Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Hackney: Destinação Noite ou Destinação Casa

Hackney é actualmente conhecido como um dos melhores destinos nocturnos de Londres, votado pela Vogue como um dos 15 bairros mais "cool" e "trendy" do mundo. No entanto, o município local entende que o contínuo desenvolvimento da noite de Hackney está a ser detrimente para a zona e quer colocar restrições significativas, limitando as horas em que são permitidas servir bebidas alcoólicas e restringindo a abertura de novos estabelecimentos nocturnos. 

 

hackney_night.PNG

 

Há cerca de 7-8 anos atrás lembro-me de que, àparte de Shoreditch, que já era popular na altura, não queria entrar em outras partes de Hackney porque era conhecida como uma zona perigosa com gangs, crime de faca, etc. Com essa percepção, Hackney era também uma zona mais barata para alugar ou comprar espaço de trabalho e para viver. Assim sendo, a comunidade artística na procura de tais espaços baratos, começou a mudar-se para Hackney. Com essa comunidade vieram também novos cafés, restaurantes independentes e estabelecimentos nocturnos. 

 

Aos poucos e poucos, Hackney tornou-se um destino popular e, hoje em dia, está talvez um pouco popular de mais, sendo que a zona de Shoreditch foi levada ao extremo da popularidade e de levar a noite ao exagero. Ainda ontem passei por lá. Por volta das 3h da manhã, as ruas estavam muito sujas com garrafas de cerveja, outras bebidas e restos de comida espalhadas pelo meio das ruas, com pessoas com ar completamento destruído a vomitarem-se pelo passeio, sirenes de polícia por todo o lado,... Existe uma falta de controlo da população que aproveita a noite e isso nota-se principalmente em Shoreditch, e cada vez mais também em Dalston. Penso que seja exactamente por isso que agora o município local está a considerar tomar medidas drásticas para restringir essa situação ao sugerir a seguinte proposta:

  • Os estabelecimentos nocturnos passam a ser restringidos a servir álcool apenas até às 23h de domingo a quinta-feira, e até às 24h às sextas e sábados à noite.
  • Os takeaways vão ter que fechar pelas 23h ou 24h dependendo da sua localização.
  • Novos bares e restaurantes na zona de Kingsland Road e Stoke Newington High Street vão ter que fechar no máximo às 23h de domingo a quinta-feira e às 24h às sextas e sábados.
  • Estabelecimentos com grande capacidade de pessoas não vão ser permitidos.
  • Novos estabelecimentos nocturnos na zona de Shoreditch não vão ser permitidos abrir a não ser em casos de algumas excepções.

Podem ler toda a proposta aqui.

 

Percebo que algo deve ser feito para melhorar o ambiente nocturno de Hackney, mas penso que tais restrinções não sejam a solução. Com essas medidas o município parece estar a dizer que tem que tratar os locais como crianças dizendo-lhes o que podem ou não fazer e mandando-os cedo para casa. Talvez a solução passe mais por uma questão de educação, não só da população, mas dos próprios estabelecimentos, para que controlem melhor o ambiente dos seus estabelecimentos e que parem de servir quando virem que o consumidor ja está demasiado embriagado. Talvez essa seja uma possível solução que ajude a manter algum controlo sem ter que estar a 'castigar' a população inteira pelos exageros e desordem instigada por alguns. 

 

Perante as notícias, foi lançada uma campanha contra estas propostas através do novo site WeLoveHackney. Quem quiser dar a sua opinião relativamente à proposta apresentada directamente ao município, poderá fazê-lo aqui.

 

 

1 comentário

Comentar post