Cartadas Tugas - 2ª cartada
E, aproveitando que estamos no mês de Abril, o nosso encontro não poderia ser em melhor dia do que no Domingo, dia 25 de Abril.
O segundo encontro vai seguir a mesma iniciativa do primeiro, cujo objectivo é a conversa animada e a realização de um jogo de cartas que irá decorrer em várias sessões ao longo do ano, sendo que, em cada vez haverá um jogo diferente, e no final do ano será definido o vencedor geral consoante o número de pontos obtidos ao longo do ano. No entanto, aparentemente no primeiro encontro ninguém se conseguiu entender com as regras do jogo que eu tinha definido, e acabaram por não jogar jogo nenhum. Ou seja, está visto que não vos posso deixar a encontrarem-se sozinhos que senão os planos vão um bocadinho por água abaixo ;-) Mas o que vale, é que foi apenas a parte do jogo de cartas que se foi abaixo, porque de resto, segundo os comentários que ouvi, tudo correu muito bem, e o Pedro, que foi o nosso organizador nomeado do 1º encontro, garantiu que tudo corresse sobre rodas (tudo à excepção das cartas, claro). Muito obrigada novamente ao Pedro pela boa organização e ajuda prestada.
Assim, neste segundo encontro iremos jogar o mesmo jogo que tinha sido indicado para o primeiro encontro, mas que não se chegou a realizar (não se preocupem que eu percebo as regras e serão muito fáceis de explicar e aprender) - "O Monte Inglês".
Os detalhes então para o segundo encontro das "Cartadas Tugas" são os seguintes:
Dia: Domingo, 25 de Abril
Hora: 15:30h
Local: The Bull, 100 Upper Street, Islington, London, N1 0NP
Metro mais próximo: Angel
Mapa: cliquem aqui para ver mapa
Jogo: O Monte Inglês
Por favor confirmem a vossa presença ou através de comentários ou para o meu mail para eu ter uma melhor noção dos números e para saber mais ou menos com quem devo estar à espera.
Jogo "O Monte Inglês":
Valor
A carta de maior valor é o Rei de Ouros, seguido das restantes cartas, independentemente do naipe, pela seguinte ordem decrescente: Outros Reis, Dama, Valete, 10, 09, 08, 07, 06, 05, 04, 03, 02 e Ás.
Objectivo
Como é um jogo onde existe a figura do banqueiro o objectivo principal dos jogadores é falir a banca e o do banqueiro é ficar com todas os pistáchios dos participantes.
Regras
O Banqueiro será escolhido à sorte e define-se o limite máximo de apostas de pistáchios (comprados no bar).
O banqueiro baralha as cartas dividindo-as entre todos os jogadores de forma a que todos tenham igual número de cartas em montes virados para baixo.
Sem se ver as cartas iniciam-se as apostas a partir do jogador à esquerda do banqueiro da seguinte forma:
1 - Cada jogador coloca na frente do seu monte a quantidade de pistáchios que quer apostar até o limite estabelecido no início do jogo.
2 - O jogador seguinte poderá apostar no seu monte e no monte do jogador anterior, ou seja, supondo-se que o limite de apostas é de 10 pistáchios e que o primeiro jogador apostou 5 pistáchios, o segundo jogador poderá apostar 5 fichas no seu jogo e 5 fichas no jogo do participante anterior, por exemplo.
3 - A sequência de apostas segue assim até o último jogador apostar.
4 - Inicia-se a segunda ronda de apostas onde cada jogador poderá apostar no jogo do participante que quiser, e apenas se quiser, até o limite de apostas estabelecido.
Terminadas as apostas, o banqueiro revela a carta superior de seu jogo e cada jogador, na sua vez, fará o mesmo com a carta superior de seu monte. As cartas menores que a carta do banqueiro perderão e pagarão a aposta. As cartas maiores vencerão e o banqueiro pagará a aposta. As cartas são recolhidas e reiniciam-se as apostas, dentro do mesmo esquema apresentado acima, para a segunda carta do monte.
Notas:
O banqueiro poderá desistir da sua banca ou vendê-la a outro jogador.
Quando algum dos jogadores tirar o Rei de ouros ganhará o dobro das fichas que apostou.