Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Apanha da azeitona em Itália

Eramos um Italiano, uma Grega, uma Alemã, uma Francesa, um Irlandês, uma Portuguesa (eu), dois Ingleses e três Americanos e, todos juntos, decidimos ir apanhar azeitonas para a Toscana neste fim-de-semana passado. 

As árvores são da família do Italiano. A família dele tem um olival de tamanho pequeno para comercialização mas grande o suficiente para produzir azeite para o ano todo para eles e para os amigos e ainda ficarem com muitas azeitonas de mesa. Mas com tanta azeitona para apanharem, precisam de ajuda e, como tal, lá o meu amigo Italiano me convidou a mim e aos restantes para fazermos uma curta viagem aos montes da região Italiana da Toscana durante o seu fim-de-semana de aniversário, ficamos na casa adjacente à casa principal que geralmente os pais dele alugam a turistas gratuitamente, comemos da belíssima comida Italiana cozinhada pela mãe e trabalhamos durante todo o dia de sábado e umas duas horas no domingo a apanhar azeitonas. 

Foi a minha primeira experiência a apanhar azeitonas e, devo dizer que foi uma muito boa experiência. Passado a primeira hora já tinha adquirido uma técnica para conseguir apanhar o máximo no mínimo espaço de tempo e, com conversa no meio e com aquela vista inacreditável à minha frente, simplesmente não podia ter tornado a apanha da azeitona uma experiência melhor do que aquilo que foi. 

Como cheguei logo na sexta de manhã ainda tive a oportunidade de fazer turismo no primeiro dia por Pisa (tinha que tirar a foto da praxe a empurrar a torre) e Florença. Além disso, no domingo à tarde ainda tivemos a oportunidade de visitar Sienna também. 

Nunca tinha ido Á Toscana antes e, devo de dizer que fiquei encantada. As paisagens, as casas, a arquitectura, a beleza de Florença e Sienna, o pôr do sol inesquecível por trás dos montes quando ainda me encontrava no olival,... Lindo e altamente recomendável de visitar para quem ainda não o fez.

O fim-de-semana conseguiu combinar uma quantidade de experiências daquelas que ficam mesmo na memória e que não se esquecem facilmente, desde a apanha da azeitona, às conversas de bar em Florença, ao mergulho de piscina até termos ficado com o bar da última noite fechado conosco lá dentro a dançar em festa. Foi daqueles fins de semana em que mal voltei já tenho saudades de lá estar. 

 

Acho que a casa deles é tão maravilhosa, com uma decoração tão tradicional e bonita, num espaço com vistas espectaculares que aconselho vivamente a quem tiver intenções de visitar a Toscana de alugar esta casa que eles lá têm para turistas. Lá dormem 6 pessoas e, em época alta a casa é alugada a €1000 por semana que fica em muito pouco por pessoa. Deixo aqui o link se alguém estiver interessado em alugar uma casa de férias na Toscana.

 

Algumas fotos da viagem:

 

FlorençaFlorença

 

A apanha da azeitona

 

A apanha da azeitona 

 

Põr do sol na Toscana

 

12 comentários

Comentar post