Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Como encontrar emprego em Londres?

"É fácil encontrar emprego em Londres?" É uma pergunta muito comum que já muita gente me colocou. A resposta depende bastante do tipo de emprego que procuras e das qualificações que tenhas. Mas vamos primeiro aos factos:

- Sim, é verdade que há muita oferta de emprego em Londres;

- Sim, é verdade que o ordenado mínimo são £6,50 à hora;

- Sim, é verdade que havendo várias empresas multinacionais na capital, eles necessitam de pessoas que falem outras línguas, inclusívie o Português;

- Mas também é verdade que os empregadores dão preferência às pessoas Britânicas;

- É verdade que mesmo que não haja um Britânico para preencher a vaga, os nativos de língua Inglesa (Americanos, Irlandeses, Australianos, Sul Americanos, Canadianos, etc.), são muitas vezes a segunda preferência dos empregadores (mas nem sempre);

- Também é verdade que há muitos Britânicos a falarem várias línguas, inclusívie o Português;

- É verdade que os empregadores preferem contratar um estrangeiro que já tenha experiência a trabalhar no Reino Unido do que um que só tenha experiência no estrangeiro, ou pior ainda, que não tenha experiência nenhuma em lado nenhum.

 

Tendo o acima mencionado em atenção é preciso considerar 2 coisas muito importantes antes de se tomar qualquer decisão sobre sair do país de origem, para se aventurarem a tentar a sorte no Reino Unido:

- Devem ter algum tipo de qualificação ou experiência que possam utilizar como característica distintiva relativamente a outras pessoas que concorram ao mesmo tipo de cargos que vocês;

- Têm que ter a certeza absoluta de que querem ir para o estrangeiro mais que tudo e que não vão desistir facilmente.

 

Acho que convém distinguir nesta fase os tipos de oportunidades que podem conseguir e o que podem tentar fazer para as conseguir dependendo do tipo experiência que têm e do emprego que pretendem:

 

Perfil no.1: Não têm muita experiência nem qualificações e não são fluentes no Inglês

Pessoas que estejam neste caso que queiram mesmo vir para Londres aconselhava tentarem encontrar emprego e alojamento ambos por volta das zonas 3, 4, 5 ou 6 de Londres já que têm que considerar que não será provável encontrar um emprego que pague muito bem logo ao início, logo viver fora do centro de Londres será a opção mais sensata já que os preços dos quartos são bem mais baixos do que nas zonas mais centrais. Nesse caso convém também evitar candidatarem-se para empregos nas zonas mais centrais porque o custo do transporte diário será demasiado elevado e, logo não irá compensar.

 

Tipos de empregos mais fáceis para pessoas que preencham o perfil 1:

- Bar/pub, restaurante: o mais fácil é mesmo ir directamente a todos os pubs/restaurantes da zona onde morarem e pedirem directamente se estão a precisar de algum empregado(a) de mesa ou ajudante de cozinha. Alternativamente podem ir a um dos vários sites de emprego e pesquisar por "catering, bar jobs ou waitressing".

- Limpezas: situação semelhante à mencionada acima. Geralmente um empregado de limpezas doméstico poderá alcançar melhor salário do que um emprego de limpeza de uma empresa;

- Construção Civil: É um trabalho relativamente fácil de se conseguir principalmente para quem "não tem medo do trabalho" e ganha-se muito melhor do que a trabalhar como empregado de mesa;

- Nanny: Poderás considerar ser uma Nanny ou Au-Pair. Geralmente a Au-pair é contratada do país de origem e vai viver para casa de uma família onde lhe dão cama e comida para além de um pequeno/médio salário e em troca terá que tomar conta dos filhos/crianças e possivelmente ajudar nas limpezas da casa. Já a Nanny pode ou não estar a viver internamente na casa da família e geralmente os seus salários são mais elevados do que os de uma Au-pair. Existem várias agências em Londres para Nanny´s como por exemplo http://www.nannyservice.co.uk/

Já para se encontrar um emprego de au-pair, a agência Multiway, por exemplo, em Portugal, proporciona programas de estudo no estrangeiro enquanto se trabalha como au-pair.

 

Salário médio: £1,000/mês

 

Perfil 2: Alguma experiência ou qualificações no país de origem e com um nível de Inglês razoável:

Estando nesta situação as oportunidades para se encontrar um emprego com um salário mais razoável são melhores do que no Perfil 1 e será possivelmente também mais fácil subir na carreira.

 

Alguns tipos de empregos relativamente fáceis de conseguir para pessoas que se enquadram neste perfil:

- Trabalhar numa loja: desde que tenham uma boa apresentação, com um certo nível de educação e que sejam bons comunicadores será relativamente fácil encontrarem um emprego numa loja. Lojas conhecidas como a Zara ou a TopShop por exemplo, estão a recrutar constantemente.

- Trabalhar numa área técnica: se tiverem uma qualificação de algo técnico como electricista ou canalizador ou mecânico ou algo semelhante, torna-se muito mais fácil de encontrar emprego e por terem as qualificações necessárias, geralmente estes empregos são bem remunerados;

- Vendedor: empregos para vendedores é do que há mais nesta capital. É preciso ter-se "jeito" para a venda e ser-se bom comunicador, mas estes empregos de vendedores são, talvez, dos mais fáceis de conseguir para uma pessoa de qualificações médias e daqueles em que se poderá vir a ter salários mais elevados. Senão a curto, será a médio/longo prazo. Por exemplo existe muita a procura por "field sales" ou seja, serias o representante de uma empresa que teria que ir, por exemplo às lojas rectificar stocks de produtos e informar os retalhistas de novos produtos quando são lançados. Geralmente com um emprego de field sales, tens direito a carro, telemóvel, salário básico e comissão dependendo do volume ou valor de vendas atingido. Outros tipos de trabalhos para vendedores passam pelo telemarketing, trabalhar para uma agência imobiliária ou para uma agência de recrutamento entre tantos outros.

 

Salário médio: £1100/mês básico + comissão para vendedores e cerca de £2,000 para trabalhadores técnicos.

 

Perfil 3: Completaste as tuas qualificações ao nível universitário ou tens muita experiência na tua área inclusivie já no Reino Unido e tens um nível de Inglês muito bom.

Se és um recém licenciado que quer ir trabalhar para o estrangeiro a minha sugestão caso queiras ter um bom emprego no estrangeiro e não ter que passar por empregos não relacionados com o teu curso é: ou candidatares-te só para empresas em Portugal que tenham presença no estrangeiro ou candidatares-te directamente para empresas no Reino Unido na esperança de ter uma entrevista directamente com eles. Caso a segunda opção não acontença, concentra-te em encontrar um emprego numa empresa multinacional em Portugal que, assim que estiveres lá dentro torna-se mais fácil de ires trabalhar para o estrangeiro dentro da própria empresa.

Pessoas com este perfil poderão ter a maior dificuldade em encontrar o tipo de emprego que pretendem porque será aí que estão a batalhar por um emprego face a face com candidatos com um curriculum muito semelhante mas que são Britânicos. É neste tipo de situação que deverão ter que ser mais pacientes e, possivelmente ter que encontrar um emprego que não esteja 100% relacionado com o que pretendem só para se irem aguentando até encontrarem outro melhor. Por isso é que aconselho que tentem entrar numa empresa multinacional caso possam. Ou alternativamente se sairam da universidade há pouco tempo poderão candicatarem-se ao Programa INOV Contacto que vos irá servir de rampa de lançamento para um trabalho no estrangeiro. Têm é que ter em atenção que tanto podem vir parar para Londres como podem ir para a China já que é assim que o programa está definido.

 

Salário médio: A partir de £1400

 

Claro que poderão estar a ler este post e achar que não se enquadram em nenhum dos perfis mencionados, mas estas são apenas indicações genéricas e de certeza que não se aplicam para todos, mas espero que ajudem a servir como ponto de partida para alguns.

 

Relativamente a alguns bons websites que poderão utilizar para tentar encontrar emprego em Londres, aconselho os seguintes:

 

- www.cv-library.co.uk: é um dos sites Britânicos mais conhecidos. Podem pesquisar pelos vários empregos lá colocados diariamente em todas as áreas de emprego. Aconselho que coloquem lá o vosso CV porque também ajuda aos empregadores que utilizam o site para procurar potenciais candidatos e, se acharem o vosso relevante, irão contactar-vos directamente. 

- www.gumtree.com : ideal para variados tipos de empregos, principalmente empregos para pessoas com o Perfil 1 ou 2. A maioria dos anúncios são colocados directamente por empregadores em vez das habituais agências de recrutamento;

- www.totaljobs.com : pra todo o tipo de empregos;

- www.monster.co.uk: um dos mais conhecidos a nível mundial. Coloquem lá o vosso CV.

- https://uk.jobted.com/jobs-london

- www.londoncareers.net

- www.london4jobs.co.uk

- www.justlondonjobs.co.uk

- www.jobsite.co.uk

- www.toplanguagejobs.co.uk : podes pesquisar directamente por empregos especificos que requerem o uso da lingua Portuguesa e existem sempre muitos anunciados.

www.prospects.ac.uk: Para recém llicenciados

  

Algumas agências de recrutamento:

- http://www.berkeley-scott.co.uk/ : se estão desesperados e precisam dum emprego para amanhã, a Berkeley Scott é a agência onde devem ir. Basicamente eles arranjam empregos temporários como empregados de mesa em eventos, congressos, festas, jogos de futebol, jogos de cricket, etc., e estão sempre a precisar de pessoal;

- www.hays.com

- www.manpower.co.uk

- www.roc.co.uk

- www.office-angels.com

- www.reed.co.uk

www.adecco.co.uk

www.kellyservices.co.uk

 

Se por outro lado precisarem de umas dicas na construcao do vosso CV para ficar mais apelativo aos empregadores Britânicos, então podem utilizar os conselhos deste website Britanico que é um dos mais conhecidos de forma a melhorar os CVs:

- cvchecker.com

 

Bem, e aqui ficam algumas ideias sobre os primeiros passos para conseguirem encontrar emprego em Londres que espero serem úteis para algumas pessoas. Para dicas sobre como criarem um bom CV leiam o post "Como fazer um bom CV para conseguir entrevistas em Londres" e quando tiverem a entrevista marcada leiam "Como ter sucesso numa entrevista de emprego em Londres".

 

Boa sorte para quem está actualmente à procura de emprego!

 

Nota: Este post foi actualizado a 25 de Abril de 2015

966 comentários

Comentar post

Pág. 1/44