Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Do aeroporto para o centro de Londres

No fim-de-semana recente em que fui a França fiquei mesmo chateada comigo mesma pela decisão que tomei no momento de decidir o método de transporte a utilizar para chegar ao aeroporto de Stanstead. Fiz um erro que seria desculpado para um turista ou alguém que nunca tivesse feito o percurso centro de Londres - aeroporto de Stanstead, mas no meu caso, não tem mesmo desculpa. Basicamente, em vez de ter comprado um bilhete de comboio de ida-volta que me ficaria a £26, decidi apressadamente comprar só o de ida que me ficou a £19. Ou seja, para voltar de comboio teria que pagar novamente £19, o que daria um total de £38!! Uma diferença de £12 caso tivesse tirado logo ida-volta. Assim sendo acabei por voltar de autocarro o que me custou £9, ou seja, mesmo assim, o total da viagem ficou-me a £2 mais caro do que se tivesse comprado um bilhete de ida-volta de comboio logo desde início além de que também perdi tempo ao voltar de autocarro.

 

Para evitar que mais alguém que leia aqui o blog tome uma decisão como a minha, e para eu própria não me esquecer para a próxima, aqui vou escrever então sobre os meios de transporte disponíveis que ligam os vários aeroportos ao centro da cidade e os preços associados aos mesmos (note-se que os preços estão actualizados em Julho de 2009, mas poderão sofrer ligeiras alterações no futuro).

 

Para vos situar é importante saberem que existem 5 aeroportos na zona envolvente de Londres. São eles:

  • London Heathrow Airport (localizado na zona 6 a Oeste de Londres)
  • London Gatwick Airport (localizado a sul de Londres, já fora da cidade)
  • London Luton Airport (localizado a norte de Londres, já fora da cidade)
  • London Stanstead Airport (localizado a Nordeste de Londres, já fora da cidade)
  • London City Airport (localizado na zona 3 a Este de Londres)

Do Aeroporto de Heathrow para o centro de Londres

 

Metro: A hipótese mais fácil e das mais baratas é viajar de metro para o centro a £3.80 para uma ida.

 

Autocarro: Os autocarros partem na maioria da “Central Coach Station” no aeroporto de Heathrow perto dos terminais 1, 2 e 3. Também existem companhias como a National Express ou Eurolines que tem autocarros a partir da saída dos terminais 4 ou 5, mas caso não hajam disponíveis para as vossas datas/horário, irão encontrar sempre autocarros 24 horas por dia a partir da estacão central de autocarros junto dos terminais 1, 2 e 3. Caso venham dos terminais 4 ou 5 existem transfers gratuitos de autocarro ou de “Heathrow Connect” que é um comboio, até à zona dos terminais 1, 2 e 3 (basta perguntarem nas informações onde é que apanham esses transfers ao chegar ao aeroporto). A vantagem do autocarro é que vos pode levar a vários destinos de Londres inclusive a locais onde não existe estacão de metro. Os autocarros são bastante frequentes (cerca de cada 10 minutos) e o percurso até à estacão de Victoria demora cerca de 50 minutos. O preço dos autocarros varia um pouco e podem conseguir a partir de £4 uma ida ou £8 ida e volta se marcarem online com antecedência.

Em alternativa aos autocarros da National Express ou de outras companhias que possam encontrar pelo aeroporto podem também optar por apanhar os autocarros vermelhos públicos normais. Estes serão a opção mais barata mas também a mais demorada. Para o fazerem têm que trocar duas vezes de autocarro caso o vosso objectivo seja chegar ao centro de Londres. A partir da estacão de autocarros central de Heathrow apanham o autocarro no. 111 que vai na direcção de Cromwell Road Bus Station. Quando chegarem a Hounslow East (aproximadamente 44 minutos até lá chegarem) saem e andam até à Hounslow Bus Station onde, a partir da paragem F devem apanhar o autocarro no. 237 que vai na direcção de White City bus station. Saem em Goldhawk Road Station e dirigem-se à paragem L onde devem apanhar o autocarro no. 94 que vai na direcção de Picadilly. Uma vez chegados a Picadilly Circus estão no centro de Londres. Passe de autocarro diário custa £3.80 (como têm que apanhar 2 autocarros compensa mais comprarem um passe diário do que dois bilhetes de ida separadamente) e a viagem nos autocarros públicos irá demorar um total de cerca de 2:30h.

 

Comboio: O Heathrow Express é um comboio rápido que faz a ligação directa de Heathrow à estacão de Paddington na zona centro/oeste de Londres. Bilhete ida: £16.50. Bilhete ida-volta: £32. Duração da viagem: 15 minutos. Em alternativa ao Heathrow Express podem também utilizar o Heathrow Connect que é mais barato por parar em algumas estacões entre Heathrow e Paddington. Bilhete ida: £7.40. Bilhete ida-volta: £14.80. Duração da viagem: 25 minutos.

 

Mini cab: Como já tinha mencionado no post sobre os transportes públicos em Londres os mini cabs funcionam como táxis mas não têm taxímetro e oferecem-vos um preço certo para o destino onde quiserem ir. A companhia Fox Transfer é a mais barata que conheço e oferece transporte de Heathrow ao centro de Londres a partir de £8 por pessoa.

 

Aluguer de automóvel: A partir do aeroporto podem alugar um automóvel que utilizem como o meio de transporte preferido durante a vossa estadia em Londres. Aconselho este meio de transporte caso fiquem instalados fora das 3 zonas mais centrais de Londres que não seja facilmente acessível e/ou se pretenderem fazer outros passeios fora de Londres durante a vossa estadia em Inglaterra. Caso escolham esta opção, quanto mais cedo marcarem o aluguer do automóvel mais barato fica. Um website bom que podem utilizar na vossa pesquisa é o carrentals visto que faz a comparação de preços entre todas as empresas de aluguer de automóveis existentes nos aeroportos de Londres para as vossas datas pretendidas.

 

Do aeroporto de Gatwick para o centro de Londres

 

Comboio: A partir do aeroporto de Gatwick têm duas hipóteses de comboios. A opção mais barata é apanhar um dos comboios da companhia Southern que vai parando em várias estacões até chegar a Victoria Station ou London Bridge Station. Duração: cerca de 40 minutos. Preços: £7.90 ida ou a partir de £11 ida-volta. Estes comboios são muito frequentes durante o dia e durante a madrugada existe um comboio por hora. Se partirem de London Victoria durante a madrugada é útil saberem que os comboios partem sempre à hora certa, ou seja, parte um à 1h da manha, outro às 2h, outro às 3h, etc.
A segunda hipótese é apanharem o comboio Gatwick Express que demora 30 minutos a fazer o percurso Gatwick-Victoria Station sem paragens pelo meio. Preço: £16.90 uma ida ou £28.80 ida-volta.

 

Autocarro: Viajar de autocarro permite uma maior escolha de destinos do que os comboios. Existem várias companhias que fazem o percurso Gatwick-centro de Londres. A National Express ou Eurolines, por exemplo tem bilhetes a partir de £7 uma ida ou £15 ida-volta. A Easybus também começou recentemente a fazer a rota Gatwick – Fulham a partir de £2 (se comprados a partir do website) embora os preços variam até às £8 por ida dependendo dos dias e horários escolhidos.

 

Mini cab: Como já tinha mencionado no post sobre os transportes públicos em Londres os mini cabs funcionam como táxis mas não têm taxímetro e oferecem-vos um preço certo para o destino onde quiserem ir. Posso aconselhar a companhia Fox Transfer mas encontram mais se pesquisarem no Google.

 

Aluguer de automóvel: Caso escolham esta opção, quanto mais cedo marcarem o aluguer do automóvel mais barato fica. Um website bom que podem utilizar na vossa pesquisa é o carrentals visto que faz a comparação de preços entre todas as empresas de aluguer de automóveis existentes nos aeroportos de Londres para as vossas datas pretendidas.


Do aeroporto de Luton para o centro de Londres

 

Comboio: A estacão de comboios é localizada um pouco distante do aeroporto pelo que têm que apanhar um autocarro transfer que vos leva da porta de saída do aeroporto (paragem de autocarro localizada do lado esquerdo) até à estacão de comboios. O transfer demora cerca de 5-10 minutos e custa £1 que, ou pagam directamente ao revisor caso ele lá esteja, ou o preço será incluído no vosso bilhete de comboio para Londres. O comboio irá levar-vos até à estacão de Kings Cross (e muitas vezes continua percurso até à estacão de London Bridge). Duração: 45 minutos. Preço: £11.50 uma ida e £20.50 ida-volta. Se vêm num voo Easyjet, é frequente que as assistentes de bordo vendam bilhetes de comboio a preço descontado durante o voo pelo que vale a pena comprar nesse momento.

 

Autocarro: Várias companhias operam serviços a partir do aeroporto de Luton. Os autocarros estão localizados do lado direito após saírem do aeroporto. A companhia Terravision é uma delas e tanto podem comprar os bilhetes online ou na hora junto do próprio motorista (embora seja provável que comprando online fique mais barato). Duração: cerca de 65 minutos até Victoria Station efectuando três paragens pelo meio em Brent Cross, Baker Street e Marble Arch. Preço: £9 ida ou £13 ida-volta. A empresa GreenLine efectua o percurso do aeroporto até à estacão de Kings Cross. Duração: 60 minutos. Preço: £13 para uma ida ou £14.50 para ida-volta. A companhia easybus também funciona a partir deste aeroporto e efectua o percurso até à estacão de Victoria parando em Brent Cross, Finchley Road, Baker Street e Marble Arch. Os bilhetes podem ser adquiridos num voo da Easyjet mas ao comprarem online poderão conseguir melhores preços entre £2 e £12 por uma ida dependendo dos dias e horas.

 

Mini cab: Como já tinha mencionado no post sobre os transportes públicos em Londres os mini cabs funcionam como táxis mas não têm taxímetro e oferecem-vos um preço certo para o destino onde quiserem ir. Posso aconselhar a companhia Fox Transfer com precos a partir de £11.50 por pessoa vindos de Luton.

 

Aluguer de automóvel: Caso escolham esta opção, quanto mais cedo marcarem o aluguer do automóvel mais barato fica. Um website bom que podem utilizar na vossa pesquisa é o carrentals visto que faz a comparação de preços entre todas as empresas de aluguer de automóveis existentes nos aeroportos de Londres para as vossas datas pretendidas.


Do aeroporto de Stansted para o centro de Londres

 

Comboio: A partir do aeroporto de Stansted podem apanhar o comboio Stansted Express que vos leva até à estacão de Liverpool Street no centro de Londres. O comboio parte a partir do aeroporto de Stansted aos minutos 00, 15, 30 e 45 após cada hora e apenas pára em Tottenham Hale, antes de chegar ao seu destino final de Liverpool Street. Duração: 46 minutos. Preço: £19 ida ou £28.80 ida-volta (segundo os preços actuais no website, embora eu tenha visto a £26 ida-volta no dia em que fiz a minha viagem). Se comprarem online fica um pouco mais barato e se viajarem com a Ryanair esperem para comprar durante o voo porque fica mais barato ainda (no entanto notem que nem sempre eles vendem os bilhetes nos voos) a cerca de £15.50 ida e £22 ida-volta.

 

Autocarro: Várias empresas operam a partir do aeroporto de Stansted efectuando percursos diferentes. Os autocarros da Terravision, por exemplo, efectuam paragem apenas em Liverpool Street e Victoria Station mas já os da National Express ou Eurolines efectuam paragem em Golders Green, Finchley, Lord’s Cricket, Baker Street, Marble Arch e Victoria Station o que será favorável para quem quiser ficar numa das estacões pelo caminho. O percurso até Victoria Station com a National Express demora cerca de 1h40m. Preço através da National Express: £10 ida ou £17 ida-volta. O easybus também faz o percurso à semelhança da National Express pelo lado oeste de Londres até Victoria Station parando apenas pelo meio em Baker Street.  O percurso a partir do aeroporto de Stansted é efectuado em minibuses com 19 lugares cada, o que pode ser uma desvantagem porque já vi pessoas que estavam na fila terem que ficar à espera pelo segundo autocarro visto que o primeiro que veio encheu antes que todos os passageiros pudessem entrar. A duração da viagem até Victoria é de 1h30m. Preço easybus: £9 ida e £13.50 ida-volta se comprados na hora mas podem conseguir mais barato se marcarem online. É importante ter estes destinos em consideração visto que o aeroporto de Stanstead fica localizado a Nordeste de Londres, portanto, se estiverem com pressa é aconselhável apanharem o autocarro da Terravision que, como faz o percurso pelo Este e apenas demora cerca de 55 minutos a chegar a Liverpool Street. Preço Terravision: £9 ida ou £13 ida-volta caso sejam comprados online ou num voo Ryanair (notem que nem sempre a Ryanair vende os bilhetes no voo) e serão um pouco mais caros se comprados junto do motorista.

 

Mini cab: Como já tinha mencionado no post sobre os transportes públicos em Londres os mini cabs funcionam como táxis mas não têm taxímetro e oferecem-vos um preço certo para o destino onde quiserem ir. Posso aconselhar a companhia Fox Transfer mas encontram mais se pesquisarem no Google.

 

Aluguer de automóvel: Caso escolham esta opção, quanto mais cedo marcarem o aluguer do automóvel mais barato fica. Um website bom que podem utilizar na vossa pesquisa é o carrentals visto que faz a comparação de preços entre todas as empresas de aluguer de automóveis existentes nos aeroportos de Londres para as vossas datas pretendidas.


Do London City Airport para o centro de Londres

 

De momento ainda não existem voos directos de Portugal até ao London City Airport mas caso venham de outro país, uma vez no aeroporto podem utilizar um dos seguintes métodos para chegar ao centro da cidade:

 

DLR e metro: A partir do aeroporto podem apanhar o DLR (ver mais detalhes no post dos “Transportes públicos em Londres”) até Canning Town (duração da viagem é de 7 minutos) onde podem apanhar o metro da Jubilee Line na direcção Westbound para o centro da cidade ou então saem na estacão de Bank (duração da viagem é de 22 minutos desde o aeroporto) onde já estarão mais próximos do centro e aí podem apanhar as linhas de metro Central Line, District line, Circle Line ou Northern Line dependendo do que vos der mais jeito para o vosso destino final. Preço: £4 ida ou £8.60 bilhete diário entre as zonas 1-3.

 

Autocarros: Podem efectuar o percurso através dos autocarros vermelhos públicos normais. Se o vosso destino final for Trafalgar Square, no centro de Londres, terão que apanhar o autocarro no. 473 a partir do aeroporto na direcção de Stratford. Em Plaistow/Greengate trocam para o autocarro no. 115 que vai na direcção de Aldgate e chegados a Aldgate East trocam para o autocarro no. 15 na direcção de Paddington Station até chegarem a Trafalgar Square. Duração total da viagem: 2 horas. Preço: Bilhete de autocarro diário custa £3.80.

 

Mini cab: Como já tinha mencionado no post sobre os transportes públicos em Londres os mini cabs funcionam como táxis mas não têm taxímetro e oferecem-vos um preço certo para o destino onde quiserem ir.

 

Aluguer de automóvel: Caso escolham esta opção, quanto mais cedo marcarem o aluguer do automóvel mais barato fica. Um website bom que podem utilizar na vossa pesquisa é o carrentals visto que faz a comparação de preços entre todas as empresas de aluguer de automóveis existentes nos aeroportos de Londres para as vossas datas pretendidas.

 

Independentemente do aeroporto a partir do qual viajarem, podem fazer a pesquisa dos preços dos bilhetes e horários dos comboios e efectuar a reserva dos mesmos, a partir do site da trainline cuja caixa de pesquisa encontram em baixo: 

 

257 comentários

Comentar post

Pág. 1/13