Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Como ter sucesso numa entrevista de emprego em Londres

Como sabem, durante a minha experiência recente de procura de emprego, recebi 3 ofertas de emprego das 4 empresas com que me encontrei para a entrevista face-a-face. Ter conseguido essas ofertas não foi nem por sorte nem por ser uma profissional com um nível de experiencia acima da dos outros candidatos, mas sim porque tenho uma boa técnica de entrevista. Preparei-me convenientemente para todas elas e segui certas regras que são fundamentais para causar uma boa impressão num entrevistador.

 

Passo a deixar as minhas dicas de entrevista que espero também possam vir a ser úteis para alguns dos leitores:

 

Estudar a empresa

 

1. Estudar a empresa

Um dos primeiros temas de conversa durante uma entrevista costuma ser a empresa. Alguns entrevistadores proferem explicar um pouco sobre a empresa e o mercado, outros preferem perguntar o que é que o entrevistado sabe sobre a empresa. Por isso é essencial que tenham lido muito bem tudo sobre a empresa e memorizado uma sucinta, mas eficiente explicação relativa ao que a empresa faz. Não é preciso perderem horas a estudar a empresa para conseguirem ter uma boa definição. Alguns minutos são suficientes para fazerem a seguinte pesquisa:

  • Investigar o website da empresa - ler o "About Us" e ler as páginas relacionadas com o produto ou serviço oferecidos. Tomar notas de todos os pontos essenciais tais como o ano de fundação; o número de escritórios e suas localizações; o número de empregados; a missão, visão e valores da empresa; um pouco da sua história (quem é que fundou a empresa? a empresa já foi comprada ou já comprou outras empresas? a empresa já recebeu alguns prémios, é membro ou parceira de alguma organização de influência na indústria); quais são os principais clientes da empresa. Listar também as características principais do produto ou serviço prestado.
  • Pesquisar pelo nome da empresa no Google - poderão encontrar artigos de imprensa publicados e façam anotações dos temas desses artigos. Podem utilizar a informação destes artigos para criar as questões finais a colocarem ao entrevistador. Não só demonstram que estão interessados em conhecer mais sobre a empresa como também demonstram que se deram ao trabalho de investigar sobre a mesma. 
  • Identificar o tipo de marketing feito pela empresa - leiam o blog, vejam a sua página nas redes sociais tais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+, subscrevam para a sua mailing list caso haja essa possibilidade. Isto irá permitir-vos perceber qual o tom utilizado pela empresa para comunicar com os seus clientes e stakeholders de forma geral, o que vos permite ter uma ideia do tipo de cultura da empresa. Verifiquem coisas como - o tipo de comunicação efectuada através de texto e imagem é informal e divertida? É formal e profissional? É minimalista? Esse conhecimento irá dar-vos a perceber que tipo de postura e até que tipo de roupa devem levar na entrevista para fazerem entender ao empregador que vocês têm o tipo de personalidade que se vai enquadrar bem na cultura da empresa. 

 

Comparar experiência

 

2. Comparar cada uma das características da descrição do emprego com a vossa experiência 

Anotem para cada item requerido, que tipo de experiência é que vocês têm para satisfazer essa característica, ou, se não tiverem experiência em certos aspectos, indicarem o porque é que pensam que vão ser capazes de satisfazer essas características. Por exemplo:

  • Pedem alguém que tenha a responsabilidade para desenvolver a estratégia e implementar gestão de projectos com um orçamento e prazos de entrega limitados - anotem exemplos de projectos específicos que tenham desenvolvido (se não tiverem exemplos profissionais, pensem em exemplos pessoais), qual o tempo que tiveram para os implementar e qual o budget, indicando também possíveis ideias que tenham tido para conseguirem fazer determinadas actividades para o projecto sem ter que recorrer a fundos financeiros. Pensem também nos resultados do projecto - qual foi o retorno para a empresa?  Quantifiquem o sucesso sempre que possível. 
  • Pedem alguém com capacidade para reportar nos resultados, tendências de mercado e de vendas - anotem experiência relacionada, incluíndo, que tipo de técnicas ou programas tenham utilizado para efectuar essas actividades no passado. Utilizaram um sistema de CRM; tinham um processo semanal para reportar nos resultados ou outros? Mantinham-se a par das tendências de mercado devido à vossa vasta network de contactos? Utilizavam o apoio de uma empresa de pesquisa de mercado? Recebiam Google Alerts para certas keywords e nomes de empresas concorrentes de forma a estarem sempre actualizados nas notícias do mercado?
  • Pedem alguém que seja dedicado, organizado e com forte orientação para o consumidor - anotem exemplos de situações nas vossas vidas profissionais e pessoais em que tenham demonstrado essas características. 

 

Perguntas e respostas

 

3. Escrevam respostas a possíveis perguntas de entrevistas 

Primeiro que tudo pesquisem no Glassdoor pela empresa e emprego em questão para identificar se outras pessoas tenham indicado que tipo de perguntas lhes fizeram na entrevista. Claro que se tiverem a ser entrevistados por uma pessoa diferente, será provável que o tipo de perguntas seja também diferente, mas não deixa de ser um bom ponto de partida para a vossa preparação. E além das possíveis questões indicadas por outros candidatos no Glassdoor, convém que estejam também preparados para responder às 'típicas questões de entrevista' tais como:

  • Fale-me um pouco sobre a sua experiência e como esta se enquadra para este cargo.
  • O que é que pretende conseguir alcançar/fazer durante o seu primeiro mês neste cargo? E ao fim de 3 meses?
  • Porque é que acha que é a pessoa certa para este cargo?
  • Como é que acha que se enquadra nesta empresa e marca?
  • Quais são os seus pontos fortes? E quais os seus pontos fracos?
  • Indique um exemplo de uma situação em que tenha tido um conflito com um colega seu? E com um superior?
  • Como é que lida com críticas construtivas?
  • Descreva-me um dos maiores sucessos profissionais que teve? E um dos maiores insucessos? 
  • Como é que se sente a lidar com personalidades difíceis? Dê exemplos e indique como os resolveu?

Relativamente às vossas respostas notem que nunca devem dizer que não têm exemplos para dar ou que não têm situações negativas ou pontos fracos. O entrevistador quer conhecer-vos e saber como lidam com situações negativas. Dizerem que não têm nenhuma situação, não vos vai ajudar em nada e o entrevistador irá pensar que estão a mentir. No entanto não devem também dar exemplos de pontos tão fracos que possam ser desvantajosos para o emprego ao qual se estão a candidatar, nem exemplos de situações negativas que não conseguiram resolver. Pensem bem que exemplos possam dar. Podem-se referir a pontos fracos que têm mas indicando também o que têm feito para minimizar essa fraqueza. Por exemplo, um dos vossos pontos fracos pode ser não saberem utilizar as redes sociais actuais mas que como têm visto que é essencial estar envolvido nessas redes, já actualizaram a vossa conta no LinkedIn por ser uma rede profissional e que têm começado a utilizar o Google + para poderem seguir as notícias que vos interessam (obviamente não indiquem este como ponto fraco caso a gestão de redes sociais seja uma das características requeridas para o cargo). 

 

Podem encontrar dicas de mais perguntas típicas de entrevistas e exemplos de boas respostas no about.com 

 

Apresentação

 

 

4. Façam uma boa apresentação 

O entrevistador irá criar uma opinião vossa nos primeiros 5 segundos que vos conhecem, portanto certifiquem-se de que essa impressão seja boa:

  • A roupa - ao efectuarem a vossa pesquisa sobre a empresa irão aperceber-se um pouco sobre o tipo de cultura da empresa por isso vistam-se apropriadamente. Por exemplo, se vão a uma entrevista para uma empresa de serviços profissionais com sede na City of London ou Canary Wharf, utilizar um fato é a opção mais correcta. Se forem a uma entrevista para o cargo de designer gráfico numa empresa com sede em Shoreditch, será melhor optarem pelo "cool chic" ou "formal casual". Em caso de dúvida, é preferível que se vistam mais para o formal. O empregador não irá levar muito negativo se forem vestidos demasiadamente formais para a vossa primeira entrevista já que esse é um procedimento normal, mas numa segunda entrevista já poderão ir vestidos de uma forma mais próxima à cultura da empresa visto que já irão perceber melhor como é que as pessoas que trabalham lá se vestem. De qualquer forma, mesmo que a empresa seja extremamente informal, vocês não deixam de estar numa entrevista por isso há certos itens e acessórios que deverão sempre evitar, sendo eles ténis ou chinelas; roupa com nódoas ou mal passada a ferro; acessórios grandes tipo colares, brincos, etc., ou demasiada maquilhagem.
  • O cumprimento - ao olharem para a pessoa que vos vem receber dêem um sorriso simpático e aperto de mão firme e confiante, acompanhado de dizerem algo como "Hello. You must be NOME DELE(A). I'm O VOSSO NOME. It's really nice to meet you!". E ao acompanharem o entrevistador até ao local da entrevista, tentem manter conversa. Geralmente poderão falar sobre como foi fácil encontrar o local do escritório, elogiar a decoração do escritório ou da zona em que se encontram, por exemplo. 

 

Durante a entrevista

 

5. Durante a entrevista 

Descansem na noite anterior à entrevista, releiam as vossas notas antes de entrarem para a entrevista para terem tudo fresco na vossa memória e controlem o nervosismo. É difícil por vezes controlar o nervosismo, mas ninguém quer trabalhar com pessoas que aparentam ser pouco confiantes, por isso mesmo que estejam nervosos, tentem escondê-lo evitando tremer a voz ou as mãos quando falam. A boa preparação prévia é um primeiro passo para se conseguirem sentir confiantes e não estarem tão nervosos já que sabem o tipo de assuntos sobre as quais vão falar. É impossível preparem-se para todas as possíveis questões mas tendo exemplos bons relacionados com as características pedidas na descrição do emprego são fundamentais.

 

Algo que costumo fazer e que costuma funcionar para evitar o nervosismo é concentrar-me a pensar que neste momento não tenho aquele emprego, portanto não tenho nada a perder em ir à entrevista. Vou concentrar-me e dar o meu melhor. Se não passar à fase seguinte é porque talvez aquele nem seja o melhor emprego para mim e algo de melhor ainda há-de aparecer no futuro.

 

Este artigo do Wikihow apresenta 4 técnicas diferentes para ajudar a evitar o nervosismo dependendo do tipo de pessoa que forem, desde exercícios de meditação a técnicas mais racionais para evitar os momentos nervosos.  

 

Acima que tudo sejam positivos na entrevista. Se não tiverem bons exemplos profissionais a dar a certas questões, evitem mentir, e utilizem antes exemplos pessoais. Tentem rir ou trocar uma brincadeira com o entrevistador durante a entrevista se virem que eles estão abertos a isso, já que ajuda a criar uma relacão positiva com essa pessoa e é importante que eles se apercebem de que vocês são pessoas com quem eles gostariam de trabalhar no dia-a-dia. 

 

Outra nota importante é - evitem falar mal do vosso emprego, empregador actual ou país de origem. Se esta fôr a vossa primeira entrevista no Reino Unido, evitem também dizer que se sentem forçados a sair do vosso país devido às condições económicas, más condições de trabalho, etc. Primeiro, o empregador não irá querer contratar uma pessoa que tem problemas com o actual emprego já que pode pensar que a culpa é sua que não é bom profissional ou que não se sabe integrar. Segundo, não irá querer empregar alguém que apenas está a querer vir para o Reino Unido para ter melhores condiçoes económicas mas que no fundo não tinha qualquer interesse em sair do país de origem. Nao só os Britânicos estão fartos de se queixar que os imigrantes da União Europeia vêm tirar os seus empregos, como também empregar alguém nessa situação apresenta o risco de que essa pessoa irá querer voltar para o país de origem assim que tiver melhores condições financeiras.

 

Os empregadores só querem ouvir coisas positivas - que querem vir para o Reino Unido e trabalhar naquela empresa porque sabem que é uma das melhores empresas da indústria (ou que é boa por alguma das razões verificadas durante a vossa pesquisa) e adoravam poder desenvolver a vossa carreira lá; que com a actual globalização sentem que necessitam de trabalhar num ambiente internacional para desenvolver as vossas aptidões pessoais e profissionais; que querem sair da vossa 'zona de comforto' e ter novos desafios, etc.  

 

Após a entrevista

 

6. Após a entrevista 

Nesse mesmo dia ou no dia seguinte, enviem um email à pessoa que vos entrevistou a agradecer o tempo deles, indicando que a entrevista só consolidou o facto de que estão muito interessados naquele emprego e que ficam a aguardar notícias sobre uma potencial segunda entrevista. No about.com podem encontrar vários exemplos deste tipo de emails de agradecimento.

 

 

Espero que estas dicas vos venham a ser úteis. Para quem ainda não chegou à parte da entrevista e está, neste momento, à procura de emprego, no post "Como encontrar emprego em Londres" coloquei muita informação sobre como começar.

 

Boa sorte na vossa próxima entrevista!!

 

22 comentários

Comentar post

Pág. 1/2