Segunda-feira, 23 de Julho de 2007
Viver em Londres - Onde, Como e Quanto?

Visto várias pessoas já me terem pedido informações sobre como encontrar casa em Londres decidi criar um post exclusivamente dedicado a fornecer todas as informações para quem está a pensar vir para cá viver, quais os passos a tomar e dicas essenciais para encontrar boa acomodação ao mais baixo preço.

Se já sabem a data em que vêm morar para Londres o primeiro passo é fazerem uma busca na Internet em websites específicos para tal. Esqueçam a ideia de procurarem casas anunciadas nos jornais quando chegarem cá ou de irem a agências imobiliárias. Eu experimentei de tudo e sem duvida a procura pela net é a mais aconselhável e onde se encontram melhores casas aos melhores preços. A partir da pesquisa na Internet também podem encontrar muitas agências imobiliárias a anunciar casas se este fôr o vosso método preferido. A pesquisa será muito mais rápida e eficiente online do que indo a pé de imobiliária em imobiliária.

Porque não aconselho procurar casa nos jornais ou em agências imobiliárias?:
- As agências imobiliárias cobram taxas elevadas ao senhorio e ao inquilino. Isso faz com que o senhorio coloque a renda mais elevada porque vai adicionar ao preço que quer receber de renda as taxas cobradas pela agência. No entanto, este também é um método mais seguro porque sabem que o vosso dinheiro estará protegido pela agência, ao passo que pagando directamente ao senhorio têm menos garantias. No entanto, se esta fôr a vossa primeira casa em Londres terão que apresentar um credor caso não paguem e o processo burocrático para arrendar casa torna-se mais difícil de início sendo efectuada através de agência.
- Os jornais/revistas são meios cada vez menos usados pelo inquilino moderno que está habituado a utilizar a Internet. Assim sendo os senhorios de boas casas têm a tendência a anunciar online. Essa talvez seja ou não a razão de que as casas anunciadas em jornais e revistas têm a tendência a ter menos qualidade. Pelo menos todas as casas que vi encontradas através de um jornal tinham péssimo aspecto, sujas com cheiro a urina de gato ou a ambientador utilizado obviamente para cobrir o cheiro da Marijuana no ar. Na sua maioria a experiência foi má, portanto se poderem evitar as habitações/quartos anunciados na impressa, evitem-no.

OK, agora que já sabem que devem fazer a vossa pesquisa online é importante saberem O QUE pesquisar. Podem querer procurar por um local onde vivam sozinhos (geralmente apartamento ou Estúdio), podem querer viver acompanhados numa casa/apartamento partilhada onde cada pessoa tem o seu próprio quarto ou podem até partilhar o mesmo quarto com outra pessoa para se tornar ainda mais barato. Vejamos então as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções:

Apartamento T0 (1 quarto) ou Estúdio -  Quem escolher uma destas opções tem que ter uma coisa fundamental - dinheiro! Esta é a opção mais cara de se viver em Londres. Para apartamentos de 1 quarto os senhorios geralmente metem a renda sempre a contar que duas pessoas vão lá viver, portanto geralmente um casal ou dois amigos. Ou seja, colocam o preço para dois. Num estúdio os senhorios vão contar que uma pessoa lá esteja a morar, mas como num estúdio tem-se o privilégio de morar sozinho isso vai também aumentar o preço. Claro que depois outros factores também vão influenciar o preço tal como a localização, mas já vou falar nisso mais adiante.

Casa/apartamento partilhado – Esta é geralmente a opção escolhida pela maioria por ser das mais baratas, mas também por se estar em contacto com outras pessoas o que, para muitos é bem melhor do que viver sozinho numa nova cidade, e também cada qual tem a sua própria privacidade no quarto. A situação ideal claro que é já ter amigos com quem partilhar a casa visto que assim se evitam surpresas desagradáveis que podem acontecer muitas vezes quando não se conhecem as pessoas. No entanto mesmo que não conheçam as pessoas com quem se vai morar, tentem ir visitar a casa num dia em que todos os “housemates” lá vão estar para que falem um pouco com todos eles já que sempre dá para ter uma primeira impressão das pessoas o que é melhor do que ir ao escuro viver numa casa em que não se tem ideia das pessoas que lá vivem. Nesta situação de casas partilhadas geralmente os senhorios ou arrendam a casa inteira e todos os inquilinos assinam contrato e todos são responsáveis por tudo ou então o senhorio aluga quartos individuais numa casa. O problema desta ultima opção e
é que nesse tipo de habitações geralmente as pessoas que lá vivem nem se querem dar umas com as outras. Cada um vive no seu quarto e tentam utilizar a cozinha apenas quando não está lá mais ninguém. Claro que isto não é regra geral, mas como é o senhorio que escolhe os inquilinos em vez de serem os próprios moradores, isso pode trazer o problema de irem viver para uma casa com pessoas muito mais velhas ou mais novas com gostos e hábitos completamente diferentes, podem ser muito limpas ou muito sujas, enfim, nunca se sabe. Daí, na minha opinião procurem por casas onde quem está a anunciar o quarto vago sejam de facto as pessoas que lá moram.

 

Partilhar quarto – Também se encontram vários anúncios para partilhar o mesmo quarto com outra pessoa. Eu totalmente desaconselho essa opção porque, mesmo que a pessoa seja muito simpática e se dêem bem, há sempre momentos em que a outra pessoa ou vocês querem decorar o quarto com o seu próprio gosto ou quer trazer um namorado(a) lá para casa, ou vem muito tarde depois de uma noitada e vai acordar a outra pessoa que esta a dormir. Enfim, existem inúmeras razoes contra esta opção. Mas se estiverem mesmo com o dinheiro apertado talvez valha a pena considerarem esta hipótese temporariamente até encontrarem outra coisa melhor ou ganharem mais dinheiro.

 

Se forem estudantes e a vossa universidade tiver residência de estudantes aconselho vivamente a irem viver para a residência. Quando eu estive cá em Erasmus, colegas meus que tinham optado viver em casas particulares arrependeram-se amargamente porque perdiam todo o “fun” da vida de estudante já que era na residência que haviam sempre festas, se conheciam muitas novas pessoas e tudo mais. Enfim, mas isso e mesmo bom só para estudantes que têm tempo e querem é festa!

 

Outro factor extremamente importante a considerar quando vão fazer a vossa pesquisa por casa é a localização. Londres é dividida em zonas de metro de 1 a 6 (sendo zona 1 a mais central e zona 6 a mais afastada) e também podemos dividi-la em norte, sul, este e oeste.

Ora portanto a zona 1 é obviamente a mais cara e vai-se tornando mais barato quanto mais se afastam do centro. Agora têm que considerar que se estão a trabalhar/estudar na zona 1, não será muito favorável viver na zona 6 pelo tempo que demoram em viagens e pelo custo dos transportes que fica mesmo caro (ver post "Os transportes públicos em Londres").

 

De forma geral (embora hajam muitas excepções) as zonas Norte e Oeste são caras e as zonas Sul e Este são baratas. As zonas Sul e Este são mais baratas por serem mais perigosas ou por serem mais desagradáveis de se viver.


Abaixo vou listar as zonas que considero muito boas, as zonas aconselháveis (em termos de preço, onde consigam encontrar uma casa com mais qualidade por menos dinheiro e onde a própria localidade seja OK) e desaconselháveis (em termos do aspecto e do nível de crime da zona).

 

Zonas muito boas para viver (sem nenhuma ordem em particular):

  • Chelsea/Knightbridge: Duas das zonas mais caras para se viver em Londres mas, sem dúvida, muito agradáveis, muito seguras e muito centrais.
  • Fulham/South Kensington/Earl's Court: Um pouco mais afastadas do centro mas, mesmo assim muito centrais, localizadas a Oeste na zona 1/2,com imensos restaurantes, pubs e a Fulham Broadway é uma zona óptima para se sair á noite.
  • Richmond: Lindo. É um bom bocado afastado do centro e uma das últimas estacoes da District Line, no entanto é uma zona super agradável, segura, e bonita junto ao famoso parque de Richmond e com uma zona comercial com muito boas lojas, restaurantes e bares.
  • Notting Hill: Cada vez é uma zona mais apreciada e consecutivamente mais cara. Com o famoso Portobello Market, e as casas pintadas de várias cores, como é característico da área, Notting Hill é muito agradável, com óptimas lojas, bares e cafés, mas com a desvantagem que as principais ruas estão também, cheias de turistas.
  • Bayswater/Queensway: Muito próximas de Notting Hill, os preços da acomodação aqui mantém-se cara, mas existe também muita oferta de acomodação para estudantes, edifícios onde 20 pessoas partilham o mesmo apartamento, ou edifícios com muitos "bedsits" (são uma espécie de estúdios só que sem a casa de banho privativa. Esta é partilhada com outras pessoas no mesmo apartamento). Aqui também existem imensos hóteis daí as ruas estarem constantemente cheias de turistas. De qualquer forma existem muitas lojas agradáveis, os edifícios têm óptimo aspecto, ficam centrais a Londres e são zonas consideradas seguras de baixa criminalidade.
  • Paddington/Warwick Avenue/Maida Vale/Marylebone: Morar aqui é caro. As zonas são todas muito centrais, calmas (à excepção de Paddington que é mais movimentada), bonitas e seguras. Geralmente vivem por aqui famílias ou casais mais velhos.
  • Swiss Cottage/St. John's Wood: Posh, posh, posh. Mas muito calmo e agradável de se andar nestas ruas. Estas zonas sao próximas a Regent's Park que, na minha opiniao é um dos melhores parques de Londres. Vivem por estas zonas muitos jovens que trabalham na área financeira ou famílias e casais mais velhos.
  • Regent's Park/Primrose Hill: Caríssimo! Podem imaginar portanto o agradável que é a zona. A Kate Moss e outras celebridades vivem por aqui.
  • Hampstead Heat/Belsize Park: Muito British, gosto muito destas áreas pelo carácter que as casas tem. As ruas também são calmas, e o Heat, ou seja, o parque de Hampstead é lindíssimo e ideal para se ir por ali passar uma tarde de verão.
  • Angel/Highbury & Islington: Zona mais jovem, onde se encontra a popular Upper Street cheia de bares e restaurantes. Aqui também residem os típicos profissionais da área financeira que recebem bónus rechochudos que lhes permite pagar morar na zona (atenção que muitas vezes os anúncios de casas indicam que fica na zona de Islington mas querem mesmo dizer Holloway Road que já não representa as características que estou aqui a indicar. Holloway Road não é péssimo, mas é apenas OK. Não é uma rua/zona agradável como Angel e Highbury & Islington).

 

Zonas aconselhadas para viver (sem nenhuma ordem em particular):

  • Clapham (North, Common, South, Old Town, Park, Junction): Sul, zona 2, óptima zona onde se sair à noite, tem bons restaurantes e bares, muitas lojas de todos os géneros, zona calma, comunidade maioritariamente Britânica, boas ligações para o resto da cidade principalmente com a estacão de comboios de Clapham Junction.
  • Vauxhall: Sul, zona 1, tem estacão de metro e comboio, é uma das zonas de Londres onde existe uma comunidade Portuguesa, e também é uma zona que atrai a comunidade Gay dados os muitos bares e discotecas dedicados a este público. Fica junto ao Tamisa e a comunidade da área é uma mistura entre africana e estrangeiros Europeus maioritariamente.
  • Dulwich: Sul, zona 2, não tem metro mas tem estacão de comboio, bares muito bons, comunidade maioritariamente britânica, zona muito calma, limpa, tudo com muito bom aspecto.
  • Battersea: Battersea tem partes boas, partes más. Digamos que se pode encontrar um apartamento muito barato numa zona má de Battersea como se pode encontrar outro, umas ruas ao lado por 4 vezes mais. De forma geral a zona de Battersea junto ao rio e junto ao parque é muito agradável e mais cara também. Battersea fica do lado sul do rio oposto a Chelsea.
  • Wimbledon: Sul, zona 3, tem estação de metro e de comboio e, através do comboio fica-se a poucos minutos do centro de Londres. Apesar de ser localizado apenas na zona 3 Wimbledon parece uma vila fora da cidade com todas as características de uma vila e uma comunidade que maioritariamente vive e trabalha lá. Comunidade misturada entre Britânicos e outros estrangeiros Europeus e Asiáticos.
  • Putney Bridge: Sul, zona 2. Lindo! Adoro Putney Bridge, mesmo junto ao Tamisa, com óptimos locais para se dar bons passeios. Tudo muito limpo e bonito, no entanto o preço já sobe um bocado aqui.
  • Docklands: A norte e sul do Tamisa do lado Este de Londres. Aqui encontram-se edifícios novos, espelhados, altos, na sua maioria bonitos e atraentes arquitectados para que os residentes se sintam em comunidade. A grande desvantagem destas zonas é que, sendo novas, falta-lhes um pouco de carácter e são extremamente paradas principalmente ao fim-de-semana. Os preços da acomodação varia desde muito cara a razoável.
  • Stockwell, Oval e Kennington: Sul, zona 2. Correspondem a três estações seguidas na Northern line e são relativamente semelhantes. Stockwell é outra localidade onde existe mais uma comunidade Portuguesa. Stockwell em si não tem grande coisa apenas umas lojas de comes e bebes e restaurantes (muitos dos quais Portugueses) mas fica muito perto de Brixton onde já há uma grande rua comercial com todo o tipo de lojas. Sinceramente não sei se estas zonas deviam estar aqui na parte das áreas aconselhadas porque não são bonitas, têm pouco comércio e têm algum nível de criminalidade. Mas a razão pela qual optei por colocá-las aqui é que são efectivamente centrais, apesar de alguma criminalidade não as considero perigosas (existe criminalidade um pouco por toda a cidade) e aqui encontra-se acomodação a preços razoáveis daí valer a pena pesquisar nas zonas. Kennington é a melhor das três, com uma ruazinha com bares e restaurantes muito agradáveis e também tem uma parte junto ao rio bem apetecível. Aqui também encontram um grande supermercado Tesco. Oval é apenas a 10minutos de autocarro de Vauxhall ou de Camberwell onde existem muitas lojas e supermercados.
  • Elephant & Castle: Sul, zona 1, tem óptimas ligações de transportes e fica muito perto do centro da cidade. Tem um shopping comercial que, apesar de antigo e desagradável tem todas as lojas importantes para o dia-a-dia. A famosa discoteca “Ministry of Sound” fica aqui.
  • Greenwhich: Sul, zona 2, mas um bocado afastado do centro mas sem duvida um local lindíssimo onde há de tudo mas tem a desvantagem de o centro de Greenwich ser também demasiado turístico.
  • Ealing: Oeste, zona 3. Fica um bocado afastado do centro mas é uma boa zona, geralmente Franceses, irlandeses e australianos gostam de viver por lá. É calma e tem muitas lojas.
  • Sheperd's Bush: Oeste, zona 2. Esta zona tem melhorado muito nos últimos anos, principalmente após a criação do grande centro comercial Westfield que veiu "limpar" a zona apesar de ainda ter algumas áreas menos aconselháveis.
  • Queen's Park: Norte, zona 2, é uma zona calma e tem relativamente bom aspecto. Está ao mesmo nível de Sheperd's Bush.
  • Kilburn e Finchley Road: Norte, zona 2, zonas muito movimentadas, grandes ruas comerciais com imensas lojas. À semelhança das duas zonas anteriores, Kilburn também não tem das melhores reputações mas tem vindo a melhorar com o tempo.
  • Tufnell Park/Archway: Norte, zona 2, zonas calmas próximas de Camden Town. Já são um bocadinho melhores que Sheperd's Bush e as anteriormente mencionadas.
  • Camden Town/Kentish Town: Junto à estação de Camden Town é tudo demasiado movimentado com muitos turistas, mas um pouco mais afastado já encontram zonas residencias calmas e agradáveis (e outras nem por isso) com a vantagem de ainda estarem bem próximos de Camden Town e do Regents Canal, de Hampstead Heat e do centro da cidade.
  • Golders Green: Norte, zona 2, mais uma vez uma zona muito agradável com óptimo aspecto e lojas onde apetece comprar tudo.
  • Alexandra Palace/Crouch End/Muswell Hill: Norte, equivalente a zona 2 ou 3. Para qualquer um destes locais o acesso não é dos mais fáceis devido à falta de estação de metro, mas isso faz também com que sejam mais baratas. Pode-se ir até Finsbury Park ou Wood Green ou Finchley (no caso de Muswell Hill) e apanhar um autocarro que irá demorar cerca de 15-30 minutos a chegar a estes destinos mas qualquer uma destas zonas são tão giras que vale a pena a viagem mais demorada para lá chegar. Relativamente a Alexandra Palace, esta área tem o name dum edifício lá localizado no topo do monte com o mesmo nome e uma vista espectacular sobre Londres.
  • Manor House: Norte, zona 2. Consegue-se encontrar aqui acomodação bem em conta. Manor House em si tem umas poucas lojas mas fica perto de Haringey onde se podem encontrar várias lojas e um grande supermercado. Esta é uma zona essencialmente com uma comunidade Turca onde nas ruas se vê a maioria de restaurantes Turcos uns a seguir aos outros.

 

Quanto a localidades onde sugiro que não arrendem casa são as seguintes:

  • Peckham: Sul, zona 2. Não tem estação de metro mas tem estação de comboios. Peckham tem melhorado bastante nos últimos anos, e actualmente até está a começar a ser um local "trendy" mas ainda é um bocado perigoso também e o ambiente nas ruas nem sempre é o mais agradável. 
  • East End e zonas próximas: Este, zona 3. Estas zonas são um pouco fechadas às grandes comunidades de imigrantes nomeadamente provenientes da India, Bangladesh e paquistão que lá vivem. Não existe grande variedade de comércio ou de coisas para fazer nestas zonas e são relativamente longe do centro.
  • Bexley Heath/Seven Sisters/Tottenham. Nordeste, zona 3. Zonas historicamente reconhecidas por serem perigosas. Têm melhorado nos últimos anos mas ainda não são muito agradáveis.
  • Leyton/Leytonstone: Estas zonas também não me parecem das mais agradáveis, embora a zona tenha sofrido algumas melhorias recentes dado a proximidade da zona dos Jogos Olímpicos (Stratford) que foi renovada.

Bem a minha lista de zonas desaconselháveis não é tão grande como a de zonas aconselháveis. Não porque seja tudo só rosas em Londres, muito pelo contrário. Londres é uma cidade relativamente perigosa onde é sempre preciso ter um bocado de cuidado, mas a forma como a cidade está organizada tenta juntar pessoas de diferentes classes sociais na mesma área evitando que hajam zonas terrivelmente perigosas ou zonas só com classe alta.


E atenção, para indicar o grupo de zonas "aconselhadas para viver" não estou a fazê-lo baseada nas zonas mais ricas de Londres. Estou sim a aconselhar as zonas que são mais baratas e onde há menos crime ou então são muito agradáveis mas pela distância ao centro tornam-se mais baratas, que oferecem o chamado "value for money".

 

Bem, e este post já está a ser muito longo portanto vou passar a dar a informação sobre os melhores websites onde pesquisar casa para alugar em Londres:


Cortisso - Este é o website de uma agência fundada por Brasileiros cá em Londres que se dedica efectivamente a colocar pessoas novas em Londres (ou não) em acomodação em casas partilhadas. A maior parte das casas e apartamentos que alugam são localizados em zonas relativamente centrais no Oeste e Sudoeste de Londres. As casas são bem mantidas e podem alugar a curto ou longo prazo sendo que, como esta agência se especializa em acomodação para novas pessoas em Londres, não vos requerem grandes depósitos ou cartas de recomendação de senhorios anteriores que costumam ser os dois problemas com que muitas pessoas se deparam. E depois têm também a vantagem que podem falar com eles em Português :-)

 

Gumtree - este é sem duvida o melhor deles todos na minha opinião já que é mesmo muito conhecido e está constantemente a ser actualizado. Infelizmente os criminosos cibernáuticos tem tendência a aproveitar-se do poder deste site e por vezes tentam enganar pessoas ao anunciar casas baratas em zonas boas que não existem e pedirem dinheiro adiantado por elas antes das pessoas lá irem ver a casa. Não caiam em aldrabíces dessas. Há que ter atenção. Foi através deste site que eu encontrei todas as casas onde já morei em Londres e onde também encontrei novas pessoas para partilhar casa. Simplesmente cliquem na secção flat/house share em wanted, depois cliquem a zona onde querem viver (norte ou sul) e comecem a enviar emails para as casas que vos interessarem.


 

Easyroommate - através deste site podem logo ver as caras das pessoas que vivem na casa e descrições sobre elas o que pode ser importante já que é bom que se dêm bem com o pessoal com que estão a viver.

 

Moveflat os gráficos deste site podem não ser dos melhores mas o site é bastante eficaz principalmente porque podem fazer pesquisas muito especificas na casa, local e tipo de pessoas com que querem morar.

 

Spareroom - para este site precisam de pagar para aceder aos detalhes de contacto de alguns senhorios/flatmates, no entanto, o facto do site ser pago também ajuda a que atraía "flatmates" e senhorios que, de forma geral, têm casas com maior qualidade do que aqueles que publicitam nos sites gratuitos. Vale bem a pena pesquisar neste site também e poderão aceder a alguns dos contactos gratuitamente.

 

Existem muitos mais sites, mas eu experimentei estes (entre tantos outros) e achei sem dúvida os melhores. Depois sites como o www.propertyfinder.com ou www.primelocation.com têm também muita oferta mas maioritariamente encontram habitações anúnciadas pelas agências imobiliárias a partir desse site.


 

Podem começar a mandar emails para os senhorios tipo 2 semanas antes de virem para Londres e marcam, do vosso país de origem, o dia para irem visitar a casa assim que cá chegarem. Assim torna-se muito mais fácil de encontrar casa mais fácil e rapidamente.

 

Quanto aos preços estes variam bastante, mas ficam a saber que viver em Londres é caro. No entanto podem encontrar casa por cerca de £450 ao mês sem estarem a viver em nenhuma espelunca. É preciso é saberem procurar. No entanto será melhor terem o budget um pouco mais acima já que será mais fácil encontrar casa se poderem pagar pelo menos £500 por mês. No entanto, para as zonas muito boas de Londres que apresentei na primeira parte, deverão esperar dispender pelo menos £750 ao mês para lá viverem.


Notem que, a não ser através de agências como o Cortisso, que indiquei em cima, geralmente os senhorios ou agências pedem para pagar um mês de renda em avanço, mais o equivalente a um mês de renda (ou 6 semanas) como depósito (para cobrir eventuais estragos que façam à casa), no momento em que assinam o contrato. Portanto tenham em consideração que terão que pagar o equivalente a 2 meses de renda no primeiro mês. 

 

Espero que este post tenha sido útil e boa sorte na vossa procura de casa em Londres. Mais alguma dúvida podem perguntar. Atenção que tudo o que está acima é baseado em factos mas também na minha opinião e com certeza haverão pessoas que nao concordem comigo na classificação que dei a cada área. Mas qualquer opinião diferente que tenham, estejam à vontade para expressar nos comentários ao post.

 

Este post foi revisto e actualizado a 20 de Outubro de 2013.

 

NOTA IMPORTANTE: toda a informação contida no post acima tal como em todos os posts deste blog têm direitos de autor tugaemlondres.blogs.sapo.pt e toda e qualquer cópia é expressamente proibida sem a autorização prévia da autora do blog.

publicado por Tuga em Londres às 23:29
link do post | comentar | favorito
625 comentários:
De suse a 24 de Julho de 2007 às 16:20
Bemmmmmm!!!!!

Toda a informação aqui!! Já pensaste em fazer um portal na net com esta informação toda? Podes agrupar o melhor dos sites de busca ou então encaminhar as pessoas para lá.. a sério, devia dar um jeitão, e principalmente, se depois começasses a internacionalizar o site, colocando estas dicas para diversos países europeus. :)

Gostei muito das tuas dicas, não é que eu pense em mudar-me para Londres porque gosto bastante do calor de Portugal, mas confesso que está bastante bom o post! Parabéns!

Beijinhos!
De regina a 3 de Março de 2012 às 21:45
eu quero ira para londres mora mas queria um quarto para la ficar e samos 2 adultos e 2 bebes mas nao sei como encotra um quarto ou apartamento
De Oscar Olim a 3 de Março de 2012 às 22:45
Ola.
Com essas condicoes sera melhor procurar um apartamento, ja que sera dificil encontrar um quarto com esse tipo de disponibilidade.
De Leninha a 10 de Fevereiro de 2013 às 15:31
Gostei muito do teu Blog,
Aproveite e pedir mais algumas informações sobre Londres . Estou a pensar ir viver para Londres e tenho dois filhos, a mais velha com 12 anos e o mais novo com 5 anos e estou apreensiva mais por causa deles em relação a escola .O que eu tenho que fazer quando chegar lá.
De Tuga em Londres a 12 de Fevereiro de 2013 às 09:36
Olá. Informacoes sobre candidaturas para escolas publicas no Reino Unido aqui https://www.gov.uk/browse/education/school-admissions-transport
De Susana Chaves a 18 de Agosto de 2014 às 02:18
Boa noite!
Sempre chegou a ir para Londres?
Estou a pensar fazer o mesmo e também tenho 2 filhos, de 15 e 7 anos... Pode dar-me algumas informações?...
Obrigada!
De Ana Morgado a 2 de Outubro de 2012 às 17:10
Gostei muito de toda a informação que passaste muito obrigada és fantástico.
Temos a vida facilitada.

Ana
De anabela teixeira a 5 de Setembro de 2013 às 18:09
ola, desde já kero agradeçer-te as dicas,mt, mt uteis mm; sou ex-professora licenciada e c/o deves saber a situação em Portugal está critica p os professores e ñ só. A minha intenção é ir trab e viver n Inglaterra;tenho amigos k vivem numa determinada zona k vou descrever-te : Zona 2,willesden green NW 10, gostaria de saber a tua opinião sobre esse sitio e apartamentos onde eu posso ter 2 mini cães, lindos e super asseados, eu tb o sou, adoro e pratico desporto e fui professora de Ed. fisica durante bastantes anos(enfim. . . ), adorava k se te fosse possivel me enviasses algumas opinioes sobre essa localidade, fico extremamente grata. Os meus parabens p este teu tugaemlondres. Bjhs e até breve
De Tuga em Londres a 12 de Setembro de 2013 às 09:18
Ola. Eu nao conheco bem willesden green. Só sei o que ouco dizer que nao é das áreas mais bonitas mas também nao é perigosa. Podes ler opinioes de pessoas que conhecem a zona no trip advisor http://www.tripadvisor.co.uk/ShowTopic-g186338-i17-k2198989-Willesden_Green-London_England.html
Quanto a teres casa com espaco para caes, nem todos os senhorios permitem animais em casa, mas nada como pesquisares nos sites que indiquem no post sobre encontrar casa em Londres. Boa sorte
De Dirce Vasques a 13 de Outubro de 2014 às 18:49
Achei maravilhoso toda explicação para nós brasileiros.Obrigado
De Tuga em Londres a 14 de Outubro de 2014 às 09:39
Boa. Ainda bem que achaste 'util :)
De Viena de Mello Padua a 31 de Agosto de 2007 às 07:46
Tuga....
Meu nome é Viena e procurando por acomodação em
Londres , acabei encontrando voce.
Parabéns pelo blog. Ele está muito objetivo e esclarecedor. Me ajudou bastante . Creio que sua amiga portuguesa tem razão. Ele está ótimo e foi de grande ajuda.
Meu filho de 19 anos está indo para a Inglaterra estudar e eu vou levá-lo no final de setembro.
Somos brasileiros e estou um pouco insegura por ele.
Ah, já vou usar a sua indicação para encontrar apto. em Londres. Muito Obrigada.
Vou entrar em contato por e-mail , pois gostaria de conversar mais com voce a respeito da cidade.
Um grande abraço,
Viena.
De Tuga em Londres a 31 de Agosto de 2007 às 23:22
Ola Veiga, fico muito contente por saber que o meu post te ajudou a ter uma indicação sobre os primeiros passos para procurar casa em Londres. Acho que vai ser muito bom para o seu filho ter a sua ajuda no início da vida dele em Londres, mas não é preciso preocupações porque rapidamente ele irá se habituar à vida de Londres. Só dúvido que se habitue à temperatura, mas isso é muito difícil para qualquer pessoa que vem dum país com sol, como nós, se habituar.
Estás à vontade para mandares os mails e perguntas que quizeres que fico contente por ajudar.
Que façam uma boa viagem.
De v00d00cita a 10 de Julho de 2008 às 02:15
Obrigada pelas dicas.
Estou a pensar em ir para Londres, chegar lá e procurar emprego. Mesmo que seja num bar, loja, o que for. Mas depois dá sempre o arrepiozinho... :S

Alda Silva
De Tuga em Londres a 10 de Julho de 2008 às 13:11
Forca nisso. Espero que as dicas ajudem.
De v00d00cita a 10 de Julho de 2008 às 19:43
Estou a pensar em partir em Agosto. Alguma dica relativamente à altura do ano? Surgem sempre tantas dúvidas a quem parte, sem ter nada lá.
Obrigada, o blog tem sido fabuloso!
De Tuga em Londres a 10 de Julho de 2008 às 22:16
Bem, de facto Agosto é um bom mes porque a partir de Setembro é quando muitas empresas comecam a contratar pessoal. Acho que a única zona má é mesmo em Novembro-Dezembro porque geralmente as empresas nao contratam pessoal logo antes do natal.
Boa sorte!
De v00d00cita a 16 de Julho de 2008 às 00:57
Bom... andei a ver habitações em Londres e a melhor opção, pareceu-me, é mesmo partilhar casa.
Eu vou sozinha, só com a minha mochila e com o que tenho na conta bancária (já agora, como será melhor fazer: levar bastante dinheiro já daqui para lá ou levantar lá?) e encontrei uma opção que me parece razoável. Podes dar uma olhadela, por favor? Alojei o pdf em: http://v00d00cita.googlepages.com/Flatshare-HouseShareRoomstorent19000.pdf

Obrigada,
Alda
De Tuga em Londres a 16 de Julho de 2008 às 09:23
Olá. Pois esse tipo de acomodacao de facto é bastante barata e pode ser uma boa forma de ficares em Londres ao inicio sem gastares muito dinheiro. La está, aí vais estar a partilhar o quarto com mais pessoas, por isso tens que ter em conta que vais estar a viver num sitio tipo hostel e convém nao deixares coisas de grande valor por lá quando nao estiveres no quarto. De qq forma parece que para início seja uma boa opcao. Quanto ao dinheiro podes trocar algum em Portugal só para teres logo assim que chegares mas é na boa depois levantares cá com o teu cartao portugues (qq cartao tipo visa, visa electron, maestro ou semelhante é sempre aceite nestas máquinas). Aconselho é que a cada levantamento que fizeres no multibanco levantes logo tipo £100 ou £200 de uma vez porque és sempre cobrada uma taxa ao levantares dinehiro no multibanco e essa taxa vai ser a mesma quer levantes £10 ou £100 por isso mais vale levantar logo £100 (a taxa é tipo £2 ou £3 de cada vez que usas o multibanco).
De Thiago Mayuri a 15 de Maio de 2014 às 00:22
Oi Alda ! Eu vi o arquivo que voce postou sobre este local e achei interessante tambem. Quero saber se voce se hospedou la e o que achou e tambem saber como faco para achar este site uma vez que no arquivo nao aparece telefone. Alias, se preferir me add no Face dai ficamos em contato, estou na Italia e pretendo ir a Londres inicio do proxomo vez. Tks ! ;)

P.S.: Meu face èe : Thiago Mayuri
De Anabela a 21 de Fevereiro de 2013 às 15:54
Olá , também estou pensar em ir para Londres viver a partir de setembro e queria ter alguns contatos, e se posivel dividir casa, ou ficar em casa de familia. És de onde ? Sou de Portugal, Açores
qualquer coisa: bela_lemos8@hotmail.com
De Artistas a 18 de Novembro de 2010 às 03:09
Ajudou bastante, obrigada pela dica!
De Anónimo a 13 de Setembro de 2007 às 15:44
Parabens está simplesmente genial
Estou como muitos tugas pensando sair do Pais e a minha 1 escolha passa por Londres ou UK no geral
gostaria se possivel que me responde se a algumas duvidas
1º foi dificil encontrar emprego?
2ºcomo funciona a tax free (eles ficam com o ordenado dos 1s meses)?
3º Eu gostrai de trabalhar no aeroporto de heatrow uma x que em portugal trabalhei no de lisboa e Faro,que zona aconcelha morar?e se possivel que me envia se o nome de empresqas de seguranca a operar em londres,muito obrigado josegabrielramiro@gmail.com
De Nuno a 2 de Dezembro de 2007 às 21:23
Olá!
Excelente email !!! Parabéns! Não te conheço de lado nenhum mas uma pessoa que escreve um email destes tem de ser boa pessoa concerteza ! Bem, trabalho numa multinacional e surgiu (graças a muito suor...) a oportunidade de ir trabalhar para um departamento que só h há em Londres (sede). Foi o que eu sempre quis e andei a chagar a cabeça dos meus chefes. Mas agora que isso deixou de ser uma ficção e passou a ser uma realidade estou com medo. Na parte técnica, sei que vou ter de fazer um catching up brutal e ler montes de cenas da FSA e fazer o IMC para poder fazer consultoria financeira em UK . O meu maior problema é na vida aí… A questão é que sempre tive aquela educaçãozinha tradicional tuga , 27 anos, nunca fui Londres, vivo com a mãezinha e sempre fui um bichinho do mato... Resumindo acho que estou carregado de vícios da vidinha simples e aconchegada portuguesa. Não sei se não me vou espalhar ao cumprido a viver numa cidade com tantos habitantes como Portugal. Obviamente que hei-de ir aí antes de me decidir mas, uma semana ou mesmo um mês podem ser enganadores. E se outros conseguem eu também vou conseguir viver aí. Li os v á rios posts e "gostei" do Vosso estilo por isso...sei que a malta da empresa daí me vai dar ajuda na procura de casa mas…desconfiado, não me querem dar umas dicas? O escritório é em tower hill " e, num mundo perfeito queria viver relativamente perto do escritório, porque sou um tipo extremamente preguiçoso. Estúdio ou outra coisa qualquer, desde que tenha uma cama decente, “cozinha” e sem barulho á noite…Ah! E definitivamente sem roomate . É pedir muito? Não faço puto de ideia o que fazer com a roupa… Quanto é que acham que devo pedir para cobrir estas despesas mensais – comida, o tal estúdio, transportes? Bem não vou chatear-vos mais…se tiverem paciência para me dar dicas digam qq coisa e vamos falando! Abraço!
De Tuga em Londres a 3 de Dezembro de 2007 às 09:21
Ola Nuno,
parabens por teres conseguido dentro da tua empresa vir trabalhar para os escritorios de Londres. Compreendo que ao inicio te pareca um pouco estranho e sintas falta do conforto de Portugal, mas desde que comeces a conhecer aqui pessoas, rapidamente te ambientas e habituas-te ao novo estilo de vida. Quanto a zonas para morar que sejam relativamente perto e seguras mas nao muito caras, tens do lado de l'a da ponte de "Tower Bridge" a zona no codigo postal SE17 que inclui a zona de Tower Bridge, das Docklands (a zona das docklands 'e bastante cara mas 'e muito boa), de Bermondsey e de London Bridge. De qualquer uma dessas zonas 'e relativamente acessivel andar ate tower hill ou entao podes sempre apanhar um autocarro. No codigo postal SE17 'e de evitar a Old Kent Road que 'e um bocado m'a.
Boa sorte com a tua procura de casa por ca. Quando 'e que vens para ca viver?
De Nuno a 3 de Dezembro de 2007 às 21:40
Oi!À partida vou em Março 08 mas ainda não me decidi. Vou ai visitar a cidade no fim de semana de 14 Dez. Estou a tentar negociar 6meses à experiência, se gostar fico senão, volto para o meu cantinho. Não me estou a ver trocar um emprego por uma hipotética experiência inesquécivel...
Bem, indo ao que interessa, acho que tenho de me pôr em campo, usar a tua generosa sabedoria e ver os custos. Quando me candidatei aí ao mestrado os tipos (muito organizadinhos!) incluem nas brochuras o budget para o ano. Achei piada porque incluíam sempre uma rubrica relativa a "divertimento". Agora tou um bocado à nora. Vou tentar saber quanto custa um estúdio, transportes, comida e lavar a roupa... só depois é que posso ver se o salário que me vão propor é justo. Tens algum mapa com as "zonas" que mencionas? Quanto é que achas que fica a vida por mês nas tas docklands? Acho que já percebeste o meu perfil...onde é que achas que era melhor morar?
Obviamente que hoje me tranquilizaram a dizer que os RH de lá e ajudam na logistica mas, mesmo assim, não gosto de me fiar. Thanks

De Tuga em Londres a 3 de Dezembro de 2007 às 23:10
Bem, quanto a mapas da zona, podes encontrar aqui neste site: <a href="http://ww mais Bem, quanto a mapas da zona, podes encontrar aqui neste site: http://www.streetmap.co.uk/ Basta fazeres uma pesquisa por Tower Bridge Road, ou SE17 ou Bermondsey ou o que quizeres e irá dar-te um mapa exacto do local. esse website é muito bom, e sem dúvida irá ser-te útil se vieres para cá morar. Quanto ao preço de viver nas Docklands, por um estúdio bem pequeno e tendo em conta o preço da lavandaria ao mês, não deves esperar gastar nada menos do que £1200/mês só na renda e na roupa e isto é só se o estúdio for mesmo muito pequeno, que a tendência é para o preço ser ainda mais elevado. Se estiveres disposto a pagar esse preço para viver nas Docklands optimo. Caso contrário, tens uma segunda opção (tendo em conta o teu perfil que já o percebi) que será possivelmente mais barata mas talvez também melhor. Que será alugar casa em London Bridge. London Bridge é uma zona optima, também é bastante cara por ser muito central e estar ao pé de tudo inclusivie comboio, metro, Borrow market, tower bridge, Tate modern,...enfim, estás ao pé de tudo e poderás considerar pagar £800/£900 para viver lá num estúdio e ter em atenção a lavandaria. Alternativamente podes sempre viver noutras zonas boas de Londres mas que sejam um pouco mais afastadas do centro, fazendo com que os preços também sejam mais baixos (£600/mês). Quanto a roupa lavada em si, tens 2 hipoteses: ou vais à lavandaria e eles fazem tudo por ti (cerca de £5 para limpar 1 fato ou £3 uma camisa) ou então vais às casas que têm várias máquinas de lavar, metes a tua própria roupa a lavar mas eles podem-ta passar a ferro (dependendo dos sitios). Esta segunda é geralmente uma opção mais barata. Em última alternativa, podes achar um bocado estranho mas, tu lavares e passares a ferro a tua própria roupa em casa, isso então aí é que é mesmo em conta ;-)
De meg a 28 de Fevereiro de 2013 às 21:57
Encontro-me em londres e foi das maiores desiluçoes
que tive ate hoje,e ja viagei mesmo muito.
O tempo e horrivel um gelo...
Uns bonitos monomentos visto tudo em dois dias loja
muitas mas para mim nada do que tenho ouvido dizer,nao vale muito a pena tenho que estar ca uma semana por sacrificio.
A cidade e enorme,mas sou Lisboeta nao ha problema desenrasco-me bem.
Mas nao trocava Londres por Lisboa ou Milano fora de questao.
O comer aqui e horrivel ainda nao comi nada de geito sandes do pret a manger,pizzas.MCD ENFIM.
Cidade que eu nao queria viver,nem de graça.
De Joao a 28 de Fevereiro de 2013 às 23:42
Já vi que lhe falta o "geito" para escrever.
Volte para Lisboa, onde o clima é sem duvida melhor, mas passa mais frio.
De Jose Mendonca a 1 de Março de 2013 às 09:04
Pret a Manger, McDonalds e Pizzas nao sao propriamente os pratos tipicos britanicos... E e verdade, aqui existem estacoes do ano, e frio no Inverno e quente no Verao, va-se la saber porque? E realmente um acontecimento unico no mundo, Londres e a unica cidade onde o Inverno e frio. E uma das suas atracoes principais e tudo.
De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2008 às 17:32
Olá!
Estou a tentar encontrar informações sobre Northampton. É uma zona que está situada um pouco a cima de Londres.
Pode-me falar um pouco sobre essa zona?
De P.Queiroz a 10 de Março de 2008 às 16:36
Olá Tuga, estava aqui nas minhas frequentes pesquisas sobre Londres (sou brasileira tenho 24anos, e pretendo ir pra Londres em junho para aprefeiçoar meu inglês), quando me deparei com o seu blog e suas ótimas dicas!Já anotei tudo sobre empregos e sobre moradia também!
Tenho só uma dúvida, quanto como anda para arranjar emprego com o visto STUDENT/Work?!Um amigo q está em Londres disse que não saberia me informar porque quando ele foi não entrou com esse visto.Tenho várias dúvidas pois gostaria muito de fazer um curso na Univercidade de Arts aí, mas não vou te "aporrinhar" com isso agora...: )!
Obrigada!
De Tuga em Londres a 10 de Março de 2008 às 17:12
Fico contente por saber que achas úteis algumas das dicas que dou, mas infelizmente nao te consigo informar quanto ao Visa porque nao faco ideia de como o sistema dos Visas funcionam. Para os Portugueses entra-se e sai-se de qq país da Europa sem ser preciso um Visa por isso e que nao te consigo ajudar. mas concerteza se contactares a universidade para onde queres ir eles deverao poder informar-te.
De filhasamo2 a 6 de Outubro de 2012 às 13:06
tuga tenho uma bebe para inscrever numa creche gostaria que me desses umas dicas ela so tem 9 meses fico a espera tenho alguma hurgencia
De Tuga em Londres a 6 de Outubro de 2012 às 15:42
Olá. Não tenho conhecimento sobre creches, mas já tentaste ir ao site do borough onde vives e procurar por lá essa informação. Lá devem indicar infantários na área.
De Cláudia a 17 de Maio de 2008 às 19:00
Ola :D

Achava muito giro criares um blog só com tópicos para quem quer se mudar para Londres mas está um pouco perdido e muitas vezes opta por pesquisar na internet, por isso seria muito benéfico para quem quer se mudar para Londres a criaçao de um blog com esse tema :D

Adeus , Beijo *
De Tuga em Londres a 19 de Maio de 2008 às 08:53
Olá Claudia. Obrigada pela ideia. Aqui por este blog eu escrevo uns posts relativamente a vir para Londres e outros sobre a vida em Londres. Gosto de ter um pouco de mistura entre as duas partes até porque só existe uma certa quantidade de coisas que se possa escrever sobre mudar para Londres. No meus links dos "favoritos" coloquei os posts mais especificos para quem se quer mudar para Londres para ser mais facil de pesquisar. mas se quizeres ver um blog especifico sobre Londres aconselho-te o "Manual de Sobrevivencia em Londres" - http://waskovski.blogspot.com/
De Susana a 23 de Maio de 2008 às 12:34
Olá!
Obrigada pelo blog, que é um verdadeiro bem de utilidade pública. E aproveitando o facto de seres tão disponível, vou abusar um pouco.
Vou estudar para Londres em setembro . Candidatei-me logo a um quarto na residencia da faculdade, que fica em angel islington e a 20 min a pé da fac , porque achei que seria a solução mais barata - 120/semana.
No entanto, vendo agora os anuncios nos sites que referiste, acho que a residencia não é assim tão barata quanto isso. Achas que estou a ser "roubada"?
Obrigada pela disponibilidade.
:)
De Tuga em Londres a 23 de Maio de 2008 às 17:42
Ola.
Obrigada pelo comentario ao blog :-) Nao, nao foste nada enganada. Fica-te mesmo pela residencia. Tudo bem que poderias encontrar casas mais baratas, mas e quais sao as condicoes dessas casas ou em que zonas é que serao localizadas? Ainda mais vindo como estudante ca viver pela primeira vez acredita que na residencia ficas melhor. Alem de que ficas a viver junto dos teus colegas, vais fazer la imensos amigos e a tua vida por cá torna-se muito mais divertida assim. Eu vivi ca numa residencia de estudantes quando vim ca em Erasmus e acredita, foram uns dos melhores meses da minha vida. Alem de que a localizacao de Angel é optima com imensos sitios para sair a noite, etc.
Espero que gostes de viver por ca.
De Fábio Carvalho a 16 de Fevereiro de 2012 às 18:45
Olá, podias dizer-me a universidade que tu andaste!
Pleease
De sergio a 13 de Junho de 2008 às 14:34
excelente...muito obrigado pela informação que para quem como eu vai viver para Londres é essencial.
De Tuga em Londres a 13 de Junho de 2008 às 17:56
Obrigada pelo comentário. Espero que a informacao seja útil.
De Fernanda a 24 de Abril de 2013 às 00:34
Tuga, meu namorado se mudou para Londres e desejo encontrar um apartamento para nós dois morarmos. Não fazemos questão de nada em especial, apenas de termos condições financeiras para custear nossa estadia de mais ou menos seis meses por lá. Pode me dar dicas de qual a localização mais acessível para um casal que trás na bagagem praticamente só amor? Aaaah.. ele estuda na Malvern House.
De Tuga em Londres a 28 de Abril de 2013 às 12:58
Depende. Já tentaram pesquisar pelas zonas "menos boas" mas também mais baratas indicadas neste post?
De Ricardo a 2 de Agosto de 2008 às 21:27
Excelente blog!

Vou para Londres estudar culinária e gostei de descobrir o teu blog. Vou estudar para o Le Cordon Blue em Outubro e tentar trabalhar ao mesmo tempo.
A escola fica em Marylebone Lane W1U 2HH. Dentro das zonas que aconselhas.te para viver podes.me dar uma dica de uma que fique em conta? Abraço e parabéns :)
De André Machado a 28 de Junho de 2010 às 01:31
olá ricardo,

gostaria de saber algumas informações sobre a escola que estás! como é funcionam os cursos?
De Ricardo a 12 de Agosto de 2010 às 18:36
Olá andré,

Desculpa a demora na resposta. Eu já acabei o curso em Junho de 2009.
Mas se quiseres mais informações adiciona-me no msn ou facebook ( rikardomarkes@gmail.com )

Abraço
De Nuno a 30 de Setembro de 2010 às 15:02
Ricardo!

Ola, eu estou inscrito no cordon bleu agora para outubro e tou numa casa mais uns dias mas tenho que arranjar outra. tenho o mesmo problema que tu tambem tinhas queria arranjar casa! Podes me ajudar e agora podes me dizer mais alguma coisa sobre o curso tambem?
Obrigado
De Andreia a 20 de Março de 2012 às 23:11
boa tarde, eu estou a pensar ir para Londres assim que terminar a minha formação, mas o problema e que não estou a entender-me muito bem com o site gumtree. Será que me poderia ajudar? Eu não tenho muita preferência na zona, desde que a casa seja acessível. Obrigada desde já e fico a aguardar uma resposta. Parabéns pelo blog ajudou-me imenso na pesquisa :)
De Hélia a 18 de Outubro de 2013 às 10:33
Olá Tuga
Estou encantada com todas as descrições, que me têm ajudado. Mãe enfermeira aposentada parte para Londres dia 26 deste mês com duas filhas 42 e 45 com formação superior(1) e frequência universitária(1), desesperadas com a situação do pais, dispostas a fazer qq coisa. Temos recomendação de Alexandra Soveral, vamos apenas com marcação de 2 noites, para procurar in loco acomodação barata na zona de Paddington e logo de seguida busca de emprego, que nos aconselha? Obrigada. Hélia
De Tuga em Londres a 20 de Outubro de 2013 às 23:14
Olá Hélia
Sim, para acomodação temporária ou a longo prazo por essas zonas, existe uma agência que vos pode ajudar e eles falam Português e tudo o que faz as coisas mais simples. O website deles é este http://www.cortisso.com
Espero que vos ajude a encontrar acomodação.

Comentar post

.Procura de emprego no Reino Unido
.Tuga Londrina
A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.
.pesquisar
 
.Pesquisa Google
Google
.Links Patrocinados



.Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
18
19
20
21
23
25
26
27
28
29
30
31
.posts recentes

. Word on the Street

. A nossa opinião conta par...

. Somos responsáveis pela i...

. Noite de show

. O hambúrguer mais caro do...

. Portugal não vai à Expo 2...

. O que fazer em Londres em...

. Open Co. - Quem quer visi...

. Festa de aniversário "Pea...

. Pintora Portuguesa Natáli...

.o passado da Tuga
.tags

. todas as tags

.links
.Contador de Visitas
.Google Analytics
.subscrever feeds