao curso de ingles...eu trabalho na zona e farto-me de ver asiaticos, italianos e sobretudo brasileiros à porta dessas escolas (há muitas lá não sei bem pq). O que é que ha de tão diferente numa formação de 2 semanas aqui, de 2 semana numa escola de Cambridge/Oxford ou Wall St institudte em lisboa? A sério, o que é que se aprende a mais?
    Ou será que é apenas para meter no cv e dizer aos amigos?

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.