Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

O Centro Comercial Colombo já era.

A partir de hoje, com a abertura do novo Centro Comercial Westfield em Londres, o nosso Centro Comercial Colombo deixou de reinar como o maior centro comercial dentro de uma cidade da Europa. De facto, enquanto o Colombo tem 120.000m2 totais, o Westfield abarca 150.000m2 só na zona comercial (ou seja, sem contar com zonas exteriores). 

 

A abertura deu-se hoje, depois de 20 anos desde que a ideia de criar este Centro Comercial foi iniciada. Contando com a presença do nosso Presidente da Câmara de Londres Boris Johnson e com várias celebridades que foram convidadas para cortar as fitas de muitas lojas e dar como oficial a abertura do Westfield, o Westfield viu também passar pelos seus corredores hoje mais de 100.000 pessoas.

 

Apesar do seu amplo espaço, o Westfield contém apenas 265 lojas espalhadas pelos seus 5 andares, enquanto que o Colombo detém 427. Isso justifica-se porque grandes lojas como a Marks & Spencer e a Debenham's ocuparam uma grande parte do espaço com as suas super lojas.

 

Pessoalmente acho que Londres estava mesmo a precisar de um espaço como estes. É que ao contrário de Lisboa que tem uma grande quantidade de centros comerciais, Londres tem centros comerciais a menos com alguns pequenos centros espalhados pela cidade, mas nenhum que tenha uma grande variedade de lojas. Por cá o comércio de rua ainda é o grande ponto forte das compras Londrinas, mas mesmo assim são poucas as ruas onde se encontra de tudo aquilo que se quer (ou reformulando, tudo aquilo que eu quero).

Para mim, os melhores locais que aconselho em termos de compras em Londres são:

  • Oxford Street - é a principal rua de comércio de Londres onde se encontram várias lojas de departamento (tipo El Corte Inglés) e grande variedade de inúmeras lojas de roupa e sapatos, entre outras. Como esta rua é tão comprida, existem até várias marcas que têm mais do que uma loja na Oxford Street. Por exemplo existem 3 Zara's, 2 H&M outras 3 FCUK, etc.
  • Regents Street - já foi uma das ruas mais caras para compras de Londres, mas hoje em dia já não é assim. Tem também uma grande variedade de escolha e fica localizada perpendicular à Oxford street.
  • Convent Garden - Ideal para quem quer comprar roupa desportiva ou ténis originais, mas também tem as lojas de todas as marcas mais conhecidas.
  • High Street Kensington - Tem uma grande variedade de lojas um pouco mais "upmarket", portanto mais exclusivas, mas nao tem alguns nomes importantes e mais comuns tais como Zara e Mango.
  • Bond Street & Chelsea com as suas lojas de designers de renome e marcas caríssimas, são também uma boa opção para quem estiver disposto a abrir os cordões à bolsa.
  • Camden Town e Brick Lane - zonas ideias para quem quer comprar roupa ou acessários mais alternativos tipo roupa vintage, punk, gótica, etc., no entanto, dada a popularidade destes locais já se vêm ali algumas marcas internacionais, principalmente em Camden Town, destruindo um pouco do seu carácter original.

Agora, por muito que eu goste do comércio tradicional, odeio estar num sábado à tarde em Oxford Circus, querer andar e não poder porque estão outras 50 pessoas à minha frente num espaço de 1 metro que aguardam impacientemente que o sinal para peões fique verde. Irrita-me profundamente esta confusão com o transito e as inúmeras pessoas que andam sempre a correr, a empurrar, os passeios estreitos que atrasam ainda mais o passo,...

Claro que dentro de um centro comercial também vou ter muitas pessoas aos encontrões, agora o que não vou ter vai ser o trânsito e o mau tempo que aparece sempre cada vez que estamos na rua às compras.

 

Possivelmente ainda não será este fim-de-semana que vou fazer a visita ao nosso novo centro, mas talvez na outra seguinte já consiga lá ir dar uma espreitadela. Assim até dou tempo para os lojistas terminarem as lojas que ainda se encontram fechadas (não é só em Portugal que as coisas têm por hábito atrasarem-se para além da data esperada).

 

Depois quando lá fôr visitar o centro, que fica localizado no Oeste de Londres em Sheperd's Bush (Central line e Hamersmith & City line do metro), venho aqui dar a opinião se de facto este novo centro vale a pena ou se o melhor será mesmo restringirmo-nos ao ambiente sufocante dos fins-de-semana em Oxford Street.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 01.11.2008

    Claro que sim, foi o que disse no post, que o centro tamb´´em pode estar cheio de gente, mas ao menos j´´a nao terei problemas nem com o transito nem com a chuva/frio, o que ´´e uma GRANDE vantagem para mim.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.