Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

O "cavalheiro" Português e o "gentleman" Inglês

Cresci num ambiente em que o cavalheirismo era algo ultrapassado e que o que é bom é a igualdade entre os sexos. Acho muito bem à igualdade e serei a primeira a falar quando se note alguma injustiça ao nível dos sexos. No entanto, não posso dizer que os homens e as mulheres não tenham diferenças, porque claro que as têm. Vejamos por exemplo:

- Os homens são naturalmente mais fortes do que as mulheres, isso é um facto. Claro que certas mulheres serão mais fortes do que certos homens, mas está-se a falar de uma forma geral. Assim sendo, será que é assim tão mau que um homem ofereça ajuda para carregar qualquer coisa pesada? Isso pode ser considerado descriminação?

- As muheres aguentam melhor a dor do que os homens. Outro facto, de forma geral. Então será assim tão mau que os homens chorem ou demonstrem a dor?

- As mulheres têm um período média de vida mais longo do que os homens. Outro facto. Não que isso tenha alguma influência no cavalheirismo moderno mas é um facto que, sinceramente me agrada, por isso não podia deixar de o mencionar na comparação entre homens-mulheres.

 

Bem, mas comecei a pensar no factor cavalheirismo e até que ponto é aceitável uma acção cavalheira por parte de um homem porque aqui em Inglaterra os homens parece que foram criados para serem verdadeiros "gentleman". Claro está que isso não se aplica a todos, mas nunca em Portugal tive a experiência de tanta acção de cavalheirismo como tenho por cá. Ora é quando estou a entrar a porta do escritório e, algum homem que esteja bastante à minha frente e me veja a aproximar, abre a porta, pára, espera que eu me aproxime, e mantem a porta aberta para eu passar primeiro. Ou então, quando há algum lugar vago no metro, mesmo que eles estejam mais próximos do lugar, fazem o gesto com a mão no sentido para eu tomar o lugar. Ou então insistem por pagar a conta e não aceitam nada dividido a meias (com essa é que não concordo, e já tive quase discussões à pala disso, mas enfim..). Mas o mais crítico exemplo que me aconteceu no outro dia, e esse é que me fez pensar no assunto, foi quando eu estava a correr para apanhar o metro e ía um homem também a correr à minha frente com o mesmo intuito. Quando ele reparou que eu estava atrás dele, parou de correr, deixou-me passar à frente e depois veiu a correr atrás de mim. Ainda conseguimos apanhar os dois o metro, mas quer dizer, isso também já foi um bocado o cúmulo do cavalheirismo. "Não era necessário, Ó meu amigo. Com o seu cavalheirismo todo eu distrai-me, abrandei e quase que ambos perdiamos o metro à pala disso".

 

Tudo bem, tenho que admitir que de vez em quando um bocadinho até sabe bem, mas acho que os Ingleses por vezes exageram na dose. É que principalmente nas situações em que eles param à espera que a mulher passe, quer dizer, tenham a santa paciência, mas isso só faz com que nos estejam a apressar que, claro que não queremos deixá-los ali plantados muito tempo à espera para passarmos.Enfim, às vezes é mesmo uma chatisse, mas o que é que se pode fazer? Nada, a não ser sorrir e dizer obrigada, que já que eles lá ficaram à espera de porta na mão para passarmos, também não se vai ser antipática não é?

 

Só sei que em Portugal nunca tive tantas experiências diárias de acções de cavalheirismo. Ora isso também pode ser porque só vivi em Portugal até acabar a universidade e não tenha tido bem envolvida no mundo mais adulto por lá, mas sempre tive a sensação que os Portugueses não são tão exagerados nos seus "cavalheirismos" como os Ingleses são. Será que não tenho razão?  

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 05.12.2007

    Ola. Sabe sempre bem ler comentarios como o teu sem duvida nenhuma :-) Quanto a emigrares, se quizeres mesmo, de certeza que um dia h'as-de faze-lo.
    Beijinhos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.