Sexta-feira, 3 de Julho de 2009
Os emigrantes também podem consumir produtos Portugueses

No outro dia fui contactada pela criadora de um novo site relacionado com a distribuicao de produtos alimentares Portugueses através da Internet dedicado aos emigrantes Portugueses e todos aqueles que queiram experimentar o que de melhor a alimentacao Portuguesa tem para oferecer. O nome do projecto chama-se “Aromas e Sabores de Portugal” e pode ser encontrado através do site: http://www.aromasesaboresdeportugal.pt

Gostei muito da ideia principalmente porque, para quem nao viva perto de locais onde possam adquirir produtos Portugueses, muitas vezes as saudades apertam, e assim é uma forma de podermos encontrar um bom vinho do Porto, uma Ginjinha ou umas queijadinhas de Sintra directamente vindas da Sapa sem precisarmos sair do comforto do nosso sofá. Pelo que estive a ver no site, todos os produtos sao de marcas de qualidade facilmente reconhecidas e os precos também parecem estar bem ao nível do que encontro nas lojas da comunidade Portuguesa cá em Londres. Assim sendo, decidi colocar algumas questoes ‘a Manuela Palma que é a principal criadora deste projecto para que vos possa informar também melhor sobre este website e como forma de comunicá-lo melhor. Afinal, se de vez em quando formos ao www.aromasesabores.pt comprar algumas das nossas compritas em vez de ir a um supermercado normal do país onde vivemos estamos também a incentivar a exportacao nacional e assim sendo, mesmo longe, ajudamos um bocadinho a economia do nosso país. Eu por exemplo, irei fazer umas comprinhas através do aromasesaboresdeportugal.pt da próxima vez que fizer um jantar Portugues lá em casa para dar a provar ‘a estrangeirada os sabores do meu país.

Aqui ficam entao com as respostas ‘as questoes que coloquei ‘a Manuela:


1) Como e quando surgiu a ideia de criacao do projecto aromasesaboresdeportugal.pt?

Vou investir algum tempo a explicar-te a historia desde o inicio, pode ser? Há muitos anos que trabalho por minha conta e risco em consultadoria ligada à construção civil. Há cerca de dois anos e meio formalizei uma empresa nesta área. Se te interessar saber o que fazemos podes visitar www.doccivil.pt. Para além disso tenho o pai do meu filho a trabalhar comigo. Ora acontece que  Paulo tem uma forte experiencia na área da Exportação e Importação, mas infelizmente as coisas não tem corrido muito bem. O Paulo é um excelente profissional na sua área quer seja  a procurar produto seja a organizar toda a parte logística. No entanto é um péssimo comercial. Não sabe vender o seu produto e isso tem levado a que as coisas não tenham corrido como desejaríamos.

Para além disso tenho uma empregada administrativa que tem familiares emigrantes e comentava há uns tempos que até a Maria compravam, e que compravam os ingredientes para fazerem Bolo-Rei porque em França não havia bolo-rei.

A dada altura eu, que tenho a mania que vou salvar o Mundo, tive a ideia que teríamos que fazer algo para ajudar Portugal a sair da crise, e que a única forma de o fazer era aumentar as exportações. Por isso eu tinha que fazer a minha parte. Junta a isto tudo o facto do nosso Presidente da Republica a dada altura referir que contava com os emigrantes portugueses para aumentar as exportações.

Para além disso verificamos através dos diversos blogs que eu já frequentava que havia um imenso saudosismo de comida tradicional portuguesa.

Junta tudo isto e dá-se a ideia de criar uma loja não só de vinhos (que era a ideia inicial) mas sim de tudo o que é de comer típico e característico de Portugal e que nós sabemos fazer tão bem . Para testar a ideia criamos inicialmente um perfil no Hi5 para testarmos a adesão e tivemos respostas completamente alucinantes. Uma adesão, um interesse de facto surpreendentes. Avançamos rapidamente para a concretização da loja online. É um projecto cauteloso, porque não podemos meter-nos em grandes aventuras, mas acima de tudo é um projecto de grande afecto, porque eu gosto muito do meu Portugal.

2) Este é um projecto individual ou colectivo e, se colectivo, gostarias de dizer aos leitores do Tuga em Londres os nomes dos colaboradores?

Pela pergunta que fazes o projecto é individual, mas tem pessoas à frente dele. Chamam-se Paulo Porto, Manuela Palma e Marisa Azevedo.


3) Segundo sei este website foi lancado este ano. Qual o nível de aceitacao que tens visto a partir do público nestes primeiros meses de lancamento?

A nível do Hi5 a adesão foi como já disse fortíssima. Mas a nível de vendas efectivas está muitíssimo aquém do que esperaríamos. Como se alguma coisa tivesse falhado no Marketing…


4) Parece-me que a audiencia principal do aromasesaboresdeportugal.pt sao os emigrantes Portugueses. Qual é a vantagem para os emigrantes comprarem produtos Portugueses através do site em vez de comprarem nas lojas das comunidades Portuguesas locais?

A vantagem vem de poderem encontrar aqui produtos que não encontrem nas lojas. Aliás um dos nossos objectivos é fornecer as lojas presentes nas comunidades portuguesas locais.


5) Vejo que a partir do site vendem produtos alimentares Portugueses tais como ovos moles de Aveiro. Como é que conseguem garantir que estes produtos cheguem ao destinatário em boas condicoes e sem estarem estragados?

No caso dos ovos moles, assim como outros produtos que necessitam de controle de temperatura, são enviados em embalagem EPS com acumuladores de frio de forma  a preservar a sua frescura. Além disso, sempre que possível, escolhemos produtos que são preservados em atmosfera modificada destinados a ter uma vida útil superior.


6) Já aconteceu algum caso em que produtos foram mandados para trás por um dos vossos clientes? Se sim, quais foram as razoes e quais foram os procedimentos tomados para satisfazer o cliente em questao?

Não, nunca aconteceu.

7) Qual é a garantia que os clientes tem de que os produtos comprados através do aromasesaboresdeportugal.pt sejam de qualidade?

Esta é difícil de responder. Mas posso dizer-te que não temos nada à venda na loja que não tenha já estado em minha casa para consumo próprio. Alias posso inclusivamente dizer-te que uma primeira fase de prospecção de produto passa por ir ao supermercado e a diversas lojas e feiras fazer uma recolha de diversas marcas e seleccionar a que tem melhor sabor e apresentação. E só a partir daí é que seleccionamos os fornecedores a contactar. Outro exemplo, um dos produtos que iremos ter à venda dentro de pouco tempo é o Queijo de Azeitão e como é que seleccionámos o fornecedor? Não foi pelo preço, mas sim pela dedicação, pela paixão que o nosso fornecedor demonstrou ter na sua actividade.

O factor preço não é preferencial, a qualidade e o sabor sim.

8) Existe possibilidade de desconto para grandes encomendas de produtos Portugueses? E em caso afirmativo, qual o número mínimo necessário encomendar para o cliente ter direito a desconto?

Existe sim, não só a nível dos produtos, como a nível dos portes. Suponhamos que se trata de uma loja que pretende encomendar uma palete com Nestum e Cerelac, mais três caixas de doces tradicionais, entre outras coisas. Não só terão um preço completamente diferente no produto, dado tratar-se de um retalhista, como nos portes pois a modalidade de transporte a utilizar não será a de um serviço de Courier, mas sim um tipo de transporte utilizado normalmente a nível comercial, por exemplo por camião TIR, o que por si só representa um significativo abatimento nos custos. Dispomos ainda de um serviço de "Procura por Pedido", o qual permite que mediante uma consulta, em que nos indique quais os produtos que pretende e a respectiva quantidade, por e-mail ou fax apresentemos uma proposta de fornecimento de diversos produtos não referenciados no site, com indicação de quais as modalidades de transporte possiveis e respectivos custos e prazos de entrega. 

Mas não nos peçam produtos que não sejam portugueses. Excepção feita para o Bacalhau, que apesar de ser da Noruega faz parte da gastronomia portuguesa, e o mesmo se aplica para os cafés.

9) Penso que algumas das dúvidas que os visitantes do site podem ter estao relacionadas com a questao da seguranca do pagamento online e da certeza que o produto chegará ao destino. Que garantias é que voces tem para assegurar os clientes relativamente a estas situacoes e qual o tempo mínimo e máximo que poderá levar uma encomenda a ser entregue?

Os pagamento são efectuados via PayPal que é uma empresa processora de pagamentos altamente reconhecida a nível mundial que possui todos os certificados de seguranca ao nível de proteccao dos dados do cliente e que garante a eficácia em como o pagamento é de facto efectuado sem quaisquer problemas. As garantias da encomenda chegar ao destinatário? Bem, nós acompanhamos o tracking das encomenda. Que riscos têm? Suponho que os mesmos que tem outras encomendas noutros sites.

Alem disso, os produtos são expedidos daqui dentro do prazo máximo de 48 horas úteis após a confirmação da recepção de pagamento. Relativamente aos tempos de viagem, pode demorar entre 2 a 10 dias, dependendo do destino e da modalidade escolhida pelo cliente. Obviamente não aceitamos uma encomenda de ovos moles para a Australia na modalidade Standard que demoraria cerca de uma semana a chegar. No entanto se for uma loja que faça uma encomenda de razoável dimensão já se justifica o envio da carga por via aérea ou em contentor frigorifico se se tratar de produtos como enchidos ou presunto. Se um cliente efectuar uma compra e a modalidade de transporte não for a adequada ao tipo de produto adquirido, entramos em contacto e expomos os motivos pelos quais a encomenda não pode ser expedida da forma solicitada e procuramos chegar a uma solução. Se tal não for possivel, anulamos a compra e procedemos á devolução do dinheiro. Em todos os produtos por nós expedidos são tomadas todas as medidas possiveis para  preservar TOTALMENTE as suas características.

No site, em contactos, consta a nossa morada física, e se quiserem confirmar o telefone fixo encontra-se em meu nome pessoal: Manuela Palma

10) Para finalizar e para abrir o apetite gostava que nos dissesse quais os produtos mais populares que até agora tem vendido a partir do site e qual é a variedade de produtos que podemos encontrar no aromasesaboresdeportugal.pt?

Falemos antes dos produtos que as pessoas mais referem… Ginjinha, Nestum Mel, Ovos Moles, Licor Beirão, Muralhas, Leitão (só disponível por consulta previa), Periquita, Casal Garcia, enchidos e fumados. Podem encontrar de tudo o que seja português e de comer. Se não estiver lá, vão a “pedidos especiais” e peçam, que nós procuramos. 
Posso desde já adiantar que muito em breve iremos disponibilizar através do site os seguintes produtos: Enchidos diversos, como chouriço, paio, paiola cacholeira, etc, presunto (com diversos meses de cura) queijos curados. Da zona de Alcobaça iremos ter Aguardente de Pera, licores diversos, geleias, compotas, doces, mel e marmelada.

 
 
   
publicado por Tuga em Londres às 08:57
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Guida a 3 de Julho de 2009 às 11:45
Olá!
Antes de mais parabéns pelo teu blog.
E que óptimo post este. Por estes lados Zurich ) é complicado encontrar a variedade de produtos de qualidade que o site oferece. De certeza que vou ser cliente :) !!!!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá! <BR>Antes de mais parabéns pelo teu blog. <BR>E que óptimo post este. Por estes lados Zurich ) é complicado encontrar a variedade de produtos de qualidade que o site oferece. De certeza que vou ser cliente :) !!!! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjs</A> .
De Tuga em Londres a 4 de Julho de 2009 às 21:29
Boa
De Silvia a 9 de Janeiro de 2010 às 21:42
Ola. Este post gerou muita expectactiva, porque aqui em Madrid tambem nao e facil encontrar alguns productos tipicos portugueses, mas tentei acceder ao site e nao estava disponivel. Ainda se mantem este negocio?
De Tuga em Londres a 10 de Janeiro de 2010 às 14:27
Só agora que li este teu comentário é que vi que o site não está mais acessível. Não sei se terão acabado com o negócio. Sei que eles tinham um grupo no hi5. Podes lá ir e contactar diurectamente o organizador do grupo para perguntares se ainda está em funcionamente a partir de outro site.
De Filipa R. a 3 de Julho de 2009 às 13:59
O site parece-me bastante interessante!! Se eu estivesse fora de Portugal, ia ser cliente, com toda a certeza! Não há nada como a nossa "comfort food" para acalmar um pouco a saudade, não é? Penso eu!
De Carla Guerra a 12 de Julho de 2009 às 22:55
Este sitio vai dar jeito! Se bem q Stockwell fica a um pulinho de Lewisham! Vou usar e depois digo como me sai!
Fica bem.
De Tuga em Londres a 13 de Julho de 2009 às 11:12
Sim, depois diz o que achaste do servico. De certeza que vai ser util para outras pessoas poderem ler testemunhos do servico.
De Debora Nobrega a 11 de Agosto de 2009 às 13:01
Que maravilha!!!So agora descobri o teu post ... :( Eu ainda moro um pouquinho longe da zona da comunidade portuguesa, pois moro em Dartford . Sempre que ia a Londres vinha carregada de produtos portugueses, assim será muito mais fácil :) Beijocas e obrigada

xxx
De Tuga em Londres a 11 de Agosto de 2009 às 21:28
De nada. Ainda bem que áchaste o post útil :-)
De Inês a 26 de Janeiro de 2012 às 16:33
Olá,
Tenho familia na Inglaterra e gostaria de saber qual a forma mais económica para lhes enviar encomendas?É que pelos correios é um bocadito caro...são encomendas pequenas, normalmente roupa...

Obrigada atempadamente!
Bjx
De Tuga em Londres a 12 de Fevereiro de 2012 às 14:45
Já tentaste ver em empresas de distribuição tipo Parcel Force?
De Antonio Espadinha a 29 de Novembro de 2012 às 09:06
OLA A TODOS!!
TAMBEM SOU PORTUGUES EMIGRADO NA INGLATERRA!
CRIEI ALGO A PENSAR EM PESSOAS COMO NOS E PARA NOS!
UM BLOG COM AS TV'S PORTUGUESAS, JORNAIS TUGAS, XAT, ULTIMOS FILMES NO CINEMA E MAIS!!
VISITEM E COMPARTILHEM COM TODOS!
FAÇAM DESTE ESPAÇO O VOSSO ESPAÇO!! :)

Comentar post

.Procura de emprego no Reino Unido
.Tuga Londrina
A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.
.pesquisar
 
.Pesquisa Google
Google
.Links Patrocinados



.Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. A internet vai poder cont...

. Benfiquistas celebram cam...

. Uma semana na neve

. E esta semana vou estar a...

. Passeios alternativos em ...

. Passeios alternativos em ...

. Morning Glory

. O livro

. 39km de bicicleta

. O que fazer em londres em...

.o passado da Tuga
.tags

. todas as tags

.links
.Statcounter
.Google Analytics
.subscrever feeds