Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

O Tuga em Berlim está criado

Este fim-de-semana fui a Berlim pela primeira vez. Uma das principais razões por me ter decidido a visitar esta cidade foi a curiosidade. A curiosidade visto que à cerca de 1-2 anos tenho ouvido mais e mais pessoas falarem sobre o quanto espectacular a cidade de Berlim é. De tantas pessoas diferentes falarem-me nisso, simplesmente nao consegui resistir e, aproveitei que uma amiga também estava com imensa vontade e lá fomos as duas na sexta-feira à noite. Fui, como vou à maioria das minhas pequenas viagens - sem nada planeado para além da acomodação. Nao fazia ideia se havia alguma coisa de especial a acontecer por Berlim este fim-de-semana, ou se não. O que tinha era pedido dicas de sítios onde ir a várias vezes que já lá estiveram, anotei-os num papel, e comecei a olhar para eles com mais detalhe mesmo no avião na ida para lá. 

 

Fiquei lá até hoje de manhãzinha e, posso confirmar aquilo que tantas pessoas me tinham dito - a cidade é espectacular! É tão espectacular que se eu tiver a oportunidade algum dia destes eu não direi que não a mudar-me para Berlim. Aliás, até talvez faça algo para efectivamente poder ter essa oportunidade. Ainda não sei, mas pelo sim, pelo não, acabei de reservar o nome do blog Tuga em Berlim.

 

O que é que Berlim tem assim de tão especial? A vida da cidade! Apenas fiquei lá durante o fim-de-semana, mas tive a oportunidade de fazer tantas coisas diferentes que sinto que estive lá muito mais que um fim-de-semana - foi a festa aleatória no bar Francês; o Brunch maravilhoso no café junto ao canal, enquanto que no barco oposto estavam ainda em festa desde a noite anterior; o Festival de Arte 48horas de Neukoelln; o relaxar no bar de praia junto à East Side Gallery ao som de música Reggae ao vivo; a festa de praia (praia do rio) de música electrónica, para a qual consegui chegar depois de ter passado por um armazém abandonado enorme cheio de graffittis e por "buracos" na rede rodeados de arame farpado (yap, estou a falar a sério). No meio disso tudo ainda deu para ver o museu do Judeus e o Museu da Gestapo, assim como fazer uma visita às zonas principais de interesse turístico da cidade. Mas, entre tanta coisa, o melhor de tudo foram mesmo as pessoas. Em qualquer sítio onde fomos conhecemos sempre pessoas. É que foi sempre tão fácil de conhecer pessoas já que todos são tão abertos, tão simpáticos,... fiquei mesmo impressionada com a simpatia das pessoas daquela cidade. Tudo muito descontraído. Lá, ao contrário do que acontece em Londres, grupos de amigos podem cantar e tocar nas ruas sem serem chamados à atenção pela polícia. Continua-se a poder fumar nas zonas de fumadores em bares; pode-se beber alcóol nos transportes públicos; as rendas são extremamente mais baratas (aparentemente é uma das capitais Europeias mais baratas em termos de preços médios de renda de casas); certamente não existem as medidas extremas de regulação de segurança e higiéne que fazem com que nada possa ser deixado ao acaso ou expontâneo;... Berlim, para mim só tem um defeito - fala-se Alemão. Até que gosto do som da língua, mas o meu conhecimento é mínimo o que torna muito difícil a possibilidade de ir para lá morar, pelo menos tão cedo. 

 

Não me levem a mal, continuo a adorar Londres mas,... estou encantada com Berlim.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 24.06.2012

    Pois isso relativamente ao trabalho não sei. Mas às vezes também pode depender de cidade para cidade. Ou então pode depender das oportunidades nas diferentes localidades ou da imporância que dão a preferenciar os nativos de língua Alemã, não sei. Da tua experiência, o que achaste que foi o principal entrave a encontrares trabalho por lá?
  • Sem imagem de perfil

    cadu1981 26.06.2012

    Bem, nos ficamos num hotel que era de turcos! falavam ingles, mas diziam que não! por baixo ficava o bar da zona, e era um bowling. Diziam que não falavam ingles, mas com os copos, depois já falavam!

    NA fabrica, com os cotas que la trabalhavam já era mais dificil, mas convidavam o pessoal para beber Schnaps ( aguardente) logo de manha e a partir dai já era facil.... por gesto e tall! quanto aos directores, em trabalho já eram mais lixado!

    O entrava a trabalhr seria mesmo a lingua, e ainda por cima utilizando termos mais técnicos ( no meu caso mecanicos) ainda complicava mais a coisa,. Com a comida, a partir do momento em que uma pessoa sabe o que tá a comer, é na boa!1

    De referir que eu estava numa localidade a cerca de 20km de estugarda ( num dos casos)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.