Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Ano novo, casa nova

E voltou a acontecer outra vez! Ao fim de pouco mais de um ano e meio volto a receber o mesmo email a avisar que tenho que mudar de casa já que a senhoria pretende vender o apartamento. mal posso acreditar que isto já me está a acontecer novamente. E pior ainda é que desta vez tenho mesmo mesmo muita pena porque adoro esta casa e esta localização. Recebi o aviso ontem e comecei logo a pesquisar o mercado para ver a como se encontram as casas - digamos que barato ou, em conta, não é algo que exista de momento. Caríssimo! Ou as casas em conta encontram-se numa localizaçao não tão  agradável. 

 

E logo agora que entrei tão satisfeita no novo ano, com aquelas perspectivas positivas como é costume quando se entra num ano novo, mandam-me logo com esta em cima. Em fim há que aceitar e começar à procura novamente. Nunca é fácil, mas quanto mais procurarmos, maiores hipóteses teremos de encontrar um sítio ao nosso agrado. 

 

Nas próximas semanas, os sites por onde vou passar a maior parte do meu tempo vão ser:

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    LondonCalling 04.01.2013

    Gostei do comentario do Ken. Esta resolvido. é melhor comprares uma casa...so precisas de 20% de entrada de 500mil£ ou mesmo 1 milhao em alguns casos. Off you go.

    Fizeram-me isso o ano passado (venderam o flat e tive de sair). Na altura o contracto estava em periodo de renovacao logo acho que podiam fazer isto. Mas n é ilegal colocar uma casa no mercado quando está ocupado? é que tenho a sensação que ...
    pronto, confirmei com alguns colegas e parece que podem colocar a casa no mercado quando quiserem. E podem aumentar a renda a % que quiserem.
    Hurray London!
  • Sem imagem de perfil

    Ken 04.01.2013

    @LondonCalling

    A minha irmã comprou casa e garanto-te que não pagou esses valores que indicas. Apenas deu £10.000 de entrada.

    Há casos e casos, não generalizes.
  • Sem imagem de perfil

    LondonCalling 05.01.2013

    Hum...queres que eu n generalize? so se tentar particularizar com um caso que n tem referencia no tempo (antes da crise era bem mais facil conseguir um emprestimo) nem no espaço (novamente...a segurança ou o tipo de vizinhança pagam-se) como o caso de uma irma q conseguiu uma casa com uma entrada de 10K.

    Posso dar um exemplo mais generalista como o custo médio de uma casa em Londres:
    http://www.bbc.co.uk/news/business-20889996

    nesta notícia desta semana ficas a saber que a casa media em Londres custa 365K£. A média nacional fica-se pelos 161K. Sabes quantos colegas meus (todos que têm casa própria moram fora da grande Londres por ser impossivel de comprar uma casa decente) compraram casa pelo preço médio ou inferior? ZERO.
    Tudo na ordem de 250...300..350..400 mas isto em zonas como Essex, sussex, surrey...nada de Londres.
    Estive na situação que a TugaEmLondres está agora o ano passado porque o meu Landlord vendeu a casa. Na altura estava um anuncio por 270K£. Isto um one bed flat que eu n me atrevia a comprar...qt mais por aquele preço. Sabes qt custava a casa que gostaria de ter? A casa que estava em frente a minha. Uma vivenda com dimensões bem modestas nos padrões tugas? 1 milhão. Com apenas 3 quartos...pequenos na forma de ver tuga. E isto em Tooting...não estamos a falar das zonas mais caras.

    Conheço tem tenha conseguido casas baratas. Na ordem dos 150K£...Em Mitcham. Casas que são submetidas a um concurso. Onde nem todos podem concorrer (não podes ganhar muito) e ficas numa fila de espera de uns 5 anos. São casas socias, councils flats. E sabes quem são os teus vizinhos num espaço assim? Balofas que vão para o pub de pijama as 3 da tarde. Chunguitos que vão passear o pitt bull enquanto fumam a sua broca.

    Falando mais concretamente do exemplo que deste (a tentares particularizar generalizando que qualquer um consegue uma casa com uma entrada de 10K). Sendo a entrada 10K...para uma casa que custa 100K isto são 10% de entrada. Se fores ler a noticia acima ficas a saber que apenas 12% dos emprestimos conseguem esse valor ou mais baixo. 67% dos emprestimos precisam de uma entrada de 20%... logo se a casa tivesse custado 50K a tua história ainda valeria a pena.
    Mas como estamos a falar de uma casa com um valor médio de 365K...20% são 73000£... são apenas 63K de diferença com o valor que referiste.

    Mas se estiveres a falar em pedir um emprestimo sendo tu não britanico...em que é mais difícil ter garantias bancarias de um fiados (como os teus pais) o problema nem é pagar os 20%... é eles sequer aprovarem o crédito! (novamente muitos bancos chegam a pedir 25%!).


    Esta ideia do "tens de comprar casa e resolve-se" é muito tuga. E é a razão porque destruíram o mercado de arrendamento e a economia em Pt.
    Pergunta-te também porque muitos tugas em londres vivem em flatshare? será pq se inspiraram no friends? é porque as rendas são caríssimas para um ordenado médio. E muito poucos conseguem viver sozinhos. Porque é que as rendas são caríssimas? muitas procura...porque tanta procura? porque é difícil conseguir por 73K de parte e ao mesmo tempo pagar uma renda caríssima para eventualmente conseguir a entrada para uma casa...
    Se os bancos emprestassem a 110% como se fazia em pt isto era lindo.

    é triste mas Londres é para pobres e muito ricos. Quem vive de subsídios (ou ganha muito pouco) tem todo o tipo de ajudas para suportar uma renda num council(ou ajudas para adquirir esse flat depois de la morar uns anos). Ficando a classe média a morar fora de londres para trabalhar em Londres. Conheço dois casos de emigrantes não tugas de quem não faz um esforço para arranjar um emprego melhor (ou de dar um qq sentido a sua vida) e acabam por ter flats na zona 2 parcialmente pagos pelo estado. Mas quando a filha engravida aí é que vem o Jackpot.

    Podes perguntar: "queixas-te tanto, porque é que não vais embora?". Esta é a grande razão que me chateia ao viver cá...mas não o suficiente para não gostar. Mas deixem as grandes cidades tugas continuarem como estão que vão sentir o mesmo efeito. Engenheiros a ter de morar em Beja para que desempregados vivam em Alvalade.
  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 07.01.2013

    De facto concordo que é mesmo muito difícil de encontrar casa para comprar a um preço razoável, numa zona razoável. Muito complicado juntar dinheiro para conseguir pagar um depósito dos que se pedem em Londres e mesmo que o consiga, depois é sempre um pouco o facto de viver com a corda no pescoço a pensar no empréstimo bancário e nos juros. Enfim, talvez um dia comece a pensr nisso à séria. Para já, terá que ser mesmo o aluguer, mas sem dúvida que é muito chato estar à mercê dos senhorios.
  • Sem imagem de perfil

    Mafaldinha 14.01.2013

    Olá
    Podes comprar a casa em Londres e depois alugares um dos quartos vagos sempre dá para ajudar a pagar o emprestimo.
    Mafaldinha
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.