Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Pic-nic at the Park

Finalmente o bom tempo banha terras de Sua Majestade. E com os primeiros raios de sol quente enchem-se os muitos parques Londrinos com pessoas que, ou para apanhar sol de fato de banho ou para relaxar e fazer um pic-nic, se deslocam aos parques mais próximos para satisfazerem a sua "sede" de sol e calor.

 

Com centenas de parques e espaços verdes existentes em Londres, não será de admirar que as pessoas gostem tanto de aproveitar estes variados espaços que têm para estarem um pouco mais distantes da vida hurbana e mais próximo da natureza.

 

Entre alguns dos parques de Londres mais conhecidos encontram-se:

 

St. James Park - localizado em Westminster e junto ao Buckingham Palace, este é um parque muito bonito com as pontes em semi circunferência a ligarem ambas as margens do lago deste parque e com vistas lindas tanto para o lado de Westminter como para o lado do Buckingham Palace. Este é um parque muito bom para passear, mas talvez não seja a melhor opção para quem quer fazer um pic-nic, por exemplo, dado que é relativamente pequeno e está constantemente cheio de visitantes, principalmente turistas.

Estação: metro de St. James ou Victoria ou Westminster

 

Green Park - Oposto a St. James Park e junto à entrada do Buckingham Palace, encontra-se o Green Park. Um dos poucos parques do centro de Londres que não tem nenhum lago. Este parque é muito mais simples em termos da sua arquitectura, do que o St. James Park, contendo amplos espaços verdes serpenteados por árvores que proporcionam a sombra necessária para pic-nics em dias de muito calor.

Estação: metro de Green Park

 

Hyde Park - Onde Green Park acaba e após a rotunda do Hyde Park Corner, começa o Hyde Park. Este é o maior dos parques reais de Londres com 1.4km2. O grande lago é chamado a Serpentina, dada a forma como serpenteia no decorrer do seu curso. Aqui encontram-se amplas áreas verdes mas, dado o interesse das pessoas por este parque, será necessário andar para as zonas mais distantes das entradas e do lago para se distanciarem da multidão que, geralmente se encontra nessas zonas do parque. É aqui neste parque que fica localizado o famoso "speaker´s corner" que, se trata de uma área no parque dedicada a que as pessoas ouçam discursar e se façam ouvir. Os assuntos são dos mais variados e qualquer pessoa pode ir discursar para o Speaker´s corner. Por isso se o leitor tiver algo para dizer que queira transmitar a uma multidão de pessoas então, basta levar um caixote para se colocar em cima dele ao chegar ao Speaker's Corner e começar a ditar as suas opiniões aos mais altos pulmões para despertar o interesse do público.

Estação: metro de Hyde Park Corner

 

Regent´s Park - Este parque é muito bonito. É aqui que fica localizado o Jardim Zoológico de Londres e aqui também são organizados vários concertos e eventos para o grande público. O Regent´s Park tem uma arquitectura muito bonita e, no verão, não se deve perder a zona do "Queen´s Gardens" que tem uma variedade de flores e plantas maravilhosas. Mesmo muito bonito. Aqui neste parque existe o hábito da prática de Cricket e outros desportos, e também é torneado por lagos muito lindíssimos.

Estação: metro de Regents Park ou Baker Street

 

Hampstead Heat - Localizado um pouco mais a norte de Camden Town, este parque difere bastante do típico parque do centro Londrino por ser mais "selvagem e montanhoso" mas muito bem arranjado ao mesmo tempo. Simplesmente parece mais natural do que os parques do centro de Londres com a relva perfeitamente cortada. Aqui existem também lagos onde, aqui sim é possível tomar banho no verão a um preço simbólico. Do ponto mais alto de Hampstead Heat, as vistas sobre Londres são maravilhosas.

Estação: metro de Belsize Park ou comboio de Hampstead

 

Greenwich Park - Passando para o este de Londres, aqui encontra-se o parque de Greenwich onde fica localizado o famoso observatório de Greenwich onde passa o meridiano com o mesmo nome. Estando o observatório no ponto mais alto do parque, daqui conseguem ter-se vistas muito bonitas sobre Londres, correspondentes à imagem que tenho no cabeçalho do blog.

Estação: DLR de Cutty Sark ou Greenwich

 

Battersea Park - O Battersea Park no sul de Londres é, na minha opinião, um dos parques mais bonitos de Londres. Uma das suas vantagens é o facto de estar localizado bem junto ao rio Tamisa, mas também pela arquitectura do parque que está muito bem desenhado, com zonas de canteiros de flores, zonas de spaços abertos ideal para pic-nics ou jogar jogos de equipa. Tem também um grande lago onde os visitantes costumam andar de gaivota e, junto ao qual, existe um café com mesas e bancos de madeira localizados bem junto ao lago muito agradáveis de se estar num dia de sol.

Estação: comboio de Battersea Park

 

Richmond Park - Este parque é enorme e fica localizado no sudoeste de Londres. Este é mais outro caso de um parque diferente dos parques centrais, por ser muito mais rural e mais campestre no seu sentido original. Parte do Richmonds Park fica localizado junto ao rio que serpenteia, ao longo de um grande percurso, pelo parque.

Estação: metro de Richmond

 

Aproveitando o sol deste fim-de-semana também eu fui passar sábado e domingo a apanhar sol nos parques Londrinos. No sábado com a Catarina e o João (futuro flatmate) deliciamo-nos com o sol e boa conversa em Battersea Park. Já no domingo, uma amiga minha fez a festa de anos dela num pic-nic no Hyde Park que, foi uma forma muito agradável de passar o aniversário dela.

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.