Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Fish & Chips à Tuga

Reparei que o pessoal do Blog dos Blogs (pessoal do Sapo.pt, portanto) criou uma competição culinária em que pedem para que os bloguistas do Sapo dêm asas à imaginação e se metam na cozinha a inventar uns petiscos. No final da competição (dia 29 de Fevereiro) o dono ou dona da melhor receita leva para casa o livro de Gastronomia Portuguesa "Pápa Quilómetros" que foi escrito pelo chefe Jugoslavo Ljubomir Stanisic (aparentemente ele percebe umas quantas coisas sobre a nossa culinária).  

 

Estou longe de pensar ganhar porque já vi umas quantas receitas que para ali estão, e sem dúvida que há pessoal com muita perícia na cozinha, mas gostei da ideia até porque me fez pensar um bocadinho fora dos meus menús habituais. Achei também que nada melhor para o blog Tuga em Londres do que cozinhar algo que combina o que melhor tem a cozinha Portuguesa com o que de melhor tem a cozinha Britânica, e saí-me com um "Fish & Chips à Tuga". Em vez do bacalhau fresco panado servido com batatas fritas cobertas com vinagre e molhadas em maionese, achei que a versão Portuguesa conseguia ser muito mais agradável ao paladar, visualmente e bem mais saudável. O peixe escolhido continua a ser bacalhau, mas do nosso, conservado em sal, cozido e grelhado. E as batatas mantêm a sua forma mas são assadinhas no forno e com um toque de gosto tradicional a oregãos. 

 

Aqui fica a receita para duas pessoas:

 

Ingredientes:

- Duas postas altas de bacalhau

- 2 batatas

- 2 ovos

- 2 cebolas

- 3 dentes de alho

- Alface, rúcula e espinafres para salada 

- Ervas mistas secas 

- Salsa

- Oregãos secos q.b.

- Azeite q.b.

- Sal e pimenta 

 

Modo de Preparação:

- Cortam-se as batatas em palitos grossos e colocam-se em água com sal e pimenta enquanto o forno aquece. Assim que atingir 180º, colocam-se as batatas no forno com um fio de azeite e polvilhadas com oregãos secos.

Cozem-se os ovos e, à parte, deixa-se cozer as postas de bacalhau durante 10 minutos, passando-as de seguida para o forno até alourar.

Pica-se o alho, corta-se a cebola em rodelas, e levam-se a alourar com o fundo do tacho bem coberto de azeite até fazer refogado. 

À parte tempera-se a salada de alface, rúcula e espinafres com azeite, sal e salpica-se com ervas secas mistas para salada e salsa fresca picadinha. Se preferirem, podem substituir a salada fresca por espinafres cozidos.

Serve-se o prato com a posta de bacalhau coberta com a cebola do refogado e efeitado com um raminho de salsa. 

 

Fish & Chips à Portuguesa

 

Gostei desta minha criação e sem dúvida que voltarei a fazer este prato Anglo-Luso. 

 

Bom apetite!

18 comentários

Comentar post