Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

A influência da música tradicional

Obrigada a todos que comentaram no post 'Música Tradicional Portuguesa antiga' com ideias e sugestões de música e outros incentivos que poderiam ajudar a despertar as lembranças da minha avó. Infelizmente da primeira vez que coloquei a música, ela não lhe ligou quase nada. Tentei passar várias músicas na tentativa que alguma lhe dissesse algo, mas nada. Ela simplesmente começou a falar de outras coisas que nada tinham a haver com a música que estava a ser tocada. 

 

Mais ao final da tarde, voltei a pôr a música a tocar e, as outras senhoras que estavam sentadas junto a ela ali na sala de estar do lar, começaram a cantar e bater palmas. Então, eu dou-lhe de dançar assim estilo dança de rancho (não que eu perceba nada de rancho, mas acho que me safei que elas não se pareceram importar). Aí finalmente, como a minha avó se apercebeu de todo o alvoroço que aquela música estava a dar, ela também começou a bater palmas e a sorrir 

 

Não foi bem o efeito desejado porque não fez com que lhe activasse a memória, mas ao menos valeu porque lhe trouxe alguma animação e sorrisos. 

 

Para a próxima experimento o cheiro como activador da memória, tal como foi sugerido num dos comentários. Obrigada novamente a todos que comentaram. Sem dúvida que utilizei muitas das sugestões de música indicadas. 

 

IMG_2884.JPG

Sintra. Foto tirada durante a minha recente visita a Portugal