Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

The Book Club

Há cerca de um mês e tal conheci uma rapariga aqui na zona onde moro que me disse que organizava um clube de livros e convenceu-me a juntar-me à mailing list para ficar a par dos encontros seguintes do clube. Eu lá concordei. Nunca antes tinha-me juntado a um clube de livros mas já conhecia o conceito - um grupo de pessoas juntam-se ou em casa de alguém ou num bar ou noutro espaço qualquer para trocarem impressões sobre um livro que todos tenham lido. Geralmente os encontros são de mês a mês (dependendo dos grupos) e em cada encontro uma pessoa do grupo escolhe o livro a ser discutido para o encontro seguinte. 

 

Ela lá me incluíu na mailing list e no primeiro email informou que o próximo encontro seria ontem. Eu como lhe tinha dito que era capaz de ir, e nessa altura que recebi o mailing até estava "inspirada" para a coisa já que andava a ver uma série Britânica chamada The Book Group, ao qual até achava a sua certa piada, lá disse que ía. 

 

O livro escolhido foi o clássico Britânico "Brideshead Revisited" de Evelyn Waugh. Comecei a lê-lo nas férias enquanto estava em Portugal portanto estava com muito pouco tempo para o ler e o livro também não era propriamente pequeno, mas estava decidida a lê-lo até ao fim para poder discuti-lo apropriadamente no encontro do grupo. 

 

Acontece que na semana passada fomos informados que uma colega ía mudar de emprego e o seu último dia ía ser ontem, logo haveria festa para a despedida.  Fiquei chateada porque efectivamente as festas com os meus colegas costumam ser muito boas. Por outro lado tinha-me comprometido ao clube do livro e já estava a meio do livro por isso também não podia agora deixar a experiência de ir ao clube de lado para ir a uma festa da empresa que até existem com uma certa frequência. Até à última os meus colegas me tentaram convencer a ir mas não cedi. Ontem à hora de almoço acabei de ler a última página do livro por isso nem pensar deixar de ir. 

 

#

 

Hoje no trabalho os meus colegas chegam na sua larga maioria atrasados ao trabalho - é sinal que a noite foi longa e boa. Cada qual com uma dôr de cabeça pior que o outro mas não deixaram de contar as inúmeras histórias da noite anterior e de como se divertiram. Eventualmente um deles perguntou-me - então e tu? Que tal foi o teu grupo do livro?

Eu olho para ele com um ar não muito satisfatório e só digo - Shit!

Ele desata-se a rir e diz não estar muito surpreendido mas tenta averiguar mais o assunto:

- Eu bem te disse que devias ter vindo conosco. Quantas pessoas é que foram?

- Uma multidão. Vieram 3. Comigo eramos 4. 

Ele ri-se ainda mais e continua - Eram homens e mulheres? 

- Todas mulheres.

- Humm, deixa-me adivinhar, daquelas que não têm assim uma vida social muito activa?

- Humm, talvez.

- Daquelas com quem é difícil ter assunto e limitam-se a dizer pouco mais que um sim ou um não?

- Mais ou menos algo desse género.

- E aquilo prolongou-se até tarde?

- Às 20h já estava a sair do bar porque elas estavam com fome e tinham que ir para casa jantar :-P

- Eu já mencionei o quanto nos divertimos ontem à noite e que foi uma das melhores noites em que saí com a empresa?

- Obrigada por relembrares.

 

Ele não ajudou lá muito não. De facto bem que preferia ter ido com os colegas, mas de qualquer forma, e apesar do encontro não ter sido lá grande coisa, para não dizer uma perca de tempo, ao menos fez com que eu pegasse naquele livro que até foi bastante interessante. Há que sempre ver as coisas pelo lado positivo. De qualquer forma não fiquei completamente negativa relativamente a ir a possíveis outros clubes de livros. Afinal o clube em que se participa torna-se bom ou mau consoante as pessoas que o frequentam e não tenho dúvida que haverão muitas pessoas muito interessantes que pertencem a este tipo de grupos. Só sei é que não faço quaisquer intenções de voltar a encontros deste grupo em específico.

4 comentários

Comentar post