Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Amigas em Londres = Passeios em Londres

Foram 5 dias espectaculares passados com as minhas amigas aqui em Londres. Adorei cada minuto e não queria acreditar no momento em que o comboio delas saía da plataforma 4 de Saint Pancras International em direccao ao aeroporto de Luton para apanharem o avião de volta para Lisboa.

Ultimamente tem sido assim, na despedida de cada pessoa que me vem visitar de Portugal, sinto um vazio enorme. Não sei bem porquê, mas imagino que o facto de estar aqui com amigos/família de Portugal me faz lembrar de todas as coisas que não tenho por ter decidido morar cá e sinto falta, saudades, de tudo e de todos em Portugal. Essa sensação já é inevitável e não há nada que possa fazer contra. Resta-me relembrar os dias bons que passei por cá com elas e esperar pelos próximos.

Claro que queria que elas gostassem de Londres e que vissem o mais possível das coisas mais características de Londres e tudo aquilo que há por cá que não possam encontrar facilmente em Portugal. Por isso mesmo dediquei-me a tentar mostrar-lhes o máximo possível, sem exagerar nos kilómetros a pé, para estes 5 diazinhos (bem, 4 porque hoje basicamente foi só levá-las à estação).

Aqui fica o roteiro tópico dos locais que visitei com elas que talvez também possa servir de orientação para outras pessoas que também queiram visitar Londres:

Dia 1 (tendo começado o nosso passeio por Londres por volta das 17h da tarde)

- Passeio no London Eye aproveitando o pôr do sol;

- A partir do London Eye, passeio pela zona ao longo do Tamisa (Southbank) passando pela Tate Modern, Tower Bridge e terminando a noite com um jantar tradicionalmente Inglês num pub em London Bridge.

Dia 2

- Westminster com fotos para o Big Ben e as Torres do Parlamento e para Westminster Abbey;

- Subindo White Hall (a rua que liga Parliament Square e a Trafalgar Square), viramos à esquerda numa entrada que dá para o St. James Park (nessa entrada costumam estar guardas da Rainha a cavalo);

- St. James Park, Buckingham Palace e Green Park;

- Atravessando o Green Park, e seguindo na rua de Picadilly em direcção a Picadilly Circus, viramos na 3ª ou 4ª rua à esquerda para Old Bond Street (rua com lojas de alta costura, joalharias, galerias de arte, etc.);

- No fim de Bond Street chegamos a Oxford Street e viramos aí para a direita até chegarmos a Oxford Circus onde viramos para a Regent Street;

- Depois de Regent Street chegamos a Picadilly Circus e continuamos em frente até Leicester Square onde paramos para almoço;

-Depois de almoço visita a Trafalgar Square e à National Gallery;

- Continuação da caminhada para Charing Cross e Embankment onde parámos num Starbucks para beber café e descansar da nossa longa caminhada durante o dia;

- Ida a um encontro para troca de conhecimentos linguísticos entre a língua Inglesa e Espanhola (isto são influências dos meus amigos Espanhóis, mas ajuda na minha aprendizagem do Espanhol e é um momento de troca de conversa e conhecimento de novas pessoas. Achei que seria um encontro interessante onde levar as minhas amigas e elas de facto gostaram muito por acharem a ideia tão interessante e uma forma de conhecer pessoas muito agradável). Isto foi num bar em London Bridge, jantámos por lá e ficámos até ao fecho às 24h.

Dia 3

- Começamos o dia por Camden Town (por ser sexta-feira achei que seria o dia ideal para fugir à confusão dos fins-de-semana). Visitamos os mercados, com especial tempo dedicado a Camden Lock onde as levei à minha loja favorita de Camden Town - Cyber Dog. Fiquei fascinada a primeira vez que fui ao Cyber Dog e sempre que levo alguém a Camden Town faço questão de levá-los lá. Basicamente o Cyber Dog é uma loja muito alternativa que marca pela diferença das roupas, música, acessórios que vende e pela própria decoração de toda a loja assim como pela presença dos próprios empregados todos representando muito bem a imagem da loja. Aconselho a quem não conhece.

- De Camden Lock seguimos ao longo do Regents Canal onde vimos os barquinhos no canal muito bonitos, muitos dos quais que são casas onde pessoas moram. Seguimos até à zona do jardim zoológico de Regents Park que dá para ver alguns animais mesmo a partir do canal.

- Saindo do canal fomos a Primrose Hill logo do outro lado da estrada, onde ao topo tivemos uma vista muito bonita sobre Londres;

- Voltamos a atravessar a estrada para entrar em Regents Park onde acabamos por ir almoçar num cafézinho muito acolhedor junto aos Queens Gardens de Regents Park. infelizmente dada a época do ano estes jardins não estavam muito floridos, mas no verão são sem dúvida espectaculares em termos da diversidade das flores que se encontram em Queens Gardens e da forma como estão arranjadas;

- Seguimos para Baker Street onde fomos visitar o Museu da Madam Tussauds (museu da Cera). Já lá não ìa à muitos anos e sem dúvida valeu a pena voltar. Gostei muito e as minhas amigas também adoraram. Fiquei foi chateada porque a cera do Justin Timberlake não estava lá (eles vão mudando as figuras de cera expostas);

- Apanhamos o autocarro aí já que se vê sempre melhor a cidade de autocarro e saímos perto de Convent Garden onde as levei a jantar ao Souk, um restaurante árabe muito bom e com direito a show de dança do ventre;

- Partimos então para Salsa, uma discoteca em Charing Cross Road onde, obviamente a dança principal era Salsa. Elas ficaram encantadas com o facto de que toda a gente pedia para dançar com elas apesar de se sentirem um bocado envergonhadas com isso. Acho que o facto de hoje em dia se dançar sempre sozinhos, torna o facto da dança a pares um pouco intimidante. Gosto muito dessa discoteca apesar de não ir lá muito e de facto o ambiente por lá é muito bom, apesar de haver sempre um ou outro que não querem só dançar, mas a esses ao final da primeira dança dá-se o "bye bye";

Dia 4

- Saída do metro em Knightbridge e direcção ao Harrods;

- Seguidamente visita a Notting Hill e a Portobello Market onde elas queriam comprar tudo o que era mala e vestido;

- De Ladbroke Grove (no final de Portobello Market) apanhamos o autocarro 23 que tem um bom prajecto pelo centro de Londres onde saímos um pouco antes de Aldwich para visitar Convent Garden;

- Depois de Convent Garden andamos em direcção ao Soho, seguido de Carnaby Street onde descansamos em mais um Starbucks do dia estafante.

- Partimos para Old Street onde jantamos o típico Fish & Chips num pub junto a Hoxton Square e acabamos a noite numa festa num armazém organizada por DJ´s Portugueses e onde encontramos vários outros Portugueses uns já conhecidos outros que conhecemos na noite.

No 5º e último dia apenas nos dedicamos a passar fotos, conversar sobre as situações mais interessantes da viagem e levei-as até ao comboio.

Achei muito interessante a descrição que a minha amiga fez dos Ingleses: "Fartam-se de correr mesmo à chuva, só comem comidas biológicas, reciclam, andam sempre a ler nos transportes, vestem-se de todas as formas e feitios sem tabus, saem à noite das 18h às 24h, têm imensos hábitos saudáveis,... f*da-se!!! É preciso ter paciência!"