Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Pilhagens acalmam um pouco

Hoje, apesar de ainda terem havido situações semelhantes às de ontem, apesar de ainda se ouvirem muitas sirenes na rua mesmo agora pela meia noite e meia, ao que parece o número de assaltos e pilhagens e de zonas afectadas diminuiu. Quando vim de trabalho ainda vi algumas lojas com vidros partidos, apesar de naquela zona não ter havido grupos de vandalismo, mas pelos vistos pelo menos algumas pessoas por lá passaram a partir montras. Não chegaram a destruir completamente os vidros, apenas os quebraram. Deviam talvez achar que mais um ou menos um não fazia diferença. Outras tantas lojas precaveram-se com umas protecções para os vidros das montras, tal como costumam colocar quando se realiza o carnaval de Notting Hill. E bem fazem eles, porque enquanto esta onda de crime não terminar, e com estes indivíduos a destruir o que têm a oportunidade de destruir, há que utilizar todas as precauções possíveis para não verem destruídos em minutos o que poderá ter sido o seu negócio de anos. 

 

Reparei que o post anterior gerou muitos comentários, uns quantos confrontos de opiniões, alguns em tom de debate construtivo e outros tantos simplesmente a contrariar fortemente em tom negativo. É verdade que todos temos as nossas opiniões, mas sinceramente, não vale a pena começar em confrontos agressivos a comentários, que por vezes até podem simplesmente estar a ser mal interpretados. Comentários construtivos, discussão de ideias e opiniões, óptimo. Comentários agressivos, façam-nos noutro lado se fazem favor. 

 

Relativamente a alguns dos assuntos comentados tenho que deixar também aqui a minha opinião. Discordo quando falam que estes confrontos de Londres tenham sido fomentados por imigrantes. Quem vive em Londres sabe perfeitamente que existe um rácio grande do número de imigrantes para com o número de nacionais, portanto, tem toda a lógica que quem quer que seja que tenha estado envolvido nestes assaltos seja ou tenha origens de pais imigrantes, porque afinal, apenas está em linha com as origens da população de Londres. No entanto, vendo os vídeos dos eventos em Manchester, por exemplo, já se notou um maior número de população nacional envolvida nas pilhagens. Lá está, Manchester também não é uma cidade tão multicultural quanto Londres.

 

Estas pessoas, este adolescentes foram mal criadas, deixadas sozinhas ou desamparadas pelos pais, criadas na rua, habituadas ao crime e à marginalidade, que sobrevivem em gangs muitas vezes e não se podem deixar ser "fracos" porque quem é fraco naquele meio, dá-se mal. São miúdos sem educação e sem respeito por nada ou por ninguém. A cor da pele não tem aqui nada a haver com a educação que tiveram porque tanto se encontra de uma cor de pele ou de outra. Eles são todos iguais na forma como falam e como agem. Também não tem a haver com religião porque estes miúdos não seguem religião nenhuma na sua larga maioria. Se seguissem teriam alguma noção de respeito ou de diferença entre o bem e o mal que geralmente é transmitido a quem é religioso. Claro que há os religiosos extremistas que pela religião matam outros e a si próprios, mas esses realmente pensam que estão a fazer o que é correcto pela religião deles e que estão a seguir os poderes divinos o que o que quer que seja que os faça tomar certas atitudes em nome da religião. Mas esse também não é o caso destes miúdos.

 

Um dos comentários deixados indica que estes adolescentes tomaram as atidudes que tomaram por estarem revoltados com a pobreza e com os impostos tal como indicado em vários jornais. Infelizmente só porque alguns jornais falam das razões que poderão ter levado algumas pessoas a decidir começar a roubar e partir tudo, isso não quer dizer que fosse o caso da maioria. Estes miúdos não estão a fazer contestação nenhuma desse género. Estes miúdos simplesmente se juntaram em grandes números para assaltar e roubar porque é "cool", e porque estavam aborrecidos, e porque os amigos vão por isso eles também não podem deixar de ir, e porque querem ser maus e querem enfrentar a polícia e gostam de causar medo. Vê-se que assim é pelos tweets e mensagens de facebook deixadas pelos que se decidiram a organisar os grupos que já foram publicadas, porque quando os jornalistas perguntaram a muitos dos envolvidos a razão porque estavam a fazer aquilo eles ou não sabiam dar resposta ou davam uma do género "é porque pagamos muitos impostos". Pelos impostos? Isto são miúdos de 15 anos a falar. Quais são os impostos que eles pagam. Obviamente muitos dos seus comentários e razões anunciadas não têm lógica ou razão de ser. Mas mesmo que efectivamente estes jovens tivessem uma razão a contestar quer seja ela a pobreza ou outra qualquer, mesmo assim isso não justificava o facto de estarem a partir e pilhar lojas ou incendiar edifícios ou habitações que nada têm a haver com a sua situação financeira. 

 

A ver é se os miúdos se aborrecem e fartam da brincadeira para podermos voltar à normalidade que sinceramente o que se tem visto nos últimos dias têm sido demasiada pura selvajaria.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Tuga em Londres 21.08.2011

    Olá Susana. Acho que as informações que indiquei nos posts onde falo sobre encontrar emprego e casa são todas as que posso dar. Encontras esses posts sob o título "sobre londres" na barra lateral do blog. Boa sorte!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.