Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Restaurantes Portugueses em Londres que dá gosto visitar

Já alguma vez pensaram que gostariam de levar estrangeiros a provar a culinária Portuguesa, mas não encontram nenhum restaurante Português em Londres onde dê gosto levá-los? Eu já passei por isso mutas vezes. Claro que já levei pessoas a conhecer os restaurantes de Stockwell e Vauxhall, mas sinceramente, não são propriamente restaurantes com ambiente agradável para qualquer ocasião. Ou está a dar o futebol, ou estão lá grandes grupos de Portugueses em festa. Nada contra a comida ou os preços porque, em muitos desses sítios, são bons. Mas por vezes simplesmente gostaria de poder levar pessoas a um restaurante numa zona central, de fácil acesso e com um ambiente apelativo e boa comida, tal como facilmente vou a restaurantes Italianos, Espanhóis, Franceses, Indianos, etc, etc. 

canela-cafe.jpg

Existem alguns mas são poucos. Tenho as minhas dúvidas se fornecem todos boas representações da nossa culinária, mas fica a minha opinião. São eles:

Canela Café: Só lá fui duas vezes há vários anos atrás quando abriu. Na altura ofereciam uma fusão de culinária Portuguesa com Brasileira. Hoje em dia apenas servem comida Portuguesa e, o menú tem bom aspecto pelo que terei que lá voltar para experimentar. O Canela Café está aberto todo o dia e serve tanto como restaurante como café. Preço: Razoável. Prato principal ronda as £11. Localização: Convent Garden.

 

Taberna do Mercado: Fundado por dois reconhecidos chefes Portugueses - Nuno Mendes e António Galapito, este restaurante é mais 'upmarket'. Os pratos são pequenos, tipo petiscos, e apesar de inspirados pela cozinha Portuguesa, são mais elaborados e modernos. O espaço do restaurante é pequeno pelo que convém reservar mesa ou podem contar a ficar numa fila à espera. Preço: Médio/alto. Os pratos de petiscos rondam as £8 e convém pedir cerca de 3 petiscos por pessoa. Localização: Spitafields Market. 

 

Eyre Brothers: Fundado por dois irmãos que cresceram em Moçambique, Eyre Brothers oferece uma fusão de comida Portuguesa com Espanhola. Também é um bocadinho 'upmarket' e, apesar do ambiente ser agradável na zona do bar, na parte do restaurante acho que podiam melhorar significativamente a decoração. Mas os empregos foram simpáticos e a 'Carne de Porco à Alentejana' servida ali é muito boa! Preço: Médio/alto. Prato principal rondam as £17. Localização: Shoreditch

 

E são só estes de que me consigo lembrar agora. Acho que existe portanto, um grande nicho no mercado para um restaurante de boa comida Portuguess, centralmente localizado e que ofereça preços razoáveis. Estou mesmo surpreendida por ainda não terem havido imensos Portugueses a viver cá que iniciassem esse tipo de estabelecimento 

 

Como ponto de curiosidade, neste fim-de-semana, tinha ido sair a Clapton e entrei neste bar que tinha sido recomendado pelo empregado do restaurante onde tinhamos estado antes. Assim que entrámos, reparamos que os bartenders estavam a cantar, a beber shots com os clientes, etc. Sem dúvida um bar muito animado. Quando nos vieram servir, um dos fundadores do bar esteve-nos a contar um pouco do conceito do bar, e descobi que foi criado por um Português do Estoril e um Mexicano. O bar em si - Del74 - tinha uma temática Mexicada, servindo margaritas de tudo o que é sabor. Portanto, de Português só tinha mesmo o fundador, mas o conceito do bar é tão interessante e divertido, que achei por bem, comunicar. 

 

Se entretanto conhecerem outros bares ou restaurantes que vos relembrem de Portugal e achem que são boas representações da nossa culinária, por favor indiquem nos comentários.

15 comentários

Comentar post