Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Um escândalo digno dos tabloids de jornal mais populares do Reino Unido

Quando à duas semanas o meu colega me disse que o flatmate dele, que trabalha para a News International, lhe mandou uma mensagem a informar que o jornal News of the World teria a sua última edição no domingo seguinte, eu não queria acreditar. O News of the World que já existe desde 1843 era o jornal escrito em Inglês mais vendido do mundo. Sem dúvida que de qualidade muito duvidosa dado o seu carácter de notícias populares, escândalos, cusquisses sobre celebridades, assim com um nível um bocadinho mais abaixo do Correio da Manhã (para quem não conhece já fica com uma melhor ideia). Mas não deixava de ser um jornal muito vendido e lido por milhares de pessoas. Acabar assim sem mais nem menos?

 

Claro que agora já todos sabemos a razão de fecho do jornal dado que várias linhas telefónicas tinham sido postas em escuta secreta pelo jornal para que os jornalistas conseguissem saber sobre toda a privacidade de celebridades, vítimas de crimes, etc. que poderia gerar informação para bons títulos de jornal, atraentes para a sua venda lucrativa. 

 

Parece inacreditável que um jornal tenha feito algo deste género, mas para que o podesse fazer também tinha que ter o poder para o fazer. E quem é que tem acesso a essas escutas? A polícia, os políticos,... Ainda não há efectivos culpados, mas o que é um facto é que para que tal tenha sido possível, muita gente tem que ter estado envolvida. O jornal foi fechado levando centenas de pessoas para o desemprego, a Chefe Executiva do grupo Rebecca Brooks demitiu-se, a chefe do grupo Dow Jones nos EUA membro também da News Corporation, também se demitiu, o ex. chefe de comunicação do Primeiro Ministro Britânico David Cameron, também já se tinha demitido mais cedo no ano quando as primeiras alegações de escutas telefónicas do News of the World o envolveram, o que levou a suspeitas de que o Primeiro Ministro podia estar ocorrente da situação. Entretanto representantes do grupo de segurança MI5 também já se dizem estar envolvidos no assunto, diz-se que o News of the World terá pago a esses representantes do MI5 e outros membros da polícia para permitirem o acesso às escutas telefónicas. Um dos primeiros ex-jornalistas do News of the World que denunciou as escutas do jornal entretanto foi encontrado ontem morto em casa. A Rebecca Brooks já confirmou hoje que sabia da existência de detectives privados para descobrirem certas notícias mas ainda afirma que não sabia das escutas secretas. O chefão da News Corporation entretanto foi hoje atacado com espuma de barbear enquanto se encontrava em interrogatório,...

 

Violação de privacidade, crime, vítimas, escândalo, polícia e media corruptos, poder, dinheiro, influência,... é uma história que parece ter sido tirada de um filme mas que retrata uma realidade dos dias de hoje.

 

Obviamente é o assunto do momento e fala-se de pouco mais do que sobre estes acontecimentos no Reino Unido e um pouco por todo o mundo, mas a única coisa que consigo ver como positiva no meio disto tudo, é que, apesar de talvez ter demorado um pouco de tempo a que isto,  tudo fosse descoberto, o facto é que foi. Apesar de todo o poder que o Murdoch e a sua corporação de média gingatesca tenham, estão a ser questionados, membros de influência da polícia estão a ser questionados, até o Primeiro Ministro está a ser colocado em dúvida e a população Britânica agora não ficará satisfeita até que alguém seja tomado como responsável ou responsáveis pelos eventos ocorridos e que alguém pague por isso. Estou curiosa para ver o desenrolar dos acontecimentos, mas para já, penso que a justiça neste país irá efectivamente ser feita mais cedo ou mais tarde. E quando se vive num país onde há justiça aplicável até aos mais altos níveis de poder é sinal que se está num país com integridade.

7 comentários

Comentar post