Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

O Tuga em Berlim está criado

Este fim-de-semana fui a Berlim pela primeira vez. Uma das principais razões por me ter decidido a visitar esta cidade foi a curiosidade. A curiosidade visto que à cerca de 1-2 anos tenho ouvido mais e mais pessoas falarem sobre o quanto espectacular a cidade de Berlim é. De tantas pessoas diferentes falarem-me nisso, simplesmente nao consegui resistir e, aproveitei que uma amiga também estava com imensa vontade e lá fomos as duas na sexta-feira à noite. Fui, como vou à maioria das minhas pequenas viagens - sem nada planeado para além da acomodação. Nao fazia ideia se havia alguma coisa de especial a acontecer por Berlim este fim-de-semana, ou se não. O que tinha era pedido dicas de sítios onde ir a várias vezes que já lá estiveram, anotei-os num papel, e comecei a olhar para eles com mais detalhe mesmo no avião na ida para lá. 

 

Fiquei lá até hoje de manhãzinha e, posso confirmar aquilo que tantas pessoas me tinham dito - a cidade é espectacular! É tão espectacular que se eu tiver a oportunidade algum dia destes eu não direi que não a mudar-me para Berlim. Aliás, até talvez faça algo para efectivamente poder ter essa oportunidade. Ainda não sei, mas pelo sim, pelo não, acabei de reservar o nome do blog Tuga em Berlim.

 

O que é que Berlim tem assim de tão especial? A vida da cidade! Apenas fiquei lá durante o fim-de-semana, mas tive a oportunidade de fazer tantas coisas diferentes que sinto que estive lá muito mais que um fim-de-semana - foi a festa aleatória no bar Francês; o Brunch maravilhoso no café junto ao canal, enquanto que no barco oposto estavam ainda em festa desde a noite anterior; o Festival de Arte 48horas de Neukoelln; o relaxar no bar de praia junto à East Side Gallery ao som de música Reggae ao vivo; a festa de praia (praia do rio) de música electrónica, para a qual consegui chegar depois de ter passado por um armazém abandonado enorme cheio de graffittis e por "buracos" na rede rodeados de arame farpado (yap, estou a falar a sério). No meio disso tudo ainda deu para ver o museu do Judeus e o Museu da Gestapo, assim como fazer uma visita às zonas principais de interesse turístico da cidade. Mas, entre tanta coisa, o melhor de tudo foram mesmo as pessoas. Em qualquer sítio onde fomos conhecemos sempre pessoas. É que foi sempre tão fácil de conhecer pessoas já que todos são tão abertos, tão simpáticos,... fiquei mesmo impressionada com a simpatia das pessoas daquela cidade. Tudo muito descontraído. Lá, ao contrário do que acontece em Londres, grupos de amigos podem cantar e tocar nas ruas sem serem chamados à atenção pela polícia. Continua-se a poder fumar nas zonas de fumadores em bares; pode-se beber alcóol nos transportes públicos; as rendas são extremamente mais baratas (aparentemente é uma das capitais Europeias mais baratas em termos de preços médios de renda de casas); certamente não existem as medidas extremas de regulação de segurança e higiéne que fazem com que nada possa ser deixado ao acaso ou expontâneo;... Berlim, para mim só tem um defeito - fala-se Alemão. Até que gosto do som da língua, mas o meu conhecimento é mínimo o que torna muito difícil a possibilidade de ir para lá morar, pelo menos tão cedo. 

 

Não me levem a mal, continuo a adorar Londres mas,... estou encantada com Berlim.

16 comentários

Comentar post