Segunda-feira, 26 de Setembro de 2011
Cartão do Cidadão em Londres

Quando estava de férias em Portugal reparei que o meu bilhete de identidade já só era válido até ao final deste mês de Setembro. Então, sendo que estava lá aproveitei logo para ir fazer a renovação. Dirigi-me aos Registos do Parque das Nações, pensando que lá seria mais rápido do que indo à Loja do Cidadão. Qual quê? Passei lá a manhã inteira, como não podia deixar de ser. Parecia até que não estavam muitas pessoas quando lá cheguei, mas com a história das prioridades de grávidas, mães com crianças pequenas e idosos, em cada 5 minutos aparecia alguém nestas circunstâncias que passava à frente. Assim sendo, ali tive que ficar mais de 3 horas plantada à espera. 

 

Como ainda não tinha cartão de cidadão não sabia bem o que levar, mas sabia que geralmente este cartão contém não só o número do BI, mas também o número do cartão de saúde, o número da segurança social e o número de eleitor. 

 

Não consegui encontrar o meu cartão de eleitor e não estou registada na segurança social em Portugal por isso até estava com medo que ao fim de todas aquelas horas de espera não me deixassem pedir o cartão por não ter todos os dados dos documentos necessários. Mas felizmente não foram precisos. Vou ficar apenas no cartão com o número do BI e o do cartão de saúde, que acabam por ser aqueles que uso mais. Preciso de pedir um cartão de eleitor cá no Reino Unido que provavelmente será diferente do meu Português de qualquer maneira por isso também não valia a pena. 

 

Quiz pedir com urgência visto que no dia seguinte voltava para Londres, mas informaram-me que podia pedir o cartão com entrega normal e que este seria entregue no Consulado Português em Londres, o que foi a situação ideal. Assim, não só não tive que pagar o cartão urgente, que segundo me recordo ficava em cerca de £35, como mo podiam enviar directamente para Londres. Para isso tive que pagar mais £5 que o preço normal, o que acho que me ficou em cerca de £20, mas mesmo assim não foi nada mau. 

 

E, o que me impressionou mesmo é que, apesar de não ter pedido urgente o cartão foi muito mais rápido a ser entregue do que esperava. Não foi na semana seguinte a ter pedido o cartão, mas no início da outra apareceu-me uma carta cá em casa a informar que o cartão já estava disponível no Consulado Britânico. Nada mau, ham? Posso não ter tido o atendimento mais rápido no dia em que o fui pedir mas ao menos a entrega foi extremamente eficiente. Só eu é que não tenho sido eficiente que ainda não tive a oportunidade de o ir lá buscar. A ver se vou esta semana que senão até tenho medo que me desapareçam com o cartão de lá. Só espero é que o tempo que vou ter que esperar para o levantar no Consulado não seja em nada equivalente àquele que tive que esperar para o pedir em Lisboa. 

publicado por Tuga em Londres às 22:59
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De ombemua a 27 de Setembro de 2011 às 09:01
Realmente o envio o cartão de cidadão é muito rápido ! Eu tratei do meu no Consulado de Londres e passado um semana tinha a carta em casa para o ir levantar. Eu tratei o meu com urgência , por isso não sei se em modo normal será assim...

Agora o problema é mesmo o levantamento do dito no Consulado!
Eu esperei no mínimo uma hora e meia para o poder levantar....Aquele consulado dá-me cada vez mais alegrias, funciona tudo tão bem que a ultima vez que lá estive tive que reclamar.
Boa sorte :o)
De Oscar Olim a 27 de Setembro de 2011 às 09:41
Pelo menos recebeste o cartao. No meu caso recebi a carta ca, mas esqueceram-se de enviar o cartao para ca. Felizmente nao precisava dele na altura, mas... vamos acreditar que foi so um caso pontual :p

Tuga, para a proxima ja sabes como passar a frente nas filas de espera ;)
De semprescp a 27 de Setembro de 2011 às 10:21
Engraçado o vosso passatempo. Irem para o estrangeiro e passar a vida a dizer mal de Portugal...
De Oscar Olim a 27 de Setembro de 2011 às 13:14
Curioso, pelas noticias em Portugal tambem se ve os portugueses 'dai' a dizer mal de Portugal. Porque sera?
De Cromossomax a 27 de Setembro de 2011 às 15:33
?!! Mas que disparate de comentário ! Ora agora só porque já não se mora em Portugal já não se pode comentar ‘Portugal’? Portugal e’ um pais cheiiiinho de burocracias, não há volta a dar-lhe. Nem sequer e’ dizer mal, e’ dizer a verdade!
De Tuga em Londres a 9 de Outubro de 2011 às 22:59
Mas quem é que está a falar mal de Portugal?
De Mafaldinha a 27 de Setembro de 2011 às 12:48
Ola´
NO Areeiro é super rápido tirar catáo de cidadão , eu nunca estive inscrita na segurança social mas mesmo assim inscreveram automáticamento uma vez que tenho nacionalidade Portuguesa , no meu cartão de cidadão já constava o meu numero de segurança social , acho que no teu cartão tb vai constar o numero de beneficiario portugues . o cartaõ de eleitor já deixou de ser emitido para votar só temos que levar o cartão de cidadão, e só mais uma coisa os passaportes agora já podem ser renovados onde se renova o cartão de cidadao .
xao
Mafaldinha
De Mafaldinha a 27 de Setembro de 2011 às 13:00
Sobre o cartão do eleitor melhor confimares .
xao
Mafaldinha
De Anónimo a 27 de Setembro de 2011 às 13:08
http://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/PerguntasFrequentes.aspx
De raquel a 27 de Setembro de 2011 às 14:34
ficou mais barato sim. Eu pedi o meu cartao de cidadão aqui em londres no consulado, e custou-me 17£, sem ser urgente, e sem ter que entregar em lado nenhum!
Se bem me recordo, demorou 2 semanas a estar pronto; na primeira semana mandaram-me uma carta a dizer que tinha que nomear um representante em portugal para a cena das finanças, eu ignorei essa carta, e na semana seguinte chegou outra a avisar que podia ir levantar o cartão.
Lá fui então ao consulado, à hora que eles no site diziam estar abertos para entregar os cartões, e quando la chego informaram-me que tinha que ter marcado antes de ir!!!! Mas lá fiz o choradinho e eles deixaram-me ir para o fim da fila e lá me deram o cartão :)
De Matie a 1 de Outubro de 2011 às 19:13
Curioso, quando tive de fazer o cartão do cidadão, obrigaram-me a entregar tidis os documentos. Alem disso informaram-me que so podia fazer o cartao mediante reserva por telefone... So havia vagas para dai a 21 dias e so recebi o cartao passado uma semana. btw, encontro-me novamente em londres e está um calor do caraças! Isto não é normal =)

Comentar post

.Procura de emprego no Reino Unido
.Tuga Londrina
A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.
.pesquisar
 
.Pesquisa Google
Google
.Links Patrocinados



.Dezembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.posts recentes

. Dia da Camisola de Natal

. Winter Wonderland vs Wint...

. O que fazer em Londres em...

. Fazer novos amigos por Lo...

. Chapéu ao ar

. Cidades e aldeias de Ingl...

. Queremos e precisamos de ...

. O que fazer em Londres em...

. Festas de Halloween em Lo...

. Word on the Street

.o passado da Tuga
.tags

. todas as tags

.links
.Contador de Visitas
.Google Analytics
.subscrever feeds