Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Os Britânicos e o resto do Mundo

Parece impressionante como os Britânicos adoram ser diferentes! É provavelmente a característica mais distintiva que têm é mesmo o facto de se quererem diferenciar dos restantes países, principalmente dos restantes países Europeus.
Sim, claro que o Reino Unido é um país pertencente à Europa, e não só à Europa como também à União Europeia, mas o engraçado é que quando eles falam da Europa estão a falar da Europa continental como se a ilha deles não fizesse também parte da Europa.
 
Mas o engraçado, engraçado é quando nós, restantes Europeus vimos visitar esta ilha e vamos na nossa primeira experiência às compras. Ora queremos ir comprar uns sapatos da moda e, claro está, se estivermos na capital Londrina não se pode sair daqui sem um par de sapatos novos. Encontramos o par ideal e quando vamos a pedir o número 38, a assistente da loja olha para nós com um olhar desconfiado. Voltamos então a pedir o número 38, desta vez mais alto já que pensamos que ela não ouviu, ao que ela responde que está confusa e que não sabe que número de sapato é esse.
Depois lá mede o teu pé a olho e traz uma caixa de sapatos do tamanho 6. OK, neste momento percebes que a numeração dos sapatos é um pouco diferente, mas tudo bem. Gostaste dos sapatos e olhas para o preço: £63.990. Dá-te logo uma coisinha de cair para o lado e dizes em voz alta- "sessenta e três mil libras, novecentos e noventa???" Novamente a assistente olha para ti como quem diz "esta deve ser mas é parvinha, coitada" e afirma "A senhora está um bocadinho equivocada. Se lêr bem está aqui indicado o preço de sessenta e três libras e noventa e nove cêntimos. Pois apercebeste então que os Britânicos com a mania de serem diferentes, em vez de separarem os milhares com um ponto e as unidades das decimais com uma vírgula, fazem exactamente o oposto. A assistente da loja decide entao informar-te de que deves ter em atencao outras medidas que sao diferentes no Reino Unido - Os pesos sao em "pounds" e o comprimento mede-se em "feet". Ficas completamente baralhado e pensas que estas no pais mais atrasado do mundo ja que ainda se pesam em pedras e se medem aos pes, tal como se estivessemos na idade media.
Bem, com tudo isso esclarecido vais então sair da loja com os teus sapatos novos e antes de atravessar a estrada olhas para o teu lado esquerdo, dás o primeiro passo e um carro apita e trava a fundo. Lembraste então que no Reino Unido os veículos andam na estrada na faixa do lado esquerdo em vez de ser na faixa do lado direito como em todo o resto da Europa. Não te aconteceu nada de mal nem a ti nem ao carro para além de teres que ouvir uns palavrões da gíria Inglesa que não percebeste muito bem, vindos do condutor do automóvel que quase te ía a atropelar. Decides então a partir daí olhar sempre para o lado esquerdo e direito pelo sim pelo não antes de atravessares uma estrada.
Com toda essa agitação decides então sentar-te num pub tipicamente Britânico para beber uma cervejinha e relaxar um bocadinho a ler o jornal local. Ao pedires uma cerveja, o empregado saca de um copo de meio litro e desata a pôr cerveja lá para dentro. Tu olhas para aquilo e dizes logo “Olhe desculpe lá, mas eu não pedi uma caneca de cerveja, queria mesmo só uma cerveja de tamanho normal”. Ao que ele olha para ti com um olhar de quem se sente ofendido com o comentário e pergunta-te se achas que ele te está a servir alguma cerveja anormal. Continua a dizer que aquele é o tamanho de uma “pint” e homem que é homem é isso que bebe, mas que se quiseres uma cerveja de ½ pint como as mulheres ele também te pode servir uma. Respondes que estás habituado a cervejas mais pequenas mas que não tens problema nenhum em beber uma caneca e pedes para ele continuar a encher. Quando te afastas com a cerveja na mau para ires para o teu lugar numa mesa lá fora já que não é permitido fumar em nenhum local fechado em Inglaterra, ouves o empregado da loja dizer: “bloody foreigners”.
Finalmente sentado e prestes a ler o jornal, logo na segunda página aparece a previsão do tempo o que te faz ficar de boca aberta ao veres a previsão para o dia seguinte de 59º. Mas isso é um calor horrível, principalmente no Reino Unido é praticamente impossível tal acontecer. Mas depois reparas que em frente ao número 59 aparece-te um Fº. Hum,… esta é a temperatura em Fahrenheit. Olhas melhor e reparas que tem lá 15Cº. OK, mistério resolvido. Afinal ainda não ía ser já no dia seguinte que o aquecimento global iria afectar o Reino Unido.
Começas então a ler as notícias do jornal e entre muitos assassínios, violências e desgraças que quase parece o telejornal da TVI, lês uma pequena nota sobre o Tratado de Lisboa em que o primeiro ministro Britânico, Gordon Brown, foi o único representante de todos os países da União Europeia que chegou atrasado ao evento. Como se não bastasse não quererem aderir ao Euro ainda por cima chegam atrasados aos importantes tratados da União Europeia que é para não terem que estar a socializar por muito tempo com representantes de outros países.
Desistes rapidamente do jornal que só te informa de notícias que não beneficiam em nada a imagem negativa que já estás a criar dos Britânicos. Como não queres ficar com essa ideia dos Britânicos decides então voltar ao hotel, porque estás cansado e já se faz escuro embora sejam só 16h, ou como os Britânicos diriam 4pm. Já que ouviste dizer no hotel que o jantar começa a ser servido às 18h e como já começas a ter fome, vais então jantar por lá a essa hora, para depois ires aproveitar a noite.
Às 20h já estás na rua prestes a entrar num bar para fazer tempo para ir para a discoteca mais tarde. Está um frio de rachar, tipo uns 5Cº e queres ir rapidamente para dentro de um bar para aquecer, mas surpreendeste quando vês uma quantidade de raparigas Inglesas a andar na rua de mini saia, top e sandálias sem casaco prestes a entrarem numa discoteca. Depois de recuperares do factor surpresa visto não acreditares como é que alguém possa andar assim na rua quando estão 5ºC, ficas curioso sobre a razão que leva aquelas raparigas a entrarem para uma discoteca às 20h. Decides ir entrar também para ver o que é que se passa lá para dentro e quando chegas deparas-te com uma autêntica discoteca, absolutamente a abarrotar de gente, com o pessoal todo a dançar, muitos deles já bêbados tal como se já fossem 3h da manhã. Olhas bem para o relógio, perguntas as horas a outra pessoa só para confirmar mas é mesmo verdade, ainda são só 20h. À meia-noite já estás mais que cansado e decides ir para o hotel aproveitando para apanhar o último metro como toda a gente faz.
No dia seguinte acordas e relembraste das inúmeras coisas das quais te apercebeste no dia anterior que fazem do Reino Unido um país tão diferentes dos outros países Europeus que já conheceste. Ficas então contente e aliviado por saber que vais voltar para o teu país em breve.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.