Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

E o Natal chega a Londres...

Foi hoje o dia em que se acenderam as famosas luzes de natal de Oxford Street. Como sempre, o acontecimento teve direito a toda a pompa e circustância com já é tradição na cidade, em que uma celebridade tem a honra de acender as luzes. Este ano foi a vez da Leona Lewis, a cantora vencedora do X-Factor do ano passado (esse programa lembro-me de já ter passado em Portugal mas não me lembro do nome que lhe era dado. Mas trata-se de mais 1 desses programas para cantores, cujos castings aparecem no programa e onde se vêm os piores cantores possíveis durante esses mesmos castings. Na minha opinião são esses castings que dão a piada toda ao programa e é a única fase do programa que tento ver sempre que posso. Eu sei que parece mau, mas algumas cenas do pessoal que vai aos castings é de rebolar no sofa a rir). Bem, mas estava eu a contar que, para alem da Leona Lewis também estiveram por Oxford Street os Westlive e houveram também performances de alguns actores do musical "Mary Poppins" que está a ser actuado em Londres.

 

Como ainda nunca tinha ido ver a sessão de iluminação das luzes de natal quiz ir este ano, mas claro está, como estamos em Londres aqui as coisas acontecem sempre exageradamente cedo, e isto não é excepção. Como saio do trabalho às 18h (que nunca saio às 18h, saio sempre um pouco depois, o que não ajudou no caso de hoje), quando cheguei à Oxford Street já estava a multidão a ir-se embora. Ora caraças também para isto. A iluminação foi às 18:17h e as performances ocorreram todas antes disso. Tipo, as luzes acendem-se às 18:17h???? Quem raio é que inventa estes horários? Que tal às 18:30h? Ou 'as 18:15h? Não? Mas 'as 18:17h?? Esta gente, sinceramente, não os percebo lá muito bem às vezes. Enfim, como já não havia nada de festa para ninguém tive que ir apagar o meu descontentamento indo às compras. Que afinal, já que estava em Oxford Street mais valia ir às lojas não é? Ao menos não desperdicei o meu tempo para nada.

 

Falando em compras, já foi revelado qual a quantidade de dinheiro que os peritos estimam que vai ser gasto este ano em compras de natal na zona do West-end de Londres (zona central onde fica a Oxford Street) - 1 bilião de libras! Pois é, 1 bilião de libras em compras só ali naquela zona. Nem sequer se está a falar de Londres inteira, nem sequer da zona centro inteira, é mesmo só ali no West-end. Nas palavras sabias da minha avózinha - Porra!!

 

Estima-se também que cada pessoa, em média irá gastar cerca de £1200 (eram 1200 ou 1400, já não tenho bem a certeza, mas rondava esse valor) em compras de natal. Hum, não sei porquê, mas acho que eles não me incluiram aí nessa media. Bem, pelo menos eu de certeza que não vou gastar £1200 em presentes.

 

Quanto a luzes de natal, os acontecimentos não ficam por Oxford Circus, outras famosas ruas/zonas de Londres também fazem acontecimentos especiais para celebrar o momento de acender as luzes e aqui ficam os detalhes para os interessados:

 

- Marylebone: dia 15 de Novembro- há festa de rua e o mercado de natal local abre ao público neste mesmo dia.

 

- Regent Street: dia 20 de Novembro - esta rua tem geralmente os efeites de luzes mais espectaculares de Londres, por isso vale a pena passar por lá durante a época natalícia.

 

- Bond Street: dia 22 de Novembro - já recebemos dois panfletos a anunciar a abertura das luzes de Bond Street lá no escritório. A publicidade é em grande por isso o acontecimento promete. Várias celebridades são esperadas passar por lá para garantir a diversão do público.

 

- Trafalgar Square Christmas Tree: as luzes da grandiosa 'arvore de natal Londrina colocada todos os anos em Trafalgar Square, serao acessas este ano no dia 7 de Dezembro.

 

Sinceramente, tanta coisa por causa das luzes que, no primeiro ano que cá estive estava com umas expectativas altíssimas e fiquei super desiludida. Não são nada de especial!! Mesmo nada de especial! Em Convent Garden por dois anos seguidos que eles metem as mesmas iluminações de natal, Oxford Street tem só umas luzitas, Regent Street têm geralmente luzes relacionadas com o desenho animado desse natal que estará, portanto, a patrocinar as luzes. E no resto da cidade poucas mais zonas têm luzes. Tss tss, fiquei muito decepcionada. As luzes de Lisboa são sem dúvida, muito mas muito melhores que as de Londres. É que nem tem comparação possível. Adoro ver Lisboa na época do natal. Está sempre tão bonita! Então a zona do Chiado, adoro mesmo!

 

Bem, mas como estou em Londres tenho que me pôr é a par dos acontecimentos natalicios Londrinos e, para além das iluminações algo que, realmente acho muito interessante são as pistas de gelo espalhadas pela cidade onde os visitante podem alugar os patins para 1 sessão de patinagem no gelo (geralmente de meia hora ou 1 hora). Isso sim vale a pena! A única vez que fui andar foi na pista de gelo junto à Torre de Londres um dia de Dezembro ao anoitecer. estava imenso frio e toda a gente de cachecol, casacões e luvas a deslizar no gelo. Foi espectacular mesmo! Quem poder fazê-lo, aconselho. E aqui ficam os locais onde podem ir às pistas de gelo:

 

- Alexandra Palace, Wood Green: começa no dia 12 de Novembro com o tema natalicio, mas este ringue, que é coberto, está aberto durante o ano todo.

 

- Broadgate Ring, Broadgate: começa a 20 de Novembro.

 

- Canary Wharf Ice rink, Canary Wharf: começa dia 17 de Novembro.

 

- Greenwich Ice Rink, Old Royal Naval College: começa dia 8 de Dezembro.

 

- Hampton Court Palace Rink, Hampton Court: começa dia 1 de Dezembro.

 

- Hyde Park Ice Rink, Hyde Park: começa dia 1 de Dezembro

 

- Kew Gardens Ice Rink, Kew Gardens: começa dia 25 de Novembro sendo um ringue junto à estufa de Kew Gardens, belíssimo segundo dizem. Tenho que lá ir.

 

- Natural History Museum Ice Rink, South Kensington: começa dia 8 de Novembro (já amanhã!)

 

- Ice Disco at the O2, O2 Arena, North Greenwich: Começa dia 10 de Novembro. A O2 Arena foi só aberta este ano, que era dantes a Millenium Dome e onde são agora organizados muitos concertos e inúmeros eventos. Como o nome indica, esta pista terá muita música e animação portanto, lá terá o seu interesse.

 

- Somerset House, The Strand (close to Charing Cross Station): começa dia 21 de Novembro.

 

- Tower of London Ice Rink, Tower Hill: começa dia 24 de Novembro.

 

Para além das luzes, da patinagem, em Londres o natal já começa a estar no ar e entre tudo isto, vão haver ainda vários mercados de natal, e eventos especiais para celebrar a época natalícia. Hum, adoro o espírito natalício de Londres, mas prefiro as luzes de Lisboa e as compras de natal feitas na baixa Lisboeta! ;-)

 

5 comentários

Comentar post