Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Música tradicional Portuguesa antiga

A minha avó está com demência e, a cada vez que a vou visitar está um pouco (ou muito) pior do que quando a tinha visitado na vez anterior. Infelizmente, com a distância, a possibilidade de a ir visitar também não é muito frequente, mas sem dúvida que notei algumas das diferentes fases que a doença lhe afectou. Primeiro repetia as mesmas histórias imensas vezes num curto espaço de tempo. Mais tarde começou a desconfiar de tudo e de todos e, por vezes era mesmo má para as pessoas mais próximas. Depois cada vez mais, começava a falar sobre coisas sem qualquer sentido ao que estava a acontecer. E nesta minha última visita, ela já não sabia quem eu era.

 

A minha mãe tinha-me avisado de tudo e de que me devia preparar, mas por mais mentalizada que eu estivesse de que ela não me iria reconhecer, nada me poderia ter preparado para o momento em que chego junto a ela, agarro-a enquanto dou muitos beijinhos como faço sempre, e ela pergunta "quem és tu?"

 

Vou voltar a visita-la para o final do mês e tenho estado a pensar o que posso fazer ou o que lhe possa levar que a ajude a trazer algumas lembranças. Descobri que a música é das coisas que são mais sensíveis à memória e que, mesmo para pessoas com demência, ao ouvirem música que tenham ouvido ao longo da vida ajuda a reactivar as memórias associadas com essa música. 

 

A minha avó nunca foi do tipo de pessoas que ouvisse muita música, e não consigo pensar numa música que tenhamos ouvidos as duas frequentemente que ela possa associar a mim. No entanto, eu sei que a época quando ouvia mais música foi durante a sua juventude, quando andava a dançar no rancho da aldeia, e a música que ela mais gosta é mesmo música de ranchos Portugueses ou fado animado. Ela sempre gostou de música mais mexida, e também gosta da tradicional mais moderna tipo Quim Barreiros, se bem que me parece que a música mais recente não irá ajudar tanto a activar a sua memória. 

 

Comecei a fazer uma playlist no Spotify para lhe poder tocar quando estiver junto a ela. O problema é que não sei bem que músicas é que que ela ouvia para poder colocar aquelas músicas que lhe vão ajudar a reactivar a memória. E o Spotify também não tem uma boa selecção de música dos anos 40, 50 e 60 Portuguesa. Tentei também encontrar algum álbum com compilação de músicas no iTunes para poder comprar e fazer o download directo para o telemóvel, mas não encontrei nenhum álbum no iTunes. Encontrei a compilação 'O Álbum do Século - Os Grandes Êxitos Portugueses' que parece ter uma grande variedade das diferentes décadas, mas não consegui encontrar um site onde fazer o download do álbum que pareça seguro.

 

Assim sendo, venho aqui pedir se alguém tem boas recomendações de música com o critério indicado em cima, que eu possa encontrar no Spotify, ou que possa indicar um site seguro onde comprar e fazer o download de um álbum relevante, ou até que conheça uma playlist no youtube que tenha pelo menos uma meia-hora do tipo de música indicada? Qualquer ajuda ou indicação será muito bem vinda. 

19 comentários

Comentar post