Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

Visita à British Library

Ao fim destes anos todos em Londres só agora que voltei a estudar é que senti a necessidade de ir à British Library apesar de já ter tido curiosidade para ir lá visitar o seu interior antes. Mas digamos que se eu quizesse ter ido visitar a biblioteca em "turismo" não ía chegar muito além da entrada ou do seu museu porque os tipos até que são bem exclusivos relativamente a quem deixam que se inscreva na biblioteca e entre nas salas de leitura. 

 

A biblioteca fica localizada em Kings Cross, a dois minutos da estação, portanto de fácil acesso a partir de qualquer sítio de Londres.

 

Felizmente fui ao website deles antecipadamente para saber o que seria preciso para me inscrever e os seguintes documentos são necessários:

- Identificação com foto tipo BI, passaport ou carta de condução

- comprovativo de residência no Reino Unido tal como uma carta do fornecedor de água/electricidade/gás/telefone ou do banco com a vossa morada

 

Como se esses comprovativos não fossem suficientes têm que explicar a razão da vossa visita à biblioteca. Se a razão não fôr convincente tal como pesquisar livros para estudar ou para montar negócio próprio, etc., eles poderão aconselhar-vos a visitar outras bibliotecas onde possam efectuar outro tipo de pesquisas.

 

Convém também já terem pesquisado em avanço no site da biblioteca todos os livros ou artigos que pretendem encontrar lá tirando nota da sua bibliografia, lugar na prateleira, etc. porque uma vez lá torna-se mais complicado de efectuar essas pesquisas dado o número limite de computadores, etc. 

 

Uma vez que passam a todas essas perguntas e verificações, eles criam um cartão com o vosso nome e foto (a foto eles tiram na hora), o qual têm que apresentar sempre que entrarem em qualquer uma das salas de leitura. No entanto, antes de entrarem na sala há que ter em atenção que têm que deixar malas, casacos, etc. em cacifos que eles providenciam. Nem canetas podem levar para as salas de leitura. Apenas o uso de lápis é permitido visto que, aparentemente, houve muito pessoal a escrivinhar com caneta nos livros da biblioteca. 

 

Para deixar as coisas no cacifo necessitam deixar £1 de depósito no cacifo, mas esta £1 é vossa assim que voltam a abrir o cacifo. 

 

Outra coisa a notar se pretendem ir à biblioteca e quizerem ficar por lá a estudar é que convém ir cedo porque muitas pessoas ficam por lá o dia todo e mesmo quando vão almoçar ou fazer outras pausas deixam as suas coisas na mesa que estão a ocupar, logo a maioria das mesas estão já ocupadas se foram tarde. 

 

Após as duas primeiras horas que passei lá dentro em burocracias e encontrar artigos, etc. lá finalmente consegui ter o meu tempinho de estudo. Convém notar que a biblioteca fecha cedo às 18h quase todos os dias, com a excepção da terça feira quando fecham às 20h. 

 

Mais informações sobre a British Library podem encontrar no site deles aqui: http://www.bl.uk/aboutus/quickinfo/loc/stp/opening/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.