Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tuga em Londres

A vida de uma Lisboeta recentemente Londrina.

As pequenas diferenças Europeias

No outro dia estava a tomar o "brunch" (=breakfast+lunch) com amigos e, acho estranho quando vejo um deles (que é Inglês) pegar na embalagem de mel e espremer para cima da torrada.

 

Eu - "Mas o que é que tu estás a fazer? Vais pôr mel em cima da torrada para quê?"

Ele - para comer, claro. Qual é o mal?

Eu - Hargh, não há mal nenhum, mas essa é uma combinação um bocado estranha.

Ele - Estranha? Isto de estranho não tem nada. Toda a gente come mel no pão.

 

Eu já morei com vários estrangeiros e tinha-me apercebido que alguns tinham o hábito de barrar o pão com manteiga e doce, mas essa do mel ainda nunca tinha visto, daí a razão do meu espanto momentâneo. De qualquer forma, a parte em que ele disse que "toda a gente" come pão com mel, isso aí é que já não fui muito nisso. Resultado - fomos perguntar às outras pessoas que ainda não tinham ouvido nada da conversa, o que é que elas costumavam colocar sobre uma torrada.

 

O primeiro a responder foi um Alemão e a resposta dele começou por doce, passando para a marmelada e, em terceiro lugar disse mel. O inglês claro que ficou todo contente visto que o Alemão tinha acabado de lhe dar razão ao ter mencionado o mel logo nos topo das suas hipóteses. Depois viraram-se os dois para mim a perguntar se isso de eu não comer torrada com mel é um hábito só meu ou se é um hábito geral Português? A minha resposta é que seria então um hábito Português porque nunca tinha visto tal combinação de alimentos ser servida em sítio nenhum em Portugal.

 

Convenientemente também haviam outros Portugueses conosco, mas que estavam numa parte afastada e, então não tinham ainda ouvido nada da conversa. Perguntamos-lhes o que é que eles costumavam colocar em cima da torrada, ao que as respostas foram manteiga, queijo, fiambre, marmelada, por esta ordem. O Inglês e o Alemão perguntaram-lhes então directamente se não costumavam comer a torrada com mel - "Com mel???" - Responderam eles - "Não se mete mel nas torradas".

 

Pois é, assim em pequenas coisas como estas se vêm os diferentes hábitos de país para país. Os nortenhos acham mel normalíssimo de comer com torradas e, são os acompanhamentos doces, os primeiros que lhes vêm à cabeça, quando pensam no que comer com torradas. Já os Portugueses mencionaram os salgados, logo indicando a manteiga como a primeira opção (que para mim também seria logicamente a primeira opção caso a questão me tivesse sido colocada a mim) e acharam estranho isso de colocar mel na torrada.

 

Engraçada esta percepção dos hábitos de consumo diferentes.

37 comentários

Comentar post