Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Londres e o mau tempo

É verdade que está frio, ou melhor não está só frio, está muito frio para mim. No entanto, não está tanto frio como as pessoas ouvem dizer, ou pelo menos não em Londres.

 

De Portugal só me vêm comentários de que estão abaixo dos -10ºC por cá e que já chegou aos -22ºC, mas tenho que os lembrar do local onde ouviram essa notícia. Dos jornais e noticiários claro. E o que é que os jornalistas têm tendência para fazer ao publicar os artigos nos jornais? Contorcer um bocadinho a verdade e generalizar. Eles não mentem. De facto houve locais no Reino Unido e mesmo só em Inglaterra que atingiram temperaturas mesmo muito baixas, mas isso é lá uma zona específica algures no meio do campo, informação essa que os artigos dos jornais já não especificam.

 

Em Londres na zona mais central acho que as temperaturas ainda não atingiram níveis abaixo dos cerca de -4ºC ou -5ºC e se atingiram foi assim a meio da noite porque a maior parte dos dias tem estado entre os -1ºC e 2ºC mais coisa menos coisa. Ainda à pouco o meu flatmate chegou a casa vindo hoje de Portugal e das primeiras frases que me disse foi "ah, isto afinal não está assim tanto frio como diziam".

 

Já relativamente à neve, isso sim tem estado a nevar um pouco por toda a parte e em Londres nas zonas mais afastadas do centro a neve tem alcançado uns quantos bons centímetros de espessura, mas infelizmente (ou felizmente, dependendo da perspectiva) pelas zonas 1 e 2 de Londres a neve ainda não chegou a ser espessa o suficiente para andar a fazer bonecos de neve. Pelo menos para mim que não sou grande adepta do frio, já que tenho que estar a aguentar estas temperaturas mínimas gostava de que pelo menos chegasse a nevar a sério para poder "brincar" um bocadinho com a neve. Mas até agora tem estado só aquela neve que cobre um bocado o chão mas que rapidamente se transforma em gelo e lama o que é terrível porque ando na rua de pé em pé que tenho medo que a qualquer momento lá dê uma escorregadela e caia de cú no chão.

 

Mas em termos de frio acho que ontem à noite foi mesmo um dos piores que eu já senti até hoje. Saí à rua por volta das 18h para ir ao supermercado e não levei o gorro já que era uma distância tão curta, mas ao longo de toda a caminhada só conseguia pensar no frio que eu tinha nas orelhas que estavam tão congeladas que já nem as sentia. Assim o momento em que entrei no supermercado foi de tal alívio por estar quente que acho que ainda nunca tinha ficado tão contente por entrar dentro de um supermercado.

 

Uma vez no supermercado encontrei algo que não estava nada à espera - estava completamente cheio de gente! E isso não é normal a um sábado às 18h muito menos com o frio que estava. Eu pensava que o ía encontrar quase vazio, mas estava pior que o Continente do Colombo em véspera de Natal com filas enormes que íam até ao fundo dos corredores. Basicamente estava-se a dar o que os Ingleses chamam de "panic shopping". Como têm havido todos os dias alertas de que vai cair muita neve, ao sentirem o frio extremo de ontem, basicamente as pessoas ficaram com medo de serem encurraladas em casa pela neve sem nada para comer em casa. Por isso mesmo dá de comprarem o máximo possível para ter um grande stock de alimentação em casa em caso de emergência. E tal devia ter sido o enchente de pessoas a efectuar compras no dia de ontem que àquela hora muitas das prateleiras ou secções das prateleiras estavam completamente vazias e aquele até é um dos supermercados grandes. Impressionante mesmo.

 

Agora a neve do chão já quase derreteu, mas as previsões é para a queda de mais neve para hoje, segunda, quarta e quinta-feira. mas eu também já não confio muito nestas previsões que já têm sido vários os dias em que têm previsto forte neve, mas até agora ainda não ouve dia nenhum em que a neve tivesse chegado a uma espessura considerável no centro de Londres. O problema é que, como no centro há mais movimentação de transportes e pessoas, se neva durante o dia a neve facilmente derrete, portanto só se nevar fortemente durante uma das noites é que se poderá ver o efeito na manhã seguinte. A ver vamos se ainda consigo fazer um boneco de neve este ano.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.