Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Estudar e cursos em Londres

A maioria das pessoas que me têm perguntado sobre estudar em Londres estão interessadas em saber como podem candidatar-se a um curso superior. Assim sendo, aqui fica um pequeno guia que pode ajudar nos primeiros passos a tomar:

 

1º - Decidir qual o(s) curso(s) a que se querem candidatar: Se estiverem na dúvida podem pesquisar por potenciais áreas de interesse nesta página do site da UCAS (esta é a organização que gere as aplicações para cursos universitários no Reino Unido) que vos irá dar uma listagem de cursos disponíveis nessa área. Podem também fazer uma pesquisa através do motor de busca em baixo do Hotcourses. Este permite pesquisar por cursos de ensino superior e outros profissionais ou de línguas.

 

 

2º - Decidir qual a(s) universidade(s) a que se querem candidatar: ao pesquisarem pelos cursos, o site da UCAS ou do Hotcourses também vos indica em que universidades esses cursos estão disponíveis. Para decidir entre elas convém considerar algumas características. Por exemplo, a localização e custo de vida nessa zona (por exemplo, estudar em Londres será provavelmente mais caro em termos do custo de vida do que estudar numa universidade do interior de Inglaterra); as condições da universidade; se oferecem ou não residências de estudantes; os custos do curso e a sua posição no ranking (a sua posição geralmente corresponde ao nível de reconhecimento da universidade como uma boa universidade ou não por parte de futuros empregadores). O website Complete University Guide apresenta um ranking de todas as universidades do Reino Unido de forma geral, assim como um ranking por região ou por área de estudo. Os rankings podem mudar ligeiramente de ano para ano, e podem verificar sempre o site para ver o ranking mais actualizado, mas actualmente este é o ranking actual das universidades do Reino Unido e de Londres especificamente:

 

 
Rank Reino Unido Londres
1 Cambridge London School of Economics
2 London School of Economics Imperial College
3 Oxford University College London
4 Imperial College King's College London
5 Durham SOAS
6 St. Andrews City
7 Warwick Brunel
8 University College London Queen Mary
9 Lancaster University of the Arts, London
10 Bath Goldsmiths College

 

3º - Enviar candidaturas: As candidaturas para cursos a começarem em Outubro do ano N+1, podem ser efectuadas através do site do UCAS desde meados de Setembro do ano N até meados de Setembro do ano N+1. Mas ATENÇÃO que as datas limites podem depender de curso para curso ou universidade para universidade. Por exemplo, candidaturas para as universidades de Cambridge e Oxford devem ser efectuadas com um ano de antecedência. Ver prazos de datas importantes aqui. E, como vão havendo várias datas limites ao longo do ano para se enviarem candidaturas para universidades, quanto mais cedo se candidatarem, melhor porque irão haver mais vagas. Candidaturas para universidades a ser realizadas nesta página do site da UCAS.

 

  • Durante a candidatura vão ter que indicar as vossas notas do ensino secundário por disciplina. indicando-as como A Levels. A escala das notas não é a mesma, portanto vão ter que indicar as notas equivalentes. Segundo o site do British Council, esta é a escala não oficial (aparentemente não existe uma oficial) a que podem colocar as vossas notas:

 

 
Classificação Portugal A Levels UCAS Points
18-20 A 120
15-17 B 100
10-14 C 80
7-9 D 60
5-7 E 40
0-4 F NA

 

  • Antes de se candidatarem também vão ter que fazer um teste de Inglês do IELTS. Os resultados deste teste de Inglês são necessários para efectuarem candidatura a qualquer universidade do Reino Unido. 

 

  • Durante a candidatura também vão ter que escrever um texto indicativo das razões porque se estão a aplicar para aquele curso e porque devem ser escolhidos, assim como uma carta de referência de uma outra pessoa, geralmente um professor, que vos possa escrever uma recomendação. 

4º Organisar as finanças: Estudar no Reino Unido nao é barato. Não só o Estado recentemente aumentou o valor mínimo do preço dos cursos nas universidades Britânicas, como também têm que ter em consideração todos os outros custos de vida. O valor médio mais elevado dos custos anuais de um curso rondam as £9,000. Quanto a outros custos como acomodação, alimentação, transporte, vestuário, etc., podem contar com despesas a rondar entre as £140-£250 por semana.

 

  • Bolsas: Existem apoios do Estado, ou das universidades ou do Estado Português para bolsas de estudantes. Convém pesquisarem por todas as bolsas que possam encontrar para o curso que pretendem tirar - geralmente cursos como os das áreas de artes ou ciências tem um maior número de bolsas disponíveis. No site do British Council podem encontrar uma listagem das bolsas disponíveis a partir de Reino Unido.

Para mais informações, os escritórios da British Council baseados em Portugal estão disponíveis para ajudar com informação mais específica relativamente à vossa situação. Aqui podem ver a informação de contacto do British Council.

 

122 comentários

Comentar post

Pág. 1/6